Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Mar, 2019 - 11:00

LaPerm: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Mafalda Braga

O manto encaracolado é a marca registada do LaPerm, que existe nas variedades de pelo curto e semi-longo. Esta raça é relativamente rara até no seu país de origem.

gato laperm

Quem vir o LaPerm pela primeira vez, terá a sensação que este gato apanhou um choque elétrico ou que o seu dono decidiu fazer-lhe uma permanente. Embora não seja nem uma coisa nem outra, a segunda hipótese está mais ligada à sua história, já que o nome LaPerm remete para o famoso penteado muito usados nos anos 80.

Mas ninguém alterou o seu pelo (nem as suas sobrancelhas e bigodes); este é o resultado de uma mutação genética dominante, pelo que é possível recorrer ao cruzamento com outras raças para manter o pólo genético variado e saudável. É por essa razão que ele surge em todas as cores e padrões.

Características gerais do LAPERM

grupoGrupo: Gatos de pelo curto e semi-longo
origemPaís de Origem: Estados Unidos da América
portePorte: médio
pesoPeso ideal: de 3kg a 5kg
corCor: Todas as cores e padrões são permitidos
lifeEsperança Média de Vida: de 10 a 15 anos
preçoPreço médio: de 480€ a 750€

Características específicas do LAPERM

rating 3Energia
rating 4Inteligência
rating 3Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 2Queda de pelo
rating 1Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 3Socialização com crianças
rating 3Socialização com estranhos
rating 3Socialização com cães
rating 3Socialização com gatos

Fases da vida do LAPERM

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 24 meses24 – 10 anos10 – 15 anos

Físico do LAPERM

laperm gato sentado

É um gato de aspeto invulgar, cuja principal característica é a pelagem densa e encaracolada que lhe cobre todo o corpo, sobretudo na zona do pescoço, orelhas e cauda para a variedade de pelo semi-longo.

A cabeça do LaPerm é em forma de cunha com contornos suaves e o focinho é arredondado e saliente, podendo os bigodes e sobrancelhas serem encaracolados como o seu pelo. As patas são longas, sendo as traseiras ligeiramente mais longas que as dianteiras, e a cauda é comprida, afilada e emplumada.

Temperamento do LAPERM

Meigo e extrovertido, o La Perm é capaz de desenvolver uma forte ligação com os donos e gosta de se inteirar de todas as atividades da casa. Faz de tudo para ser notado e, caso não seja bem-sucedido, também não é de guardar rancor, procurando de imediato outra tarefa para se entreter.

A sua docilidade estende-se igualmente a crianças em idade escolar e outros animais, se socializados desde pequenos. A maioria está sempre pronta para a brincadeira, até mesmo com estranhos.

Problemas de Saúde do LAPERM

RinsProblemas renais
Estômago e IntestinosTricobezoares

Cuidados a ter com o LAPERM

PeloPara o LaPerm de pelo curto, basta escovar uma vez por semana; a variedade de pelo comprido já exige duas escovagens semanais. Se a escovagem tornar o pelo liso, basta molhar as mãos e passá-las entre os fios que a ondulação volta naturalmente
OuvidosFaça uma limpeza semanal com um produto próprio

Origem do LAPERM

Em 1982, uma gata chamada Speedy teve uma ninhada de seis gatinhos numa quinta do Oregon, Estados Unidos da América. A dona, Linda Koehl, reparou que uma das crias tinha nascido com orelhas maiores e sem pelo, que começou a surgir encaracolado passadas algumas semanas.

Apesar das diferenças, não foi dada atenção a esse gato, a quem deram o nome de Curly. Dez anos depois, Koehl decidiu então trabalhar no desenvolvimento da raça, descobrindo que o gene responsável por essa pelagem era dominante. Iniciou-se o cruzamento apenas entre gatos com essas mesmas características e os animais foram depois apresentados em exposições.

Com a ajuda de geneticistas e outros criadores, a raça foi-se aprimorando, tendo sido reconhecida, nas variedades de pelo curto e pelo semi-longo, pela TICA (Associação Internacional de Gatos) e CFA (Cat Fanciers’ Association) em 1995.

Curiosidades sobre o LAPERM

O LaPerm é uma raça “rex”, um termo usado para descrever animais que possuem uma mutação genética responsável pelo seu pelo macio e encaracolado. Estão reconhecidos vários gatos deste tipo, incluindo o Cornish Rex, o Devon Rex, o Selkirk Rex e, claro, o LaPerm. Embora a sua pelagem se assemelhe, estas raças apresentam fisionomias, cores e personalidades diferentes.

Conheça mais raças de gatos:

Artigos Relacionados