Exemplos de lanches que não deve levar para a praia: saiba porquê e algumas alternativas viáveis para que possa alimentar-se de forma saudável, com base na segurança alimentar, sem se privar demasiado do que gosta.
Na praia e com elevadas temperaturas, deve manter-se hidratado, alimentar-se de forma saudável e ter alguns cuidados com o tipo de alimentos que transporta: tenho o cuidado de levar sempre uma geleira ou arca refrigerada e coloque sempre à somba, evitando estar exposto ao calor.
Deve evitar alimentos como carnes, alimentos com ovos, natas e leite e deve ter cuidado com as frutas e legumes, devendo consumi-los o mais depressa possível.
Mantenha um bom nível de hidratação: transporte sempre água ou chá gelado e proteja as garrafas do calor, de preferência numa mala térmica ou refrigerada.
7 Exemplos de lanches que não deve levar para a praia
1. Bolos com creme
Por terem ovos e natas, são facilmente deteriorados pela ação do calor, a gordura é um fator condicionante. Opte por bolos secos, de preferência feitos em casa, adoçados com fruta, baixo teor de gordura e farinhas integrais.
2. Sandes com produtos de charcutaria e pastas
Se costuma levar este tipo de sandes, tenha em atenção que as mesmas devem ser refrigeradas até 1h30.
As pastas feitas a partir de maionese devem ser evitadas e fiambres, mortadela e chouriços ou outros produtos de charcutaria também, além de se estragarem facilmente pela ação do calor, têm elevado teor de sal.
3. Batatas fritas
O seu elevado teor de sal favorecem a sua desidratação pelo que deve evitar o seu consumo. Ainda que possa ser um snack prático, não é saudável.
Opte por palitos de cenoura ou palitos de batata no forno com especiarias e e ervas aromáticas. A fruta desidratada também pode ser uma boa opção.
4. Ovos
Se costuma levar ovos mexidos nas sandes, opte antes por cozer uma vez que o seu consumo se torna mais seguro. Evite bolos com creme de ovos também e molhos que contenham o ovo cru, nomeadamente com maionese. Quiches, empadas e folhados também devem ser evitados.
5. Frutos do mar, carne e peixes mal cozinhados
Evite levar frutos do mar e, se escolher carnes e peixes para as sandes, opte por cozidos ou enlatados em água.
6. Iogurte, leite e queijo fresco
São alimentos facilmente deterioráveis com o calor, pelo que deve evitar transportar para a praia. Opte por frutos secos ou fruta fresca lavada para os seus lanches.
7. Gelatinas
As gelatinas fazem parte dos lanches que não deve levar para a praia: além de derreterem com o calor, o mesmo pode deteriorar o seu conteúdo.