Disponibilizar de forma simples e descomplexa informações que ajudem no “combate à propagação do novo coronavírus” é o grande objetivo do jogo “EPIs contra o COVID-19”.
O projeto foi desenvolvido por três estudantes do Mestrado em Engenharia Farmacêutica da Universidade de Lisboa, Luciane Eichelt, Safa Al-karam e Sara Coutinho e, ainda que seja dirigido ao público em geral, são os mais novos os grandes destinatários deste jogo. Assim, de forma divertida e simples, crianças e jovens poderão compreender um pouco melhor tudo o que se passa, nomeadamente as medidas corretas a tomar em diferentes situações.
Visto que o uso de máscara é, agora, obrigatório em variados contextos, o jogo facilita a aprendizagem sobre a correta utilização do equipamento de proteção individual (EPI) em tempo de pandemia provocada pela COVID-19.
No total, são doze perguntas escolhidas criteriosamente e colocadas na plataforma Kahoot, para ajudar o público a ter acesso “a formação, se possível de forma interativa e didática, de modo a conseguir usar os EPIs, de forma correta protegendo-se a si e aos outros”.
Sabia que se devem lavar as mãos antes de colocar as luvas? Sabe qual a forma correta de utilizar máscara e qual o tipo de máscara mais eficaz contra vírus e bactérias? Sabia que depois de usar um antisséptico deve aguardar que as mãos sequem antes de colocar as luvas ou que a barba pode impedir uma proteção adequada? Tem dúvidas? Então, está na altura de testar os seus conhecimentos sobre o tema.
- Notícias Universidade de Lisboa, disponível em: https://www.ulisboa.pt/noticia/estudantes-da-universidade-de-lisboa-criam-jogo-epis-contra-o-covid-19