Cada vez mais existe a procura de alimentos de origem vegetal que substituam os de origem animal, e o iogurte vegetal não foge à regra.
Efetivamente, um dos principais e mais consumidos derivados do leite é o iogurte.
Este é muito conhecido por ter um efeito na regulação da flora intestinal e pelo seu elevado teor de cálcio, mas os seus benefícios vão além disso.
O modo de preparação do iogurte vegetal é semelhante ao de um normal, com a diferença que, no caso do vegetal, este é preparado com uma bebida vegetal em vez do leite.
Características nutricionais do iogurte vegetal
Sendo um derivado de uma bebida vegetal, o iogurte herda os seus benefícios nutricionais. O consumo regular de iogurte é muito interessante do ponto de vista nutricional, tendo em consideração que disponibiliza nutrientes extremamente importantes para o organismo e essenciais a uma alimentação saudável.
1. Se proveniente da bebida de soja (aprox. 60kcal em 100ml)
- Fonte de cálcio;
- Rico em proteína;
- Rico em vitaminas do complexo B;
- Não deve ser ingerida por bebés e crianças;
- Deve ser consumida em moderação por indivíduos com hipotiroidismo e mulheres.
2. Se proveniente da bebida de amêndoa (aprox. 50kcal em 100ml)
- Rico em cálcio;
- Fonte de zinco, magnésio e potássio;
- Rico em vitaminas do complexo B;
- Não deve ser ingerida por quem sofre alergia à amêndoa.
Em ambos os casos, o iogurte vegetal é isento de lactose e das proteínas do soro do leite, sendo então uma ótima opção para quem tem intolerância a estes componentes.
Benefícios do iogurte vegetal
1. Regulação da flora intestinal
A maioria dos iogurtes vegetais é produzida a partir da bebida de soja e contém as bactérias probióticas que são benéficas para fortalecer a flora intestinal.
Estas ajudam na flora intestinal e aumentam a resistência do seu organismo, pois evitam a propagação de microorganismos causadores de vários tipos de doenças.
2. Auxilia na formação óssea
O iogurte possui mais cálcio que o próprio leite, fortalecendo os ossos e dentes. Além disso o cálcio é responsável pela comunicação entre as células nervosas, participa do processo de coagulação sanguínea, ajuda na cicatrização de feridas e é essencial à contração muscular.
O cálcio ainda equilibra a pressão arterial e ajuda na dilatação dos vasos.
3. Ajuda a emagrecer
Por ser pobre em energia, o iogurte funciona como um bom alimento entre as refeições, substituindo as bolachas, as tostas e os pães.O iogurte vegetal, por ser bastante saciante, ajuda a controlar o apetite e impede que chegue às refeições principais com muita fome.
Onde comprar o iogurte vegetal
Para além dos iogurtes vegans que é possível encontrar nas lojas de produtos naturais/dietéticos, existem diversos iogurtes vegetais na maioria dos supermercados.Algumas marcas disponíveis em supermercados incluem: Sojade, Alpro, Soja Sun, Danone Savia e Soywell.
Como fazer o seu iogurte vegetal em casa?
O preço dos iogurtes vegetais pode não ser tão apetecível quanto o seu sabor ou benefícios.
Para o processo de fermentação de iogurte, é geralmente necessário utilizar um iogurte, neste caso um iogurte vegetal, para utilizar como cultura de bactérias.
Se gostar, também pode adicionar fruta ao seu iogurte. Estas devem ser cozidas em água a ferver durante 3 a 5 minutos, arrefecidas e adicionadas durante a incubação.
O amido de milho e o ágar-ágar é utilizado para obter uma textura menos aquosa. Se tiver dificuldade em arranjar estes ingredientes, também pode adicionar leite de soja em pó para o mesmo efeito.
Abaixo, tem uma receita de um iogurte de soja natural e não-açucarado.
Esta é a receita-base de um iogurte vegetal, sendo que pode ser adaptada a qualquer tipo de iogurte que desejar fazer:
1. Iogurte de soja
– Ingredientes –- 1L de bebida de soja (também pode ser utilizada outra bebida vegetal)
- 125g de iogurte de soja
- 1 colher de chá de flocos de ágar-ágar (opcional)
- 1 colher de sopa de amido de milho (opcional)
– Modo de preparação –
- Pré-aqueça o forno a 50ºC;
- Coloque a bebida de soja numa panela e adicione o ágar-ágar e o amido de milho;
- Mexa o preparado e deixe-o aquecer até aproximadamente aos 90ºC, ou antes da bebida começar a ferver;
- Deixe arrefecer até aos 40-50ºC;
- Adicione o iogurte de soja, envolva tudo, e coloque em frascos de vidro;
- Desligue o forno, coloque os frascos de vidro abertos no interior e deixe a fermentar pelo menos 8 horas. Importante: Não abra o forno durante este processo;
- Feche os frascos e coloque-os no frigorífico.