O iogurte é um alimento que se obtém através da fermentação do leite.
A fermentação ocorre através da ação das bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus sobre o leite, que convertem ao açúcar do leite (lactose) em ácido lático.
O iogurte desnatado (ou magro) é uma variante de iogurte, que deve o seu nome ao facto de ter na sua composição um teor de gordura inferior a 0,3%.
Composição nutricional
O iogurte desnatado, tal como o nome indica, é um tipo de iogurte que no seu processamento o leite foi desnatado. Por esse motivo, a sua composição nutricional fica ligeiramente diferente da que normalmente estamos habituados.
No que diz respeito aos valores médios de um iogurte desnatado/magro (125g), os mesmos apresentam na sua composição nutricional:
- Valor energético: 53 kcal
- Proteínas: 5,8 g
- Lípidos: 0,3 g
- Hidratos de carbono (maioritariamente açúcares): 5,2 g
No geral, estes iogurtes são uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico, cálcio, fosforo e vitaminas do complexo B, essencialmente B2, vitamina A e D.
O destaque deste alimento quando comparado com outros tipos prende-se com o facto de estes apresentarem um valor energético mais reduzido e o teor de lípidos é quasr nulo.
Alguns factos…
- O valor energético pode variar com a adição de outros ingredientes como cereais, compotas, mel, chocolate, etc;
- As proteínas deste iogurte, assim como as do leite, são de elevado valor biológico, ou seja, contêm todos os aminoácidos essenciais e nas proporções adequadas;
- A proteína do iogurte é mais facilmente digerida do que a do leite, devido à acção proteolítica das culturas lácteas e do tratamento térmico;
- Os iogurtes desnatados/magros têm uma menor quantidade de gordura;
- O iogurte apresenta uma quantidade de lactose menor que o leite, uma vez que esta é degradada durante o processo de fermentação ou pela enzima lactase, produzida por algumas bactérias intervenientes na produção do iogurte.
Os seus benefícios são idênticos aos benefícios do iogurte tradicional, contudo, dá-se relevância ao facto de apresentarem uma quantidade de gordura bastante mais reduzida, o que significa que pode ter consequências positivas na saúde cardiovascular, por exemplo.
Devemos consumir iogurte desnatado?
Sendo este um alimento de fácil digestão e que fornece inúmeros nutrimentos, a sua inclusão numa alimentação saudável, equilibrada e variada faz todo o sentido.
Esta alternativa além de ser mais saudável para a nossa saúde, pode ser melhorada com frutas e assim consegue-se numa só refeição todos os benefícios de dois alimentos fundamentais na nossa dieta diária.
Receita saudável
Esta receita é ótima para quem gosta de saborear o gosto natural da fruta, além de ser bastante saudável.
Para quem quer emagrecer, esta é uma sugestão a considerar e também é fácil de preparar.
– Ingredientes –
- 450 gramas de manga
- 250 gramas de iogurte natural desnatado
– Modo de preparação –
- Lave as mangas, descasque e corte aos cubos.
- Colocar no liquidificador a manga juntamente com o iogurte e bata.
- Quando estiver com uma textura cremosa e homogénea, distribua por taças e leve ao frigorifico cerca de 4 horas.
- Sirva bem fresca.
Bom apetite!