O iogurte de soja é um alimento feito a partir da fermentação do leite de soja, com recurso a bactérias como Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus.
Atualmente existe uma grande gama de produtos de origem vegetal disponível nos supermercados, e os iogurtes de soja não são exceção.
Cada vez mais pessoas procuram alimentos alternativos ao consumo de laticínios, seja por motivos de saúde ou por razoes de ética, e por isso torna-se fundamental dar a conhecer estes alimentos.
Se pretende conhecer mais sobre este tema, continue a ler o artigo.
Valor nutricional
O iogurte de soja, tal como os iogurtes tradicionais feitos com leite de vaca, podem ser naturais, açucarados ou com aromas.
Dependendo da sua composição o iogurte de soja possui diferente valor nutricional.
Analisando o valor nutricional de um iogurte de soja natural (125 g):
- Valor energético: 63 kcal
- Proteínas: 6,3g
- Hidratos de carbono: 2,6g
- Dos quais açucares: 2,6g
- Gordura: 2,9g
- Da qual saturada: 0,5g
- Fibras: 1,3g
É importante relembrar que estes valores se referem a um iogurte natural, sendo que os iogurtes aromatizados poderiam chegar facilmente às 90 kcal, com 12g de açúcar!
Mitos associados ao consumo de soja
1. “A soja é uma má fonte de proteína”
A soja contém todos os aminoácidos essenciais, sendo por isso uma excelente fonte de proteína. É igualmente importante na síntese proteica e na recuperação muscular.
2. “A soja causa cancro da mama”
Existe uma associação entre níveis elevados de estrogénios e maior risco de cancro da mama, mas nas doses normais, obtidas através dos alimentos, não está demonstrada uma relação entre esses consumos e a incidência de cancro.
A soja não contém estrogénio, mas sim fitoestrogénios que possuem estrutura química semelhante mas atuam de forma diferente no organismo.
3. “Os homens não devem comer soja”
Existe a ideia de que os homens que consomem soja ficam com os níveis de testosterona diminuídos e podem desenvolver características femininas no corpo, no entanto, não existem estudos que comprovem.
Pelo contrário, os homens devem consumir soja uma vez que o mesmo pode diminuir o risco de desenvolver cancro na próstata.
Benefícios do consumo de iogurtes de soja
- Tal como os iogurtes produzidos a partir do leite de vaca, os iogurtes de soja são um alimento que ajuda a regular o trânsito intestinal, mantendo um sistema digestivo saudável;
- Ajudam na prevenção de doenças dos ossos, tal como osteoporose, pois contêm um teor de cálcio razoável;
- Podem ser uma ajuda na prevenção de certos tipos de cancro, nomeadamente cancro da mama e da próstata;
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e o colesterol LDL (conhecido por mau colesterol);
- Por ser um alimento sem lactose, pode ser ingerido por indivíduos com intolerância a este açúcar.
Iogurte de soja: uma opção saudável?
Optar por iogurte de soja ao invés de iogurtes tradicionais produzidos a partir do leite de vaca pode ser uma boa opção, principalmente do ponto de vista dos benefícios que pode trazer.
No entanto, e tal como acontece com os iogurtes feitos com leite de vaca, os iogurtes de soja podem apresentar por vezes valores energéticos bastante elevados assim como grandes quantidades de açúcar, o que significa que podem contribuir para o aumento de peso se o seu consumo não for moderado.
O ideal é escolher as versões naturais ou sem adição de açúcares para evitar ter uma desilusão quando subir à balança.