O iogurte de kefir, assim conhecido pelas suas semelhanças com o iogurte normal, é resultado da fermentação do kefir (também conhecido por flor de iogurte) quando adicionado ao leite .
O que é o kefir?
O kefir é uma colónia de bactérias, conhecido pelos diversos benefícios ao nível do organismo humano, utilizado para a produção de uma bebida, vulgarmente com o mesmo nome, que resulta da fermentação ocorrida quando esta colónia de bactérias é adicionada ao leite.
Conforme o grau de fermentação, o produto final pode ter uma textura semelhante ao iogurte, sendo por isso chamado iogurte de kefir. Tem um sabor ligeiramente azedo e um aspecto cremoso.
O kefir é um probiótico que, como tal, favorece a saúde intestinal. Já existe à venda a colónia de bactérias sendo que, neste caso, poderá adicionar o leite de forma a a criar uma bebida ou algo com consistência de iogurte ou pode ainda adquirir a sua versão “iogurte”.
Quais os benefícios do Iogurte de kefir?
Muitos são os estudos que comprovam os diversos benefícios do kefir no organismo humano:
- Promove a saúde intestinal e o equilíbrio da flora presente.
- Previne irregularidades intestinais, nomeadamente episódios de diarreia.
- Alivia os sintomas de síndrome do intestino irritável.
- Previne infeções gastrointestinais e do tracto urinário.
- É rico em vitaminas e minerais.
Qual a diferença entre um Iogurte de kefir e um Iogurte normal?
Têm muito em comum, ambos têm um gosto ácido, são originalmente produzidos a partir de produtos lácteos e têm proteína, cálcio e vitaminas. O kefir tem maior teor de proteína e gordura, comparando com um iogurte dito tradicional e, geralmente, a sua consistência é mais líquida. A versão iogurte é possível, no entanto, o processo fermentativo demora mais tempo e pode ser necessária a adição de outros compostos para criar consistência.
Outra diferença também prende-se com o facto de o iogurte de kefir conter maior diversidade em termos de bactérias, tendo maior teor de probióticos e mais benefícios ao nível intestinal.
A temperatura em que ocorre a fermentação também os difere: o kefir fermenta à temperatura ambiente enquanto que o iogurte necessita de temperaturas elevadas.
Iogurte de kefir: onde comprar?
Além das lojas de produtos naturais, também já pode encontrar este tipo de iogurte nas principais superfícies comerciais (como os hipermercados Jumbo ou Continente ou Lidl, por exemplo).
Eis o que tem ao seu dispor:
- Auchan Bio (kefir de cabra) – O Jumbo tem ao seu dispor iogurtes de kefir de marca própria. Tem a opção kefir de cabra ou kefir de cabra magro;
- So Natural – estão à venda em vários espaços, inclusivamente nos hipermercados Jumbo ou Continente. Pode escolher entre a versão natural, natural açucarado ou morango;
- Pastoret (kefir de vaca) – Este iogurte de kefir é vendido em duas embalagens de 500 gramas;
- Milbona (Lidl) – é outra das opções à venda nas grandes superfícies comerciais. Existe em vários sabores à escolha (mirtilo, ananás, cereja, laranja são alguns dos sabores disponíveis).
Iogurte de kefir caseiro
Se prefere (ou quer experimentar) fazer os seus próprios iogurtes, aqui fica a receita para um iogurte de kefir.
– Ingredientes –
- 1 l de leite magro
- 4 c. de sopa de grãos de kefir de leite
– Modo de preparação –
- Coloque os grãos de kefir num frasco de vidro e junte o leite.
- Tape (apenas com a tampa pousada em cima do frasco) e reserve o frasco isolado da luz solar direta. Deixe fermentar durante 24 a 30 horas.
- Ao fim desse tempo, mexa com uma colher de plástico e depois coe os grãos de kefir.
- Pode aromatizar com morango ou outro sabor a gosto.
- Em alternativa pode usar a iogurteira para preparar o seu iogurte, basta seguir as instruções do equipamento.
Uma receita com iogurte de kefir
E claro não podia faltar uma sugestão de receita para usar o seu iogurte de kefir.
Smoothie de frutas com iogurte de kefir
A receita é do blog Pequena Vegetariana.
– Ingredientes –
- 250ml de iogurte de kefir natural (1 copo leite + ¼ c. de sopa de grãos de kefir)
- ½ chávenas de frutas congeladas (a gosto)
- 1 a 2 c. de sopa de mel ou néctar de agave
- 2 c. de sopa de linhaça
- 2 tâmaras picadas
- 1 c. de sopa de sementes de cânhamo (opcional)
– Modo de preparação –
- Comece por preparar o iogurte de kefir. Para esta quantidade, junte 1 copo de leite com ¼ de colher de sopa de grãos de kefir e deixe repousar durante 24 horas. Ao fim desse tempo coe os grãos, e guarde no frigorífico.
- Depois o smoothie. Misture todos os ingredientes no liquidificador e triture até obter a textura pretendida. Preferencialmente use frutas congeladas, para obter uma consistência mais cremosa.
Simples e delicioso. De que está à espera para experimentar?!