Share the post "Insuficiência cardíaca em cães: como identificar e tratar esta patologia"
A insuficiência cardíaca em cães caracteriza-se por uma disfunção do sistema cardiovascular, que é responsável por manter a pressão arterial e o débito cardíaco. Assim, uma disfunção neste sistema pode comprometer as funções vitais do organismo.
É importante salientar que a insuficiência cardíaca em cães não é um problema concreto, mas sim uma denominação médica utilizada para descrever vários transtornos do coração, sendo que a existência de uma insuficiência pressupõe sempre um problema cardíaco subjacente, pelo que deve ser sempre procurada a causa do problema.
Causas de insuficiência cardíaca em cães
Podem ser várias as causas de insuficiência cardíaca em cães, entre elas:
Insuficiência miocárdica
Esta é a causa mais frequente de insuficiência cardíaca em cães e reflecte uma incompetência do músculo cardíaco se contrair. Pode ter várias origens entre as quais, infecções, tóxicos, genética ou trauma.
Sobrecarga de pressão
O coração é constituído por várias câmaras e devem ter uma determinada pressão no seu interior para que este órgão funcione corretamente. No entanto, devido a várias anomalias pode surgir um aumento de pressão no interior destas câmaras (sobrecarga).
De forma geral este aumento de pressão ocorre de forma compensatória quando o músculo do coração tem que exercer maior pressão para conseguir o mesmo fluxo sanguíneo, sobretudo quando é necessário compensar algum mecanismo deficiente como a estenose aórtica (estreitamento do vaso).
Sobrecarga de volume
A sobrecarga de volume ocorre em qualquer doença que faça com que o volume de sangue no interior das câmaras aumente, como, por exemplo, no caso de insuficiência valvular (mau funcionamento de alguma válvula cardíaca) que é muito comum ocorrer em cães mais idosos, devido ao desgaste.
Obstrução do fluxo cardíaco
A existência de algumas estruturas perto do coração podem levar a uma obstrução do fluxo cardíaco, caso esta estrutura provoque algum tipo de compressão cardíaca.
Pode ocorrer devido à existência de líquido à volta do coração, massas, presença de parasitas (dirofilariose), por exemplo.
Sinais de insuficiência cardíaca em cães
Numa fase inicial da doença, os sinais podem ser muito subtis e passar despercebidos aos tutores. No entanto, estar atento à presença destes sinais pode fazer toda a diferença relativamente ao início precoce de tratamento e melhor prognóstico.
- Cansaço frequente e mais do que o normal
- Tosse, principalmente durante o exercício e à noite
- Síncope (desmaio)
- Dispneia (dificuldade em respirar)
- Intolerância à atividade física
- Mucosas arroxeadas
- Ascite (acumulação de liquido na cavidade abdominal) também conhecida como “barriga de água”
- Edema nos membros
- Alterações na frequência cardíaca
Estes são os sinais mais frequentes de insuficiência cardíaca em cães. Se notar algum destes sinais no seu cão deve contactar o seu médico veterinário logo que possível e marcar uma consulta para avaliação do cão.
Diagnóstico de insuficiência cardíaca em cães
Após a demonstração de sintomas de insuficiência cardíaca em cães deve consultar o seu médico veterinário e, em caso de suspeita, este, para além de um exame físico em que ausculta o animal e uma anamnese minuciosa, fará uma série de exames para confirmar se o animal tem de facto algum problema cardíaco.
O médico veterinário pode requerer análises ao sangue, ecografia, ecocardiografia, electrocardiograma (ECG), radiografia. Consoante a suspeita do médico veterinário, serão pedidos os exames complementares mais adequados para um diagnóstico preciso.
Tratamento de insuficiência cardíaca em cães
Consoante a causa de insuficiência cardíaca em cães, o tratamento pode ser diferente. Todavia, em grande parte dos casos, este é um problema que acompanhará o animal para o resto da sua vida e, portanto, pode necessitar de medicação e acompanhamento permanente.
Em alguns casos é possível reverter o problema, como de algumas malformações que podem ser corrigidas cirurgicamente.
Em casos agudos o animal pode necessitar de hospitalização para que seja controlada a crise.
A alimentação de um animal com este tipo de problema deve também ser adequada e com baixo teor em sódio. Existem já algumas gamas comercializadas de ração e alimentos húmidos formulados para animais com problemas cardíacos. Porém, nunca muda a dieta do seu melhor amigo sem consultar o seu médico veterinário, especialmente se houver alguma patologia.
Quando o animal estiver estabilizado, o médico veterinário irá prescrever vários medicamentos que auxiliam na função cardíaca, e que o seu melhor amigo terá que tomar diariamente. A toma da medicação conforme a prescrição é muito importante para garantir o sucesso do tratamento e proporcionar uma melhor qualidade de vida ao seu cão.
- MSD Veterinary Manual – Heart Failure in Dogs. Disponível em: https://www.msdvetmanual.com/dog-owners/heart-and-blood-vessel-disorders-of-dogs/heart-failure-in-dogs?query=cardiac