A poluição das nossas cidades nem sempre é visível mas, mesmo que não a veja, a verdade é que as partículas e moléculas que nos rodeiam, sob a forma de químicos, fumos, poeiras e outros têm um impacto negativo na nossa saúde global e afetam, também, a saúde da pele. Então, como podemos fazer para combater o impacto da poluição na pele? Que cuidados devemos adotar?
Muitas vezes, no contacto com este tipo de toxina, a camada cutânea acaba por apresentar sinais de desidratação, irritação, vermelhidão ou mesmo uma maior propensão para as rugas e a flacidez.
Garantir o melhor cuidado da pele, para garantir a regeneração celular e consequente aspeto sadio é fundamental, principalmente quando se vive em ambientes mais povoados ou poluídos.
Venha conhecer 5 formas de agir ativamente no sentido de proteger a sua pele da poluição, protegendo-a dos agentes nocivos criados pelo ambiente poluído que nos rodeia.
Como combater o impacto da poluição na pele?
1. Use os melhores produtos de limpeza de rosto
Não é por acaso que as melhores marcas de cosmética investem tão profundamente em investigação para procurarem soluções para as agressões externas que afetam a nossa pele.
Um bom cuidado de pele começará sempre pela sua limpeza, já que uma limpeza correta do rosto promoverá a remoção de uma grande parte da sujidade e das partículas nocivas que, ainda que invisíveis, se depositam sobre a pele e a prejudicam.
Desmaquilhar-se com tónicos adequados de limpeza profunda é um ato diário importante, ao qual deve acrescentar uma esfoliação semanal, para garantir a estimulação celular e promover a reparação da pele que esteve exposta aos químicos e toxinas citadinos.
2. Proteja o rosto com produtos adequados
A utilização de cremes de hidratação e de proteção também é muito importante para garantir que a sua pele está devidamente protegida das agressões causadas pela poluição.
Algumas soluções disponíveis no mercado ajudam na preservação da pele, estimulando as suas defesas naturais e ajudando a energizar a pele, ao mesmo tempo que hidratam e refirmam a pele, evitando os sinais de envelhecimento precoce causados pelas toxinas do meio envolvente.
Ao proteger a pele das agressões externas, este tipo de solução ajuda na nutrição da pele e melhora o seu aspeto, a sua saúde e a sua suavidade.
3. Aposte fortemente na hidratação
Além da hidratação cutânea, uma hidratação extra é também fundamental para garantir a saúde da pele face à agressão da poluição.
Recomenda-se que beba diariamente cerca de 2 litros de água.
4. Aposte numa alimentação rica em antioxidantes
Os alimentos com propriedades antioxidantes são os melhores amigos da sua pele e, por isso, deve integrá-los na sua rotina alimentar.
Aposte em alimentos como frutos secos, frutos vermelhos, citrinos, morangos, cacau e tomate.
5. Combata os efeitos solares
A exposição ao sol em meios poluídos é ainda mais perigosa para a pele e, por isso, uma boa forma de proteger a camada cutânea é pela aplicação de filtros solares.
Prefira os produtos com proteção solar igual ou superior a 30 (SPF30) e também os que apresentam FPS, já que estes ajudam a evitar as queimaduras solares provocadas pelos raios ultravioleta.
Proteger a pele da poluição e garantir a sua beleza e a sua saúde é, como vê, algo que pode ser conquistado com atos simples e pequenas alterações nos seus hábitos quotidianos.