O ibuprofeno é um dos fármacos com ação anti-inflamatória e analgésica mais administrada em todo o mundo. Muitas vezes, somos capazes de tomar um ibuprofeno para aliviar uma simples dor de cabeça. No entanto, este fármaco não é assim tão inofensivo.
Um estudo publicado recentemente na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) veio revelar que o ibuprofeno pode causar infertilidade masculina, devido a um forte impacto negativo que tem nos testículos. Para além disso, pode levar a outros problemas como disfunção eréctil, depressão e doenças cardiovasculares.
Já era sabido que este impacto na fertilidade podia acontecer nos bebés, durante a gestação, se as mães tomassem ibuprofeno frequentemente. Agora, comprovou-se que afeta a fertilidade masculina quando administrado regularmente.
O ibuprofeno pode causar infertilidade: o estudo
No estudo realizado participaram 31 homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. Os investigadores aperceberam-se que a administração frequente de ibuprofeno, classificado como fármaco anti-inflamatório não esteróide, provocava alterações no sistema endócrino levando a alterações hormonais. Por sua vez, os indivíduos com desregulamento hormonal, desenvolviam hipogonadismo.
Os 31 voluntários da investigação, foram divididos em 2 grupos: o primeiro com 14 e o segundo com 17 voluntários. Ao primeiro grupo foi administrada uma dose diária de ibuprofeno de 600 mg duas vezes por dia. Ao segundo grupo, foi administrado um placebo. A dose diária recomendada varia entre as 1200 e 1800 mg, administrados com um intervalo de 8 horas.
Ponto de partida do estudo
O ponto de partida foram os efeitos anteriormente descritos na gravidez. A partir daqui, os investigadores questionaram-se sobre qual seria o impacto que a administração frequente de ibuprofeno teria nos indivíduos adultos. Deste modo, os estudos foram concentrados no ibuprofeno, uma vez que, entre o paracetamol e a aspirina, este é o que pode provocar efeitos mais graves.
Além de ser dos medicamentos mais fortes, o ibuprofeno é um dos mais administrados para aliviar dores, febre, artrite, entre outros, sendo também muito utilizado por atletas. Por esta razão, este estudo torna-se não só interessante mas também relevante para a saúde reprodutora masculina.
O ibuprofeno pode causar infertilidade durante a gravidez
Alguns estudos realizados anteriormente revelaram que a toma de alguns fármacos durante a gravidez, como o paracetamol, a aspirina ou o ibuprofeno poderia ter efeitos negativos nos testículos dos bebés, afetando a sua fertilidade.
Em Portugal, o ibuprofeno é um medicamento de venda livre podendo ser encontrado sob a forma genérica, ou ainda sob a forma de marcas conhecidas como o Brufen ou o Nurofen. No folheto informativo é referido que não é recomendada a administração de ibuprofeno durante a gravidez, a não ser que seja realmente necessário. A toma deste medicamente durante a gestação pode provocar aborto espontâneo e malformações cardíacas.
As mulheres grávidas devem administrar este medicamento sempre sob recomendação do seu médico.
O ibuprofeno pode causar infertilidade masculina
Nos voluntários a quem foi administrado o ibuprofeno foi possível verificar que houve um decréscimo na produção natural de testosterona, um forte sinal de testículos disfuncionais. A testosterona é a hormona responsável pela fertilidade masculina e pela líbido do homem.
Perante estes resultados os investigadores concluiram que o ibuprofeno pode causar infetilidade masculina. Apesar de acreditarem que o impacto na fertilidade podem ser revertidos nos indivíduos que tomaram o medicamento durante curtos períodos de tempo, os investigadores não sabem se esses efeitos poderão ser revertidos nos indivíduos que tomam o ibuprofeno durante um longo período de tempo.
Os investigadores ressaltam ainda para a importância de tomar medicamentos apenas sob recomendação do médico, uma vez que, um medicamento que pode parecer inofensivo, pode provocar graves danos a longo prazo.