Ter uma vida sexualmente ativa implica também saber como praticar uma boa higiene íntima, principalmente depois do ato sexual.
Além da compenetração e do prazer no relacionamento, cuidar da saúde íntima ajuda a evitar problemas e infeções e a reduzir o aparecimento de odores que possam ser incómodos para a outra pessoa.
7 dicas para um boa higiene íntima
Uma boa higiene íntima pressupõe cuidados diários, mas também cuidados específicos após o coito.
Tudo para que o sexo seja cheio de prazer e sem preocupações, tal como deve ser. Siga as nossas dicas!
1. Cuidados diários
É necessário destacar que a higiene íntima tanto do homem como da mulher deve ser diária, dedicando atenção a este aspecto para evitar infeções e problemas desagradáveis, como odores desagradáveis.
2. Limpeza antes do sexo
Antes do sexo é importante que os genitais, assim como as mãos, a boca, a área do períneo e outras partes do corpo que possam soltar cheiro, como as axilas, estejam limpos de forma adequada.
Lembre-se que a intimidade depende, em grande parte, de sensações. Um estímulo negativo como mau cheiro poderia acabar com o encanto imediatamente.
3. Importância de produtos neutros
Para as mulheres com propensão a sofrer cistite é muito importante manter a higiene após o sexo.
O melhor é lavar a vagina com um sabonete especial para a região íntima com PH neutro. Aqui ficam alguns produtos interessantes:
Não faz mal se depois do sexo não decidir logo tomar um banho.
Contudo, e principalmente no caso de mulheres e homens com pele muito sensível, o melhor mesmo depois do ato sexual é tomar um banho e lavar bem os genitais.
Se tomarem banho juntos aproveitem a experiência para continuar com a intimidade no banho.
5. Toalhitas para qualquer imprevisto
Nos casos de sexo rápido fora de casa, poderá usar toalhitas húmidas de higiene íntima, perfeitas para casos como estes.
Rapidamente consegue refrescar a zona íntima, ajudando a manter a higiene.
6. A escolha das roupas íntimas
Um fator que influencia muito na higiene antes e depois do sexo é sempre vestir roupas íntimas frescas e limpas, caso contrário pode criar um terreno fértil para as bactérias e deixar as partes íntimas vulneráveis à infecção.
Além disso, o suor pode obstruir os poros da pele, causando foliculite, que são folículos pilosos inflamados e infectados.
7. Respeite o chamamento do seu corpo
Sempre que desejar urinar, mesmo antes do sexo, não ignore e vá imediatamente a uma casa de banho.
Mas será isto uma dica de higiene? Sim, já que a urina ajuda a limpar as bactérias no trato urinário, evitando, assim o crescimento das bactérias.
Lembre-se que ao cuidar de si, está também a cuidar do seu parceiro e da sua relação!