Share the post "Pomadas para hemorroidas: saiba quando optar por este tratamento"
As pomadas para hemorroidas são medicamentos de uso tópico, que ajudam a aliviar o incómodo causado pelas hemorroidas.
As hemorroidas são veias dilatadas na região anal, que manifestam sintomas, também chamadas de doença hemorroidária. As hemorróidas sintomáticas são frequentes na população adulta. Estima-se que afetam aproximadamente 50% da população nalguma altura da vida (1).
Pomadas para hemorroidas: o tratamento tópico
A prevenção das hemorroidas é feita tratando a obstipação. O tratamento é feito aumentando a oferta de fibra na dieta e ingerindo a quantidade de líquido adequada.
Um princípio básico é tratar apenas as hemorroidas sintomáticas, nomeadamente:
- Hemorroidas externas: não requerem tratamento, a não ser na trombose aguda. Se o doente é observado numa fase subaguda, habitualmente após 48 horas, com a dor em fase de alívio, a trombose em resolução, sendo o edema sobrejacente preponderante, o tratamento conservador é recomendado e suficiente
- Hemorroidas internas: são geralmente tratadas de maneira conservadora com medidas anti-obstipantes, como a dieta rica em fibra, suplementos de fibra e líquidos. Os sintomas menores, como o prurido e desconforto anal podem ser controlados com tópicos como os protectores da pele (creme gordo) após a defecação, tal como anestésicos contendo benzocaina, dibucaina ou pamoxina. Pomadas com hidrocortisona são seguras e podem aliviar o prurido.
Para as hemorroidas que provocam apenas um pequeno desconforto, o tratamento pode ser o conservador. Como referido, a dor e o prurido podem ser aliviados com anestésicos tópicos.
Os cremes com corticóides melhoram a inflamação perianal, mas não há dados a demonstrar que reduzam o edema, a hemorragia ou a protusão hemorroidária. O uso crónico de corticóides tópicos é nocivo e deve ser evitado.
Os nitratos tópicos (nitroglicerina ou trinitrato de gliceril a 0,2%) aliviam a dor das hemorróidas externas trombosadas, ao reduzirem o tónus do esfíncter anal. (1)
Quais as pomadas disponíveis no mercado?
Para o tratamento conservador, há no mercado diversas pomadas de uso tópico aprovadas pelo Infarmed, que aliviam os sintomas (2):
1. Procto-Glyvenol
Contém dois compostos, o tribenosido e a lidocaína. Podemos afirmar que é um medicamento com dupla acção terapêutica, uma vez que o tribenosido, pela sua acção anti-inflamatória, actua na inflamação e a lidocaína actua no alívio dos sintomas.
A associação destes dois compostos, tribenosido e lidocaína, numa formulação única (creme rectal), confere-lhe ações complementares: melhora a microcirculação e o tónus vascular, promove a cicatrização da membrana basal e induz o alívio rápido dos sintomas de dor e desconforto local.
Segundo o fabricante, poderá ser utilizado a partir do 4º mês de gravidez e durante a lactação, desde que a dosagem recomendada não seja excedida. Está indicado para hemorróidas internas e externas.
2. Doxiproct
Reduz a inflamação, garantindo o rápido alívio dos sintomas de inflamação anal, tais como dor, comichão, sensação de queimadura ou pressão. Quanto à sua composição, contém dobesilato de cálcio (40 mg/ g) e lidocaína (20 mg/ g). Não é recomendado durante a gravidez, nem a mulheres em período de amamentação.
3. NeoFitoroiD Biopomada
Esta pomada é indicada para o alivio da dor, ardor e comichão associadas a hemorroidas (internas e externas).
4. Rectostop Oryginal
Contém ingredientes com ação antisséptica e regenerativa. Pode ser aplicada para alívio do desconforto associado à comichão e irritação.
5. Faktu
Contém as substâncias ativas policresuleno e cinchocaína e apresenta-se na forma farmacêutica de pomada retal. Faktu está indicado para o tratamento de hemorroidas não complicadas, fissuras ou rasgos anais após diagnóstico médico prévio.
As grávidas podem utilizar pomadas para hemorroidas?
Se está grávida, não deve recorrer a nenhuma medicação sem o conhecimento prévio do seu médico responsável. Algumas pomadas para hemorroidas dizem-se próprias para o uso das grávidas, mesmo nestes casos, o ideal é consultar o médico.
Quando deve consultar um médico?
Ao identificar um dos sintomas das hemorroidas, pode e deve consultar um médico.
Todos os pacientes com idade acima de 40 anos, apresentando-se com sangramento retal, devem ser submetidos a uma sigmoidoscopia flexível ou colonoscopia, para afastar a possibilidade da presença de tumores colorretais benignos ou malignos, de doença inflamatória intestinal e de doença diverticular (2).
Não use um creme ou outro produto de venda livre durante mais do que 5 dias, excepto quando prescrito pelo seu médico. Estes produtos podem provocar efeitos colaterais, quando usados regularmente.
Fontes
1. FERNANDES, V. (2009). “Doença hemorroidária. Revista Portuguesa de Coloproctologia”. Disponível em: https://www.spcoloprocto.org/uploads/rpcol_maio_agosto_2009__pags_36_a_43.pdf
2. INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde. Disponível em: http://app7.infarmed.pt/infomed