A halitose em gatos é o termo técnico para se referir ao mau hálito. Este mau odor da boca pode ser causado pelas bactérias presentes no interior da boca ou ser um sinal de uma doença sistémica mais grave.
Halitose em gatos: causas possíveis
É importante estar atento ao cheiro da boca do seu gato, pois pode ser um bom indicador da sua saúde geral e não apenas da sua higiene oral.
1. Problemas orais
Geralmente, este é o problema que se associa mais frequentemente a halitose em gatos. Tártaro, gengivite, e outros problemas na boca podem ser responsáveis por causar um mau odor oral ao seu felino.
2. Infeções na boca ou no seu redor
Feridas que infecionaram ou infeções nos lábios, língua, mucosa ou dentes podem causar mau odor.
3. Doenças renais
Insuficiência renal ou infeções nos rins podem também causar mau hálito. Geralmente este tipo de problemas está associada a outros sintomas como vómitos, polidipsia (aumento de ingestão de água), poliúria (aumento da frequência urinária), desidratação.
4. Diabetes mellitus
Gatos com diabetes podem desenvolver um cheiro anormal, adocicado na boca. Com este problema endócrino surgem também sintomas como poliúria, polidipsia, emagrecimento, pêlo baço, polifagia (aumento de apetite).
5. Problemas respiratórios
Infeções nas cavidades nasais e orofaringe caraterizam-se, muitas vezes, por mau odor na boca do gato doente. Pode apresentar outros sintomas como espirros, perda de apetite e ruídos respiratórios.
6. Doenças gastrointestinais
Infeções, inflamações e tumores no esófago, estômago e intestino podem ser a causa de halitose em gatos. Podem aparecermnestas situações, sintomas como vómitos, diarreia, perda de apetite, entre outros.
7. Doenças imunossupressoras
Doenças imunossupressoras como o FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) ou o FeLV (Vírus da Leucemia Felina) podem causar infeções recorrentes na boca do gato, provocando mau hálito.
8. Alimentação inadequada
A alimentação do gato diz muito acerca do seu hálito. Por exemplo, alimentos húmidos podem piorar o hálito em relação a alimentos secos.
O gato pode também estar a alimentar-se de lixo ou fezes e por isso ter um hálito estranho.
Halitose em gatos: sinais a que deve estar atento
A halitose em gatos pode ter variadas e diferentes causas. Caso detete um hálito anormal no seu felino, deve de imediato marcar uma consulta com o médico veterinário para que possa ser diagnosticado e tratado.
No entanto, há algumas coisas que deverá estar atento, para que possa ajudar o seu médico veterinário a direcionar a causa do problema, como por exemplo:
- Falta de apetite;
- Emagrecimento;
- Apatia;
- Dificuldade em mastigar;
- Polidipsia (aumento da ingestão de água);
- Poliúria (aumento da frequência urinária);
- Pêlo baço e sem brilho;
- Vómitos;
- Diarreia.
Estes são alguns dos sintomas a que deve estar atento. Se o seu gato tem mau hálito, a ocorrência de um ou mais sintomas referidos pode ajudar a perceber a causa dessa situação.
Halitose em gatos: diagnóstico
O mau hálito em si pode ser detetado por qualquer leigo. No entanto, se o seu gato tem halitose, deve ser avaliado por um médico veterinário. Este irá fazer vários exames para perceber qual a origem do mesmo.
Os exames que o seu médico veterinário pode requisitar são exames ao sangue, urina, radiografias, ecografia entre outros que ache adequados.
Halitose em gatos: tratamento possível
O tratamento para a halitose vai variar consoante a causa. Uma vez tratada a causa primária, o hálito do gato voltará ao seu odor normal.
Caso seja um problema oral, o gato pode precisar de uma destartarização ou medicamentos como antibióticos e antiflamatórios se se tratar de uma infeção.
Se o problema for a alimentação, o seu médico veterinário irá sugerir uma mudança para uma dieta mais adequada.
Em casos mais severos de doenças sistémicas como diabetes, doenças renais, gastrointestinais ou infeções respiratórias, o tratamento a ser feito será sempre realizado de acordo com o problema primário.
Halitose em gatos: prevenção
Esta situação poderá ser prevenida se o problema estiver na boca do animal, por exemplo, escovando os dentes do gato. Uma boa alimentação também pode prevenir o aparecimento de mau hálito.
Relativamente a outras causas subjacentes, é difícil prevenir o problema. O melhor será estar atento e consultar o seu médico veterinário com regularidade, no mínimo uma vez por ano. Desta forma o gato irá ser sujeito a um check up da sua saúde geral e o médico veterinário irá também avaliar a boca.
Assim, se houver algum problema irá ser percebido numa fase precoce sendo mais fácil o tratamento.
Conclusão…
A halitose em gatos é um sinal importante a ter em conta, pois pode ser um sinal de que o seu animal tem um alguma doença grave.
Quanto mais cedo se aperceber de mau hálito no seu gato, maior a probabilidade de conseguir iniciar um tratamento mais precoce e portanto ter melhores resultados.
É, assim, extremamente importante estar atento à boca do seu gato e caso note alguma alteração deve consultar o seu médico veterinário.