Correr é, sem dúvida, um dos melhores, mais práticos e mais eficazes exercícios aeróbicos. Uma das suas grandes mais valias é o facto de poder ser praticado em qualquer lugar, sem ter de recorrer a ginásios ou a grandes investimentos em material. No entanto, tal não significa que não tenha de se ter alguma atenção ao que usamos quando vamos praticar corrida.
Assim, tendo por base um artigo internacional elaborado com a ajuda de um treinador, um antigo editor da “Runner’s World” e vários runners com grande experiência, de seguida apresentamos-lhe um guia imprescindível para quem deseja estar a par do melhor equipamento para correr. Esperamos que goste e que lhe seja muito útil.
PARA OS PÉS
Calçado desportivo
Os pés aparecem em todas as formas e feitos, tal como as formas de andar e caminhar de cada pessoa. Assim, é quase impossível aconselhar um único par de sapatilhas.
No entanto, o que podemos fazer é dar-lhe algumas indicações sobre a melhor forma de escolher o par indicado para si. Cá estão elas:
Questões a colocar no momento da compra
- Qual é a distância que pretende percorrer?
- Há alguma competição em que deseje participar?
- Qual é o tipo de solo em que vai correr? Trilhos? Estradas?
- Tem alguma condição específica nos pés que seja necessário ter em conta?
Atitude perante a enorme oferta disponível:
- Faça uma pesquisa para ter uma ideia do que pretende;
- Apesar disso, mantenha uma mente aberta: a marca ou modelo que deseja podem não ser os melhores para suas necessidades – ex.: habitualmente, a Nike tem um forma estreita, que pode não ser a mais adequada para pessoas com o pé largo;
- Também não se foque demasiado no preço: independentemente das marcas, nem sempre as grandes pechinchas são a melhor compra;
- A nossa sugestão é que experimente as sapatilhas e confie na forma como estas o fazem sentir; além disso, procure também a opinião de especialistas, como os vendedores que o atendem nas lojas, indicando-lhes exatamente o que pretende, do que não gosta, etc.
Dicas extra a ter em conta:
- Tendo presente que os pés incham com o exercícios, experimente sempre as sapatilhas no final do dia, quando os pés estão naturalmente mais inchados;
- Dada a variedade de meias disponíveis, cada uma com as suas próprias características, experimente as sapatilhas com aquelas que habitualmente usa;
- Quando experimentar as sapatilhas na loja, insista para que o deixem andar, e até correr um pouco, com elas nos pés. Só assim vai conseguir saber se são ou não confortáveis.
Recomendações:
Artigos:
Meias
Juntamente com as sapatilhas, umas boas meias são absolutamente imprescindíveis para quem deseja correr de forma confortável e sem stress.
Benefícios:
- São famosas pela sua durabilidade;
- Sem costuras, asseguram conforto absoluto desde o primeiro momento;
- São feitas de uma mistura entre lã merino e nylon, o tecido ideal para praticar running, uma vez que: mantém os pés frios no verão e quentes no inverno; assegura ainda que os pés ficam secos, prevenindo bolhas; mantém a forma e resiste melhor ao odor;
- A companhia responsável pelas meias oferece uma garantia vitalícia incondicional.
Recomendações:
Artigos:
- Meias Outpace pretas
- Meias Cep sem perna em preto
- Meias Outpace compressão laranja
- Meias Asics compressão azuis
PARA O CORPO
Soutien de desporto
Apesar de os pés e pernas serem as grandes estrelas do running, isso não significa que não se precise de ter uma atenção especial a outras áreas do corpo. No caso das mulheres, uma dessas zonas é o peito, pelo que é essencial encontrar um soutien adequado à sua largura de costas e tamanho de copa.
Recomendações:
Artigos:
Luvas para corrida
Quando as temperaturas baixam, nada melhor do que proteger as mãos com umas luvas forradas, mantendo-as quentes e secas. O que interessa é que tenham qualidade suficiente para que, quando o seu coração começar a bombear a sério, não sofra depois com o excesso de calor. As nossas escolhas passam por luvas em lã merino, uma vez que este material resiste muito bem ao suor e aos odores.
Recomendações:
Artigos:
Gorros e Fitas
O equipamento certo vai mantê-lo quente, confortável e, sobretudo, motivado para continuar a correr durante o inverno. Um gorro ou tapa orelhas vão manter a sua cabeço e/ou orelhas bem protegidas do frio; as fitas são um alternativa para pessoas que não sofrem com as baixas temperaturas ou que têm o cabelo comprido.
Recomendações:
Artigos:
PARA SUA SEGURANÇA
Peças refletoras
Quando de dispuser a correr durante o período noturno, importa que esteja sempre em segurança. Nesse sentido, a ideia é destacar o máximo possível o seu corpo, fazendo-o literalmente “brilhar” no escuro, de forma a que os condutores o identifiquem de imediato. A solução: use o máximo de peças refletoras possível.
Recomendações:
Artigos:
PARA QUEM ADORA GADGETS
Numa época em que a tecnologia é rainha e senhora, a área do fitness constitui exceção. De facto, é extensa a oferta de gadgets e acessórios desenvolvidos especificamente no sentido de maximizar os resultados do seu treino físico. Se quiser ficar a conhecer alguns dos mais úteis e interessantes, confira os nossos artigos sobre este tema:
Recomendações:
Artigos:
Conheça mais:
PARA UMA BOA RECUPERAÇÃO
Rolo de automassagem
Esta peça é de extrema utilidade para todos os runners que pretendam descontrair os músculos e relaxar após uma bela corrida – mas, atenção: também podem ser usados para alongar, antes da mesma. Se for principiante na arte da automassagem, aposte em versões “suaves” em detrimento das mais rígidas.
Recomendações:
- Triger point | 24,99€ – concebido para aumentar a flexibilidade e diminuir a tensão e a dor dos pequenos músculos do pé e do antebraço.
E assim chegou ao final o nosso guia imprescindível para quem gosta de correr. Se gostou, mas ainda queria saber mais, não se preocupe: estamos a planear mais artigos sobre este tema. Entretanto, aproveite as dicas que aqui lhe deixamos e ponha pés ao caminho. Da nossa parte, desejamos-lhe boas corridas!