Estamos oficialmente na época dos casamentos.
De Maio até Setembro, não deve haver um único fim de semana sem este tipo de cerimónias e com isso ficamos mergulhadas num grande stress.
Porque não sabemos o que vestir, o que calçar, que penteado escolher, entre muitos outros aspetos.
A escolha do coordenado a usar num casamento está dependente de uma variedade de aspetos, nomeadamente o tipo de celebração (civil, religiosa…); a hora e o local; se há dress code estabelecido, e como não podia deixar de ser qual o nosso tipo de corpo e a roupa que mais nos favorece e (não esquecer!) quanto dinheiro temos para gastar.
Como estou aqui para ajudar, deixo-vos aqui uma espécie de guia de etiqueta para convidados. Inspirem-se ainda em alguns looks selecionados e que são perfeitos para usar em contexto de casamento!
Guia de etiqueta para convidados
Cores
São 100€ em cartão-oferta para usar numa loja Zara perto de si! Clique aqui para obter o seu!
As convidadas não devem usar tons como branco ou bege, na medida em que essas cores devem ser exclusivamente usadas pela estrela da festa, a noiva.
Ainda que seja muitíssimo comum vermos convidadas de preto, trata-se igualmente de uma cor que não deve ser de todo usada num casamento, por estar associada ao luto.
As apreciadores de tons escuros podem optar por um azul-marinho ou um verde escuro. Para quem não consegue fugir do preto, deve optar por usá-lo num estampado composto também por outras cores.
Hora da cerimónia
Quanto mais tardio for o horário da cerimónia, mais longo pode ser o vestido. Quer isto dizer que se o casamento for às 18h00 pode optar-se por uma versão comprida. Quem pretender usar um vestido comprido em casamentos que acontecem de manhã ou logo ao início da tarde, deve ter a preocupação de não escolher um modelo demasiado formal e cerimonioso. A hora da cerimónia também interfere na cor da roupa.
Quanto mais cedo for o casamento, mais claros e menos sombrios devem ser os tons escolhidos. Pelo contrário, uma cerimónia tardia permite um certo arrojo ao nível dos brilhos e lantejoulas, joias mais sofisticadas ou uma maquilhagem mais carregada.
Acessórios
Quanto aos sapatos, nunca devemos estreá-los no próprio dia, sob pena de sofrermos horrores, pois vamos estar muitas horas de pé e a dançar. Ainda neste campo, não é obrigatório combinar a sua cor com a cor da bolsa escolhida. Tons diferentes conferem atualidade ao look e o que importa é o que os tons dos acessórios estejam em harmonia com a cor da roupa selecionada.
O mesmo acontece com a gravata do par, não sendo de todo fundamental que combine com o tom da roupa que escolhemos. No que toca à bolsa, o ideal será uma clutch na qual se consiga transportar apenas aquilo que é essencial. No caso dos brincos e dos colares, procurem o equilíbrio.
Caso optem por um colar vistoso, combinem com uns brincos mais discretos e vice-versa. As luvas só se deverão ser usadas caso o dress code do evento seja white tie e deverão ser retiradas para comer e beber. Os óculos de sol podem ser usados, mas devem ser retirados em espaços fechados e durante as fotografias.
Chapéus
Não sendo algo típico nos casamentos em Portugal, é efetivamente um acessório que começa a ver-se cada vez mais. Mais aconselhados para madrinhas e mães dos noivos, devem ser usados apenas em cerimónias que acontecem de manhã (16h00 é o limite), pois a sua finalidade é a de proteger a cabeça do sol.
Logo, não faz sentido usar um chapéu ao final do dia ou noite. Este acessório deve ser combinado com vestidos mais curtos ou pelo joelho.
Descrição e bom senso
Sendo o protagonismo reservado aos noivos, pretende-se que apesar de tudo os convidados sejam discretos. Assim sendo, deve optar-se por modelos elegantes e sofisticados, mas sem grandes extravagâncias. Se o vestido for mais desnudado – com um decote mais fundo, costas ou ombros destapados – deve recorrer-se a uma écharpe ou a um casaco de cerimónia para tapar a pele à vista.
Escolher a roupa em função do tipo de corpo
Sabendo qual o nosso tipo de corpo e tendo noção das formas que gostamos menos e por isso queremos disfarçar e das curvas que mais apreciamos e por isso pretendemos destacar, mais facilmente perceberemos que modelos nos favorecem mais.
Enquanto mulheres, temos a sorte de termos à nossa disposição muitas possibilidades de escolha, desde um vestido curto ou mais comprido, um tailleur, um macacão e até mesmo um fato de calças, tecidos lisos ou com padrões geométricos, estampados florais…
A escolha é imensa! A roupa também deve ser usada em função do estilo do casamento, ou seja, se é de estilo boho, se é na praia, se é mais formal ou sofisticado.
Um outro detalhe importante. É muito comum optar-se por repetir o mesmo outfit de um casamento anterior. E nada contra isso, aliás revela uma atitude bem sensata. Apenas um conselho: verifiquem se os convidados não são os mesmos.
Penteado e maquilhagem
Neste âmbito, proponho o recurso a profissionais para garantir um resultado sem falhas.