A cebola é um dos alimentos mais versáteis na cozinha. Pode ser utilizada em cru, grelhada, salteada, frita ou caramelizada, conferindo mais sabor às suas preparações ou saladas cruas. Mas sabe como guardar a cebola quando sobra?
A nível de conservação saiba que é um alimento que, quando inteiro, não deve ser armazenado no frigorífico, devendo ser mantido à temperatura ambiente. Por outro lado, quando cortado já deve ser guardado no frigorífico ou no congelador (1).
Se também quer garantir uma boa conservação e minimizar o desperdício das cebolas, saiba como usar e guardar a cebola da forma mais correta.
Como usar e guardar a cebola inteira?
Antes de avançarmos para a melhor forma de armazenar a cebola, importa referir que tão importante como o armazenamento é o momento da compra.
Com efeito, quando estiver a comprar cebolas, escolha aquelas que apresentam uma casca seca e dura, sem sinais de humidade nem deterioração, e com um cheiro não muito intenso.
Como referido anteriormente, a cebola tradicional quando inteira e ainda com casca, não deve ser armazenada no frigorífico, mas sim num local fresco (entre 4 e 10°C), seco, bem ventilado e escuro (sem exposição à luz solar), como é o caso de uma cave ou garagem ou armário.
Tal facto deve-se à facilidade que este alimento tem de absorver humidade. Perante temperaturas e humidade muito altas, a cebola começa a apodrecer e ganhar microrganismos. Ao guardar a cebola no frigorífico irá expor este alimento a um ambiente de elevada humidade, que irá diminuir o seu tempo útil de vida.
Além destes cuidados, evite guardar as cebolas em sacos de plástico, pois podem ganhar fungos devido à falta de ventilação (2).
Como usar e guardar a cebola cortada?
Quando falamos de guardar cebola cortada, o método de armazenamento mais correto já é diferente, visto que, neste caso, deverá ficar no frigorífico até posteriores utilizações, tanto em cru como confecionada.
Cebola inteira descascada
Após ser descascada, a cebola inteira deve ser armazenada no frigorífico para futuras utilizações, de modo a prevenir a contaminação bacteriana.
Neste caso, deve guardar a cebola numa caixa hermética fechada e numa temperatura inferior a 4°C. Desta forma, a sua cebola pode durar até 14 dias sem se deteriorar (1, 2).
Cebola picada ou cortada
A cebola cortada com casca ou picada também deve ser guardada no frigorífico por um período não superior a 10 dias.
Basta, para isso, envolver a cebola com película protetora ou mantê-la num recipiente hermeticamente fechado.
Para uma utilização da cebola a longo prazo, deve guardá-la no congelador, já em porções individuais, por um período até 6 meses, nas mesmas condições que as mencionadas para o armazenamento no frigorífico (1, 2).
Cebola cozinhada
A cebola cozinhada, à semelhança das alternativas anteriores, também deve ser guardada no frigorífico, mas por um período de apenas 5 dias.
Neste caso, também deve colocá-las num recipiente hermético ou num saco fechado pouco tempo após a confeção, de modo a evitar a contaminação bacteriana que pode ocorrer se a cebola for deixada à temperatura ambiente durante longos períodos.
Como alternativa, as cebolas cozinhadas podem ser armazenadas no congelador por um período de 3 meses (1, 2).
Benefícios da cebola para a saúde
Um dos principais benefícios da cebola para a saúde é o seu elevado teor em antioxidantes e compostos fenólicos, com efeitos relevantes para a prevenção de doenças crónicas como cancro, doenças neuro-degenerativas e envelhecimento precoce.
Além disso, a cebola apresenta também propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas (3).
Neste contexto, dentro dos principais benefícios deste alimento para a saúde, encontram-se:
- Prevenção de doenças crónicas, em particular do cancro e doenças cardiovasculares
- Redução da pressão arterial
- Regulação da glicemia
- Prevenção de coágulos sanguíneos
- Rica em fibra, importante para a regulação do trânsito intestinal
- Rica em vitaminas do complexo B, cruciais para o metabolismo celular e energético
- Melhoria da função imunitária e prevenção de infeções bacterianas. (3, 4)
- National Onion Association. Disponível em: https://www.onions-usa.org/all-about-onions/onion-color-flavor-usage-guide/
- Ryan Raman, 2018. “The Best Way to Store Onions”. Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/how-to-store-onions
- Adda Bjarnadottir, 2019. “Onions 101: Nutrition Facts and Health Effects”. Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/foods/onions#plant-compounds
- MartaCorzo-Martínez et al, 2007. “Biological properties of onions and garlic”. Disponivel em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0924224407002282