Diz-se que uma gravidez tem 9 meses mas, na verdade, são 40 semanas ou 280 dias, sendo que o parto pode ocorrer duas semanas antes ou duas semanas depois.
Como se já não bastasse esta confusão entre meses, semanas e dias ainda existem duas contagens diferentes, a dos obstetras e a dos embriologistas que, antes de avançarmos para este guia da gravidez semana a semana, importa esclarecer.
O Guia da gravidez semana a semana
Gravidez semana a semana: o período embrionário
Os embriologistas estudam o embrião, pelo que definem o período embrionário como o intervalo de tempo a partir da 4ª semana até à 8ª semana, após a conceção.
Para os obstetras, por uma questão prática, o primeiro dia da gravidez é contado a partir da última menstruação.
Assim, quando é feita a primeira ecografia, cerca das 7 semanas, o bebé, na verdade, existe apenas há 5 semanas, porém, para efeitos de contagem para o termo, são estes números que importam.
Para acompanhar a gravidez passo a passo e, assim, viver estes tempos sem ansiedade e sobressaltos, fique a saber de seguida o que vai acontecer no seu corpo e com o seu bebé, mês a mês.
Gravidez semana a semana: o Primeiro Trimestre
Nestes primeiros meses, parece que nada acontece mas a gravidez evoluiu passo a passo e é quando se dão as maiores transformações.
Semana a semana, até perfazer as 12 semanas, o seu bebé estará completamente formado. Depois, é tempo de amadurecer os órgãos, crescer e engordar. Pode não notar alterações no seu corpo mas, neste período, é quando deve ter mais cuidados.
Nas primeiras semanas de gravidez, a mulher ainda não deu conta de nada, mas o seu corpo já está em mudança. Antes do atraso na menstruação, o útero amolece, aumenta a cavidade e, à medida que cresce, reduz a espessura das paredes.
Semana 1
Na primeira semana, dá-se a ovulação. Depois do espermatozóide se encontrar com o óvulo e de acontecer a fecundação, começa a multiplicação das células.
Ao fim de 30 horas, aquele que era um só ovo e uma célula, transforma-se em duas células; 40 horas depois terá 4 células; ao terceiro dia serão 16 células; no quarto serão 32 células e é quando termina a viagem pela trompas e chega ao útero.
A multiplicação de células mantém-se e entre o 5º e o 6º dia o embrião implanta-se no útero. As células continuam a organizar-se para formar o sistema nervoso central, o sistema musculoesquelético, a pele e os orgãos.
Semana 4
Às quatro semanas de gravidez já tem um sistema sanguíneo independente da mãe. Vê-se apenas uma espécie de vesícula e o embrião é um disco achatado com 2 mm. Os neurónios começam a formar-se, assim como todos os orgãos e os olhos, as orelhas e a boca começam a desenhar-se.
A mãe vai começar a sentir o peito com hipersensibilidade e uma espécie de formigueiro. Se a isto somar o atraso da menstruação e as constantes corridas para o quarto de banho, é boa ideia fazer um teste para confirmar aquilo que já suspeita.
Este é um mês crítico no desenvolvimento do bebé. Os olhos, o nariz, a boca e as orelhas começam a definir-se. O estômago produz sucos gástricos, o fígado células sanguíneas e os rins ácido úrico.
Semana 5
O embrião mede já 2 ou 3 mm, o tamanho de um pequeno caroço de laranja.
Uma das camadas de células especializadas vai formando o tubo neural, que mais tarde se transformará na coluna vertebral e no cérebro.
Semana 6
Pela sexta semana, já mede 4 a 5 mm e é a altura de consultar o seu médico. Poderá ter a sorte de conseguir ouvir o coração. O tubo neural está encerrado.
Entretanto começam a formar-se os membros superiores e inferiores que são agora uns botões. Depois, as mãos e os pés começam a achatar-se e distinguem-se do resto.
Começam a formar-se as orelhas e começa a mexer-se, mas a mãe ainda não consegue perceber. Às 8 semanas pesa 2 g e mede 20 mm.
Nesta fase a mãe poderá estar constantemente com sono, sintoma que poderá durar até ao final do primeiro trimestre.
Semana 7
Nesta semana, uma das principais mudanças é o início da construção do cérebro. Este dividir-se-á em três partes: o cérebro anterior, o cérebro médio e o cérebro posterior.
O cérebro anterior é o responsável pelo raciocínio, pela solução de problemas e pela formação e retenção de recordações. O cérebro médio retransmite os sinais elétricos para o seu destino final no cérebro. E o cérebro posterior ocupa-se da respiração, do ritmo cardíaco e do movimento muscular.
Os braços e as pernas já existem, embora neste momento pareçam uns remos.
Semana 8
O bebé começa a movimentar-se. O embrião mede cerca de 16 mm, o tamanho de um feijão, e pesa cerca de 1 grama.
Apesar de minúsculo, o coração do seu bebé bate ao ritmo de 150 pulsações por minuto.
O crescimento uterino pode provocar algum desconforto à mãe ou mesmo dor na parte inferior do abdómen.
Semana 9
Na nona semana, os dedos do seu bebé já estão formados mas ainda ligados, a cabeça é proeminente. À décima semana os ouvidos, o nariz e os olhos estão em desenvolvimento, a boca é visível, os dedos separam-se e termina a formação dos orgãos.
Poderá estar numa fase de enjoos e de mau-estar, principalmente de manhã, no entanto, estes sintomas costumam desaparecer com o final do primeiro trimestre. Fale com o seu médico, poderá ser necessário a toma de medicação para alívio dos sintomas.
Semana 10
Os dedos separam-se e termina a formação dos órgãos. A sua genitália está em processo de finalização e será possível, em breve, distinguir através do exame de ecografia.
Semana 11
Às onze semanas, o seu bebé mede 47 mm, a cabeça mede um terço do comprimento total, os olhos começam a aproximar-se da zona ventral e o diafragma está quase formado.
Um novo desconforto pode surgir nesta nova etapa: a acumulação de saliva na boca. Mas o sintoma será passageiro e desaparecerá.
Semana 12
Nesta semana, os olhos já estão na parte central, as orelhas perto do local definitivo e os membros atingem o tamanho relativo em proporção ao corpo.
Com sorte, já é possível determinar o sexo. Os orgãos e os músculos começam a trabalhar. O coração já tem a estrutura definitiva e o sistema respiratório está formado.
O seu bebé mexe e fecha a boca e mexe os membros, franze as sobrancelhas e já consegue engolir. A partir das 12 semanas é quando o útero começa a empurrar a parede abdominal. Nessa altura pode notar, na balança, entre 550 g a 700 g a mais.
Semana 13
Na 13ª semana, o seu bebé é agora um feto com 73 mm, surgem os 20 alvéolos dentários e começa a produzir urina.
Gravidez semana a semana: exames do primeiro trimestre
Veja, abaixo, quais os exames a realizar no primeiro trimestre.
- Análises gerais: hemograma, glicemia em jejum, função renal.
- Caracterização do grupo de sangue e factor RH.
- Análises imunológicas: rubéola, toxoplasmose, CMV, hepaptite B, hepatite C, sífilis, HIV.
- Avaliação de fatores infecciosos: urocultura com TSA.
- Ecografia entre as 11 e as 13 semanas (é possível que faça uma antes, na sua primeira consulta).
Procedimentos importantes
- Fazer, com rigor, uma alimentação equilibrada;
- Tomar, com rigor, a suplementação indicada;
- Exercício físico diário (caminhada);
- Cuidar da pele (hidratar);
- Cuidados com roupa e calçado (roupas confortáveis e sapatos rasos);
- Evitar esforços;
- Dormir bem (7 a 8 horas);
- Ter atenção a qualquer sinal de alarme (dor e sangramento).
Gravidez semana a semana: O Segundo Trimestre
Esta é a melhor fase da gravidez. Em princípio, o sono já passou, as náuseas e os vómitos também, ainda não está muito volumosa e está a viver o verdadeiro estado de graça. E o melhor de tudo: vai começar a sentir o seu bebé e sente-se mais tranquila.
Semana 13
O seu bebé é agora um feto com 73 mm, surgem os 20 alvéolos dentários e começa a produzir urina.
Os sintomas indesejados como os enjoos e mau-estar matinal começam a desaparecer. Em alguns casos pode persistir até o final da gestação, mas são poucas as mulheres que passam por isso.
Semana 14
Às 14 semanas, o seu bebé mede 11,5 cm e pesa 19 g. Tão pequenino! A pele é rosada e delicada, a cabeça continua um pouco grande, consegue engolir, a medula já forma células sanguíneas e a coluna vertebral já está ossificada. O coração está formado e no sítio definitivo.
Semana 15
Os dedos já estão formados e separados. O bebé já chupa os seus dedinhos.
A espessura da pele aumenta, mas ainda é transparente. O pescoço alonga-se e a cabeça já não se encontra numa posição tão dobrada em direção ao peito
São muitas as mulheres que começam a sentir o bebé nesta semana, uma espécie de girino, tão suaves ainda são os seus movimentos.
Semana 16
Entretanto, começa a surgir uma penugem e as unhas. O bebé já está muito ativo, consegue ouvir, os genitais estão bem formados, o intestino já forma matéria fecal e o músculo cardíaco está bem desenvolvido. Começa a levar as mãos à boca e a chuchar no dedo.
Semana 17
O seu bebé é do tamanho de um abacate, é iniciada a produção da vérnix caseosa, que é um protetor da pele espalhado por todo corpo do bebé, cuja função é produzir calor e garantir o desempenho do metabolismo.
A partir desta semana o bebé começa a engordar porque, agora, a formação passa a ser mais lenta e o ganho de peso fica mais intenso.
O feto sabe abrir corretamente a boca e aprendeu a engolir. Periodicamente, engole líquido amniótico, no qual se encontra mergulhado, e elimina-o através do chichi.
O coração do seu bebé bombeia o equivalente a 22 litros de sangue por dia.
Semana 18
Formam-se os alvéolos pulmonares, o córtex e os orgão sexuais amadurecem. As sobrancelhas e as pestanas já se notam, a pele está menos transparente, as pernas estão mais longas e a distância do umbigo à púbis aumentou.
A mãe começa a perceber os movimentos e o bebé já dorme, acorda e cospe! Quando chega às 20 semanas, o bebé mede 22 cm e já pesa 300 g.
Semana 19
O cérebro está em fase de aperfeiçoamento e todos os sentidos estão a desenvolver-se.
Os ossos dos ouvidos estão em fase final de desenvolvimento, por isso, ele já consegue escutar ruídos e sons externos.
Semana 20
O seu bebé tem o tamanho aproximado de um pimento. A partir deste momento, o seu bebé ouve, vê, tem emoções, e participa ativamente na sua vida partilhando as mudanças de humor e as sensações da mãe.
A mãe começa a sentir alguns desconfortos devido ao peso da barriga, assim como a frequência de ir urinar tem tendência a aumentar, devido ao peso extra em cima da bexiga.
Até o final da gestação o umbigo poderá ficar totalmente para fora, mas isso se normalizará após o nascimento do bebé.
Semana 21
O seu filho já mede um palmo e pesa cerca de 300gr.
A memória começa a surgir, por isso o bebé pode identificar a voz da mãe e do pai, diferenciar músicas, entre outros sons.
O principal desenvolvimento desta semana é o dos ossos. O aparelho digestivo já está preparado para que o bebé possa engolir o líquido amniótico e absorver a água aí presente, enquanto que o intestino delgado já pode metabolizar o açúcar.
O bebé já tem seu próprio ciclo de sono, que pode ou não estar relacionado com o da mãe.
Semana 22
A pele é mais vermelha e enrugada, mas começa a ficar gordinho. Surgem as impressões digitais, nasce o cabelo, começam os movimentos respiratórios e o reflexo de sução.
Podem começar os soluços, a mãe poderá sentir uns espasmos rítmicos no útero. O bebé já abre os olhos, mas passa cerca de 20 horas a dormir. O bebé é sensível a sabores, por isso, cautela com comidas muito picantes ou com sabores muito intensos.
Semana 23
A pele do bebé ainda está muito vermelha, por causa da grande quantidade de vasos que percorrem a sua fina pele.
Apesar de contra-indicado, caso tenha algum problema durante a gestação, com 23 semanas o bebé já é capaz de sobreviver com a ajuda de máquinas e apoio médico, caso venha ao mundo.
Semana 24
Os olhos do bebé estão em constante formação, a íris está formada. Todos os músculos estão formados, bem como os ossos mais duros.
As papilas gustativas estão em formação e com isso o bebé já desenvolve uma vontade e desejo de coisas doces.
Com a diminuição do espaço entre o bebé e as paredes do útero, os movimentos que faz podem ficar visíveis a olho nu.
Semana 25
No final do segundo trimestre já mede 32 cm e pesa o dobro do mês anterior, 600 g. Se nascer tem hipóteses de sobreviver.
Todos os neurónios de que o bebé necessitará ao longo da sua vida aparecerão durante este mês, embora as ligações entre os nervos demorem anos a completar-se.
Começam a desenvolver-se por debaixo da pele vasos sanguíneos minúsculos, chamados capilares, que lhe darão uma cor rosada.
Gravidez semana a semana: exames do segundo trimestre
- Análises gerais;
- Análises imunológicas: toxoplasmose, sífilis;
- Avaliação de fatores infecciosos: urocultura com TSA;
- Rastreio de diabetes;
- Avaliação da presença de anticorpos anti-D;
- Ecografia morfológica às 22 semanas.
Procedimentos importantes
- Fazer, com rigor, uma alimentação equilibrada.
- Tomar, com rigor, a suplementação indicada.
- Exercício físico diário (caminhada).
- Cuidar da pele (hidratar).
- Não deitar de barriga para cima.
- Atenção aos movimentos do bebé.
- Cumprir calendário de exames: análises, ecografia e amniocentese (se indicada).
- Evitar esforços excessivos.
- Atenção às perdas de sangue ou líquido amniótico.
- Tratar do quarto do bebé.
Gravidez semana a semana: O Terceiro Trimestre
Chegou às 28 semanas e está na fase final da gravidez, se conseguir passar estes últimos tempos por casa, melhor.
Nesta fase, a sua barriga vai dar um pulo de gigante, as emoções estão ao rubro e começam as dificuldades respiratórias, o cansaço e as dores nas pernas e costas – relacionadas com o peso e a pressão do bebé no diafragma. Mas, alegria, o seu bebé está a chegar!
Semana 26
Chegou às 26 semanas, nesta fase, a sua barriga vai dar um pulo de gigante, as emoções estão ao rubro e começam as dificuldades respiratórias, o cansaço, as dores nas pernas e costas, relacionadas com o peso e a pressão do bebé no diafragma.
A pele está menos enrugada, os olhos estão agora sensíveis à luz, desaparece a membrana pupilar e o bebé abre e fecha os olhos completamente, como um bebé de termo.
Os cinco sentidos estão alerta e já reconhece a voz dos pais. O bebé pode dar a volta, colocando-se com a cabeça para baixo até ao momento do parto, responde a estímulos e, como tem menos espaço, os movimentos são mais notados.
Semana 27
O seu bebé pesa à volta de 1Kg e mede cerca de 35cm. O espaço uterino está cada vez mais apertado e o bebé pode estar acomodado em diversas posições como de lado, sentado ou já virado de ponta cabeça.
Apesar de os pulmões estarem completamente desenvolvidos, o útero não os utiliza e o bebé recebe oxigénio da placenta através do cordão umbilical e do que bebe na bolsa amniótica.
Semana 28
Às 28 semanas, o seu bebé pesa 1100 g e já mede 36 cm. É uma boa altura para a mãe se inscrever num curso de preparação para o parto e preparar a mala para a maternidade (não deixe para a última).
A partir de agora, pode começar a sentir as contrações de Braxton-Hicks (falsas contrações). De qualquer modo, perante alguma dúvida, por pequena que seja, consulte o seu ginecologista/obstetra ou dirija-se às urgências para que lhe efetuem uma ecografia de controlo para que possa ficar tranquila.
Semana 29
O cérebro, completamente formado e a funcionar, ajuda na regulação da temperatura e no controle da respiração (e também reage à dor).
É uma fase bem ativa para o bebé que se move, se vira e brinca o tempo todo dentro da barriga. Faz movimentos tão bruscos que é possível sentir pés, mãos, braços e cotovelos a movimentarem-se.
Semana 30
Está a engordar bem e a superfície da sua pele é mais lisa e pálida devido à gordura que está a acumular. Esta gordura será um fator importante da sua capacidade para conservar o calor.
Semana 31
O comprimento do seu bebé é de cerca de 40cm e pesa, mais ou menos, 1,5Kg.
Nesta etapa ele já responde a estímulos externos como a voz dos pais e caricias na barriga.
Semana 32
O bebé tem todos os orgãos, exceto os pulmões que continuam a amadurecer, a funcionar em pleno. Às 32 semanas, com 41 cm, pesa 1800 g e o peso vai continuar a aumentar a uma velocidade de 200 g por semana.
Já distingue o doce do ácido e, alguns especialistas garantem que o bebé já sonha. Tem o seu próprio ritmo, independentemente das rotinas da mãe.
Semana 33
A penugem fina, que antes cobria o seu corpo, o lanugo, desapareceu completamente deixando à mostra uma pele cor-de-rosa protegida pela camada de gordura que a torna impermeável.
Por causa do tremendo crescimento do cérebro, a circunferência da cabeça aumentou em cerca de 1,2 cm apenas nesta semana.
O feto movimenta-se menos nesta fase, pois o espaço à sua volta é mais pequeno e o líquido amniótico começa a diminuir.
Semana 34
O soluço do bebé é uma situação normal e chega a ficar mais recorrente com o passar do tempo. Os soluços podem ser incómodos, mas necessários, pois a sua presença indica a formação completa do sistema nervoso e do diafragma.
Semana 35
Os olhos ainda não possuem a cor definida, já que a pigmentação da íris só se completará após o nascimento.
O sistema nervoso do bebé está totalmente formado. Geralmente, por volta do final deste mês da gravidez, o feto coloca-se de cabeça para baixo, que é a melhor posição para nascer e a mais frequente. No entanto, pode ser necessário recorrer a uma cesariana.
Semana 36
O seu bebé já mede uns 46 cm de comprimento e o seu peso pode chegar aos 2,8 kg.
O bebé já está completamente formado. Estes últimos dias servem para amadurecer os órgãos e adquirir mais peso e tamanho.
Os pulmões já funcionam normalmente e os seus rins conseguem produzir em média 600 ml de urina, que é libertada diretamente no líquido amniótico.
Neste período, é importante contar os movimentos fetais. Deve sentir o seu bebé mexer pelo menos 10 vezes durante 12 horas. Caso não sinta os movimentos fetais, consulte o médico.
Semana 37
Se o seu bebé nascer hoje, ele já é considerado um bebé de termo, capaz de sobreviver sozinho.
O bebé age cada vez mais como um recém-nascido: dorme, acorda, mexe as mãos e abre e fecha os olhos.
Semana 38
Às 36 semanas, o seu bebé pesa 2200 g e mede 46 cm. A partir das 38 semanas, está pronto para nascer e é considerado um bebé de termo.
É importante estar atenta aos sinais do parto, quando sentir contrações de 5 em 5 minutos, com a duração de 1 minuto, está na hora de pegar na mala da maternidade, chamar o seu acompanhante e dirigir-se para o hospital.
Se, entretanto, a bolsa de águas rebentar, não pode esperar mais do que 12 horas para ir para hospital, independentemente das contrações.
Semana 39
Nesta fase, o bebé apenas ganha peso e pode pesar cerca de 3,3 kg e medir cerca de 50 cm.
O bebé pode ficar dentro do útero da mãe até às 41 semanas de gestação. O seu sistema imunológico e muito sensível ainda e necessita dos anticorpos da mãe.
Os pulmões continuam a fabricar surfactante para impedir os sacos de ar (alvéolos) de se colarem uns aos outros quando o bebé respirar pela primeira vez.
Semana 40
Caso não tenha recomendações contrárias, pratique relações sexuais, uma vez que ajudam na libertação de hormonas que provocam o relaxamento e podem até acelerar ou induzir o trabalho de parto.
A visão e os outros sentidos do seu bebé estão formados, no entanto, ao nascer, a criança poderá ter dificuldades em focar a visão em distâncias superiores a 40 cm. A distância ideal é de 30cm, que é a distância do rosto da mãe até os seios.
Semana 41
Se as contrações não iniciarem espontaneamente até este período, o médico provavelmente terá que fazer a indução do parto com ocitocina sintética, no hospital.
Gravidez semana a semana: exames do terceiro trimestre
- Análises gerais.
- Análises imunológicas: toxoplasmose, sífilis, serologias para a hepatite B, hepatite C, HIV 1 e 2.
- Avaliação de fatores infecciosos: urocultura com TSA, exsudado vaginal e rectal.
- Provas de coagulação.
- Ecografia entre as 28 e as 32 semanas.
Procedimentos importantes
- Fazer, com rigor, uma alimentação equilibrada.
- Tomar, com rigor, a suplementação indicada.
- Exercício físico diário (caminhada).
- Cuidar da pele (hidratar).
- Não deitar de barriga para cima, dê sempre prioridade dormir virada para o lado esquerdo.
- Atenção aos movimentos do bebé.
- Vigilância do bem-estar fetal (CTG).
- Cumprir calendário de exames: análises e ecografia.
- Evitar esforços excessivos.
- Atenção às perdas de sangue ou líquido amniótico.
- Atenção às contrações dolorosas e regulares.
- Atenção à diminuição dos movimentos do bebé, até no máximo às 37 semanas.
- Tratar da mala para maternidade da mãe, pai e bebé.
- Não esquecer de levar: boletim da grávida, kit para recolha das células estaminais e a cadeirinha para o carro.
A gravidez é, na maioria dos casos, um dos momentos mais bonitos, excitantes e tranquilos da vida da mulher. Acompanhar a barriga a crescer, passo a passo, é, sem dúvida, mágico. Cuide-se e sinta a felicidade de ser mãe. A partir de agora, os seus dias vão ter outro brilho.
A não esquecer
A informação disponibilizada no Vida Ativa não substitui o diagnóstico, tratamento ou acompanhamento por um profissional de saúde ou do exercício físico. Os conteúdos do Vida Ativa são de carácter meramente informativo e estão em constante atualização. Caso queira reportar algum erro ou melhoria, por favor contacte-nos através do e-mail: sugestõ[email protected]