A gastrite aguda surge repentinamente e pode ser causada por lesões, bactérias, vírus, stress ou ingestão de substâncias irritantes, como álcool, AINEs (anti-inflamatórios não esteroides), esteroides ou alimentos condimentados. Muitas vezes é apenas temporário. A gastrite aguda surge de um modo súbito e intenso.
A gastrite é uma condição separada da gastroenterite. A gastrite afeta diretamente o estômago e pode incluir náuseas ou vómitos, enquanto a gastroenterite afeta o estômago e os intestinos.
O QUE CAUSA GASTRITE AGUDA?
A gastrite aguda ocorre quando o revestimento do estômago está danificado ou fraco. Tal facto permite que os ácidos digestivos irritem o estômago. Há muitos fatores que podem danificar o revestimento do estômago. As causas da gastrite aguda incluem:
- Medicamentos como anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) e corticosteroides;
- Infeções bacterianas, como H. pylori;
- Consumo excessivo de álcool;
Outras causas menos comuns incluem:
- Infeções virais;
- Stress extremo;
- Desordens autoimunes;
- Doenças digestivas e distúrbios como a doença de Crohn;
- Refluxo biliar;
- Uso de cocaína;
- Ingestão de substâncias corrosivas;
- Falência renal.
COMO SE MANIFESTA A GASTRITE AGUDA?
Muitos doentes com gastrite referem dor ou desconforto na parte superior do abdómen, mas em muitos casos não existem quaisquer sintomas.
Para lá da dor, podem ocorrer náuseas e vómitos. Assim, os sintomas podem variar de leves a graves.
Sintomas comuns incluem:
- Perda de apetite;
- Indigestão;
- Fezes pretas;
- Náuseas;
- Vómitos;
- Dor na parte superior do abdómen;
- Sensação de enfartamento após as refeições.
COMO SE DIAGNOSTICA A GASTRITE AGUDA?
O teste mais importante para o diagnóstico da gastrite é a endoscopia com biopsia do estômago. A biópsia significa a recolha de pequenas amostras de tecido da mucosa do estômago que serão posteriormente analisadas.
São também úteis a realização de exames radiológicos, análises laboratoriais, estudo das fezes e testes para identificação da bactéria H. pylori.
COMO SE TRATA A GASTRITE AGUDA?
Alguns casos de gastrite aguda desaparecem sem tratamento, e uma dieta leve pode ajudar em uma rápida recuperação. Alimentos com baixo teor de ácidos naturais, baixo teor de gordura e baixo teor de fibra podem ser melhor tolerados.
No entanto, muitas pessoas precisam de tratamento para a gastrite aguda, com tempo de tratamento e recuperação dependendo da causa da gastrite.
Os medicamentos utilizados para tratar a gastrite incluem:
- Antibióticos para erradicar a H. pylori. Se for encontrada H. pylori no seu sistema digestivo, o seu médico pode recomendar uma combinação de antibióticos para matar a bactéria. Os regimes de antibióticos são variáveis, mas por norma requer uma combinação de medicamentos durante cerca de 2 semanas.
- Medicamentos que bloqueiam a produção de ácido e promovem a cura. Os inibidores da bomba de protões (protetores gástricos) reduzem o ácido bloqueando a ação das células produtoras de ácido. Estes medicamentos incluem os medicamentos sujeitos a receita médica e de venda livre como omeprazol, lansoprazol, rabeprazol, esomeprazol e pantoprazol. O uso prolongado de inibidores da bomba de protões, sobretudo em doses elevadas, pode aumentar o risco de fraturas da anca, punho e coluna vertebral.
- Medicamentos para reduzir a produção de ácido. Os bloqueadores de ácido – também designados por bloqueadores de histamina (H2) – reduzem a quantidade de ácido libertada no seu aparelho digestivo, aliviando a dor da gastrite e estimulando a cura. Disponível em medicamentos sujeitos a receita médica e de venda livre, os bloqueadores de ácido incluem ranitidina, famotidina e cimetidina.
- Antiácidos que neutralizam os ácidos do estômago. O seu médico pode incluir um anti-ácido no seu plano de medicação. Os antiácidos neutralizam o ácido existente no estômago podendo, assim, proporcionar um alívio rápido da dor. Os efeitos colaterais podem incluir obstipação ou diarreia, dependendo dos princípios ativos.