Os galgos são também conhecidos por cães lébreis, que deriva de “lebre”. Talvez devido à sua capacidade de correr a alta velocidade como as pequenas lebres, ou também porque estes cães eram utilizados para a caça desta espécie.
Todos partilham das mesmas caraterísticas físicas, e evidenciam-se pela sua excelente visão. No entanto, o grupo está subdivido em 3 secções de acordo com o tipo de pêlo, pois de entre todas as suas caraterísticas físicas, esta é das únicas que os distingue.
Galgos – Grupos FCI
A cinologia designa-se como gosto ou adoração por cães. A Federação Cinológica Internacional (FCI) é a instituição responsável por classificar e agrupar as raças de cães de acordo com as suas funções, origem ou morfologia.
Segundo a FCI existem 10 grupos de cães. O 10º e último grupo refere-se aos galgos.
Os cães do grupo 10 caraterizam-se pelas suas semelhanças físicas, como o seu corpo esbelto, focinho afilado e pernas compridas, excelente visão e capacidade de atingir grandes velocidades durante curtos períodos de tempo.
Raças de galgos
Secção 1 – Galgos de pêlo comprido e franjeado
- Borzoi
- Galgo Afegane
- Saluki
Secção 2 – Galgos de pêlo cerdoso
- Irish Wolfhound
- Scottish Deerhound
Secção 3 – Galgos de pêlo curto
- Azawakh
- Galgo Espanhol
- Galgo Inglês
- Galgo Polaco
- Galguinho Italiano
- Magyar Agar
- Sloughi
- Whippet
Galgos – Caraterísticas
Os galgos adoram correr. Têm uma forma atlética, esbelta e aerodinâmica, com pernas longas, focinho longo e afilado. São cães calmos e meigos, apesar de estarem constantemente a observar o mundo que os rodeia em busca de objetos em movimento que possam perseguir.
Tipos
Todos os galgos partilham das mesma fisionomia, a única variável será o tipo de pêlo que pode ser diferente de raça para raça. Desta forma, este grupo esta subdividido em 3 secções:
- Secção 1 – galgos de pelo comprido e franjeado;
- Secção 2 – Galgos de pelo cerdoso;
- Secção 3 – Galgos de pelo curto.
Função
Este tipo de cães eram utilizados para a caça à lebre, mas ao contrário das outras raças que caça com o seu faro, estes caçam através da sua excelente visão.
Durante muito tempo estes cães eram associados à aristocracia, tendo servido de cães de companhia de muitos príncipes e soberanos.
Hoje em dia, os galgos são utilizados essencialmente como cães de companhia, sendo ainda hoje um tipo de cão associado ao luxo.
Algumas raças deste grupo são utilizadas também para corridas, caça e outras atividades desportivas.
Caraterísticas físicas
Todas as raças de galgos que constituem o grupo 10 apresentam longas pernas, estrutura elegante, focinho comprido e afilado, peito estreito e profundo, músculos fortes e olhos apontados para a frente.
Temperamento
A personalidade dos galgos é única. São calmos e tranquilos. Apesar de por vezes não demonstrarem e parecerem mais distantes, estes cães são muito apegados aos seus tutores e criam com eles uma grande ligação emocional.
São cães tímidos, principalmente na presença de estranhos. No entanto são bastante sociáveis com outros cães e adoram brincar ao “gato e ao rato” fugindo e correndo atrás uns dos outros.
Exercício e Entretenimento
Os galgos são caçadores ágeis e velozes, adoram perseguir objetos em movimento. Apesar de serem os maiores corredores caninos, os galgos não necessitam de uma grande quantidade diária de exercício.
No que diz respeito a estes cães o tipo e qualidade do exercício são fatores a ter em conta ao invés do tempo que o seu cão passa a exercitar-se.
Uma caminhada de 20 minutos por dia podem ser o suficiente para estes cães, desde que tenham espaço e segurança para correr numa área plana.
Também adoram perseguir objetos em movimento. Brincadeiras com brinquedos para cães ou bolas atirados ao ar para que o seu cão possa saltar em cima e apanhá-las, pode também ser uma maneira muito divertida de brincar.
Passam longos períodos de tempo a dormir, portanto são cães que se adaptam bem a ambientes domésticos, desde que tenham os devidos períodos de desgaste de energia. Adoram dormir em camas confortáveis, mesmo os cães de maior porte podem enroscar-se numa cama própria para cães ou até mesmo nas suas pernas.
Treino
Como são cães que adoram procurar objetos em movimentos com a sua visão e persegui-los, devido aos seus instintos de cão de caça, é boa ideia treinar o seu cão ao chamamento.
Deve treiná-lo para voltar para a beira do seu tutor quando o chama, pois quando o solta para dar as suas corridas pode ver um gato, um bicicleta ou algo movimentar-se e fugir para o perseguir.
Conclusão…
Os galgos são cães muito elegantes e de perna comprida que conseguem correr muito rápido por curtos períodos de tempo.
Foram desenvolvidos inicialmente para a caça de lebres, atualmente desempenham tarefas como cães de companhia, caça, corridas e outras atividades desportivas.
São cães que não precisam de grande tempo de exercício diário mas sim exercício com qualidade e direcionado para as suas caraterísticas.
Conheça mais raças de cães:
- Grupo 1 – Cães de Pastor e Boieiros (excepto Boieirs Suiços)
- Grupo 2 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha, e Boieiros Suíços
- Grupo 3 – Terriers
- Grupo 4 – Baixotes
- Grupo 5 – Cães tipo Spitz e do tipo Primitivo
- Grupo 6 – Cães de levante e corso e raças semelhantes
- Grupo 7 – Cães de parar
- Grupo 8 – Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água
- Grupo 9 – Cães de Companhia e Toy
- Grupo 11 – Cães sem raça definida