Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Nov, 2019 - 12:00

Galgo Inglês: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mafalda Braga

Com um incrível poder de arranque, o Galgo Inglês ainda não encontrou no mundo canino quem o batesse na velocidade e continua a ser o rei das corridas.

galgo inglês

Também conhecido por Greyhound, o Galgo Inglês é o mais rápido dos cães, alcançando velocidades que podem atingir 72 km/h. Além disso, possui uma visão de longo alcance, que lhe permite avistar qualquer movimento a grandes distâncias. Um verdadeiro lebréu!

Quem tem um Galgo Inglês diz que é como viver com um gato gigante, já que estes dois animais partilham alguns traços de comportamento.

Caraterísticas gerais do GALGO INGLÊS

grupoGrupo: Grupo 10 – Galgos
Finalidade: cão de corrida e de companhia
Ambiente ideal: casa ou apartamento
origemPaís de Origem: Grã-Bretanha
portePorte: grande
Altura: de 68cm a 76cm
pesoPeso ideal: de 27kg a 35kg
corCor: preto, branco, vermelho, azul, fulvo, castanho, areia, castanho, tigrado ou qualquer uma destas cores com branco
lifeEsperança Média de Vida: entre 12 a 15 anos
preçoPreço médio: de 400€ a 1200€

Caraterísticas específicas do GALGO INGLÊS

Apesar do seu porte grande e de estar associado a um desporto de grande resistência, o Galgo Inglês é um cão de baixa atividade que não precisa de ter muito espaço para se mexer. Naturalmente, precisa de exercício diário moderado, mas em casa é calmo e bem comportado, revelando pouca tendência para ladrar, o que o torna adequado à vida em apartamento.

Contudo, sempre que for com ele à rua, deve ter o cuidado para que esteja bem cercado ou preso, não vá sair disparado atrás de algum pequeno animal, em direção ao perigo. Devido à sua natureza independente, pode tornar-se teimoso durante o processo de treino.

rating 3Energia
rating 3Inteligência
rating 2Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 3Cuidados de higiene
rating 1Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 3Socialização com crianças
rating 2Socialização com estranhos
rating 3Socialização com cães
rating 2Socialização com gatos

Fases da vida do GALGO INGLÊS

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 18 meses18 meses – 10 anos10 – 15 anos

Físico do GALGO INGLÊS

perfil de galgo inglês

Forte e com proporções generosas, o Galgo Inglês ostenta um corpo de formação simétrica, bem musculoso. No prolongamento do seu pescoço comprido, flexível e ligeiramente arqueado, encontramos um peito profundo e largo com ventre bem subido.

A cabeça é longa, assim como o focinho, acabando num nariz negro e pontiagudo. As orelhas, pequenas e finas, apresentam-se em forma de rosa. A cauda, inserida e portada baixa, vai afinando até à ponta.

Temperamento do GALGO INGLÊS

O Galgo Inglês é um cão calmo e tranquilo, muito apegado aos donos, com quem adora partilhar o conforto da casa. Mesmo que não demonstre tanto amor como outras raças, sofre quando é deixado muito tempo sozinho. Dá-se bem com crianças, mas como é independente não participa em brincadeiras mais intensas e se estiver a sentir-se incomodado afasta-se.

Tímido e reservado com estranhos, costuma ser indiferente com as visitas e pouco eficaz a avisar para alguma ameaça, pelo que não deve ser usado como cão de guarda.

Problemas de Saúde do GALGO INGLÊS

OssosOsteossarcoma
Nervos e músculosNeuropatia; Lesões musculares
EstômagoTorção gástrica
OutrosPor terem uma baixa percentagem de gordura corporal, podem ser sensíveis a determinados medicamentos (cortisona, pó anti-pulgas, tranquilizantes, anestesia)

Cuidados a ter com o GALGO INGLÊS

TemperaturaO Galgo Inglês é sensível a temperaturas extremas, pelo que deve usar roupas caninas nos dias frios e evitar expor-se ao sol nos dias quentes
DentesEscove uma vez por semana, pois o Galgo Inglês tende a ter uma má saúde oral
OssosO Galgo Inglês deve ter uma cama macia para descansar, devido à frágil consistência dos seus ossos e pele

Origem do GALGO INGLÊS

Os especialistas acreditam, embora não unanimemente, que os ancestrais do Galgo Inglês teriam vivido no Médio Oriente, a avaliar pelas pinturas e hieróglifos encontrados nos túmulos dos faraós egípcios, que datam de 4000 a.C.

Mais tarde, foram levados para a Europa através da Grécia (o que pode explicar o nome Greyhound, que deriva de Greek Hound) e, em particular, para a Grã-Bretanha com os fenícios. Aqui, terão sido cruzados com o Galgo Espanhol e aperfeiçoados para a caça à lebre, sobretudo no reinado de Henrique VIII.

Por volta do século XVI, os ingleses passaram a usar os cães em disputas de velocidade, e Isabel I pediu mesmo ao Duque de Norfolk que criasse um código para avaliar os galgos na perseguição da lebre ao ar livre. A partir daí, as corridas de cães começaram a ganhar popularidade, atingindo o seu pico no século XIX.

Curiosidades sobre o GALGO INGLÊS

O Galgo Inglês é a única raça de cães a ser mencionada na Bíblia.

A maioria dos Galgos Ingleses que são considerados “acabados” (para a sua função de corrida, entenda-se), ainda vive cerca de mais 10 anos. Nos Estados Unidos, onde esta atividade ainda tem vários adeptos, existem diversas entidades e grupos de proteção que procuram novos lares para os cães reformados.

Na série Os Simpsons, o cão de Bart é um Galgo Inglês que aparece pela primeira vez num episódio de 1989, após o seu antigo dono o abandonar por ter chegado em último numa corrida, sendo depois adotado pela família Simpson.

Conheça mais raças de cães:

Artigos Relacionados