A rotina dá-nos uma sensação de segurança mas também pode causar nos elementos do casal uma sensação de monotonia e a chama da relação pode esmorecer. O conforto e a consistência são bons numa relação, mas também é importante fugir à rotina e criar momentos de puro divertimento.
A rotina torna-se problemática numa relação a dois quando deixa de ser confortável e passa a fazer os elementos do casal sentirem-se estagnados e entediados.
10 dicas para fugir à rotina e reacender a chama
Embora todos desejássemos fugir à rotina e levar a cara metade até uma ilha exótica para saborear de uns dias de descanso e diversão a dois, é importante ter ferramentas que permitam manter a chama da relação acesa no dia-a-dia:
1 – Não se esqueça da importância do toque na relação: o toque físico é fundamental para ter uma relação amorosa significativa. O contacto físico inclui a relação sexual, mas contempla muito mais que isso. Abrace o seu parceiro, segure a sua mão e ofereça-lhe uma massagem.
2 – Sorria: seja gentil, atencioso, tranquilo e bem-disposto quando está com a sua cara metade. Afinal, ninguém gosta de estar sempre rodeado por pessoas aborrecidas e mal-humoradas, certo?
3 – Peça desculpa: todos nós dizemos coisas das quais nos arrependemos e fazemos coisas que não devíamos. Muitas vezes desculpabilizamo-nos, atiramos a culpa para outra pessoa ou guardamos ressentimentos desnecessários. Admita os erros, peça desculpa, siga e frente e de certeza vai sentir maior proximidade com o seu parceiro.
4 – Cuide da sua aparência: os estudos mostram que pessoas que se sentem bem com a sua aparência são mais felizes nas suas relações amorosas. Não precisa parecer um top model, mas é importante que cuide da sua aparência e se sinta bem com o seu aspeto.
5 – Ouça o seu parceiro: é importante ouvir a outra pessoa. Ouvir realmente, perguntar como correu o dia, mostrar interesse. Ouvir a outra pessoas de forma a perceber o que ela espera de si.
6 – Tenha outros apoios e interesses para além da relação a dois: é importante que tenha fontes de suporte adicionais na sua vida, já que a sua cara metade dificilmente consegue atender a todas as suas necessidades. É ótimo fazer atividades a dois mas procure também os seus próprios interesses e não descure das suas amizades.
7 – Divirtam-se muito: se a atividade mais estimulante que costumam fazer ao fim de semana é ir ao supermercado fazer as compras, chegou a hora de mudar! Escolham algo divertido para fazer em conjunto. Não importa que seja divertido para mais ninguém para além de vocês os dois. Vale tudo, desde dar uma caminha à beira mar, ver um filme no cinema, ou fazer uma aula juntos.
8 – Mostre que fica feliz de cada vez que estão juntos: quando se reúnem, seja após uma longa viagem de trabalho ou no final de cada dia, mostre o seu amor. Deixe o telemóvel e concentre-se por breves momentos no seu parceiro que acabou de chegar a casa.
9 – Comunique de forma respeitosa: este é um dos principais segredos para relações duradouras e felizes. Não critique tanto o seu parceiro. Expresse o seu descontentamento sem demonstrar desprezo ou crítica destrutiva. Aprenda a comunicar de forma construtiva e a ouvir o outro.
10 – Não tenha medo de perguntar: tenha mente aberta e pergunte à sua cara metade o que é que gostaria de ver melhorado na vossa relação. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença;
Acima de tudo, não espere perfeição e lembre-se que as relações amorosas, tal como a vida em geral, têm altos e baixos. Tenha confiança e esperança de que tudo pode melhorar. Dedique tempo, energia e amor à relação e esforce-se por ser o melhor parceiro que consegue ser.