Existem frutas que ajudam na digestão, uma vez que fornecem fibras que mantêm o trato gastrointestinal em boas condições de funcionamento.
Uma dieta saudável e equilibrada deve conter fruta, fruta essa que deve ser ingerida ao longo do dia e quanto maior for a sua variedade e cor melhor.
A quantidade de fruta cada um precisa varia de acordo com a idade, sexo e nível de atividade. De qualquer das formas, adicionar frutas (principalmente com alto teor de fibras) à sua dieta ajudará na digestão de alimentos.
Mesmo que a alimentação tenha influência no processo de digestão, poderão existir sintomas desagradáveis, tais como azia, inchaço abdominal e vómitos, cuja terapêutica de recuperação pode não passar apenas pela alimentação adequada.
Mas fique connosco, e descubra quais as frutas que ajudam na digestão.
Melhores frutas que ajudam na digestão
1. Framboesas
Apenas uma chávena de framboesas contém 8g de fibras, ou seja, quase um terço da fibra que a maioria das pessoas necessita diariamente.
Contêm também uma quantidade mais baixa de açúcar do que a maioria das frutas, o que pode ser uma ótima escolha para quem tem diabetes ou simplesmente fazem uma dieta para perda de peso e têm cuidado com a ingestão de hidratos de carbono.
As framboesas devem ser consumidas cruas para obter o maior benefício.
2. Maçãs
Uma maçã crua com casca fornece 3,3g de fibra. Além disso, as maçãs possuem um tipo único de fibra solúvel, a pectina, que forma uma substância semelhante a um gel e que retarda a digestão.
A pectina pode ainda ajudar a prevenir o acumulo de colesterol e a conseguir níveis de açúcar no sangue mais reduzidos.
3. Ameixas secas
Uma das mais conhecidas frutas amigas da digestão são as ameixas na sua versão “seca”. Estas ameixas ajudam os intestinos a contraírem-se e moverem-se naturalmente. Esta fruta é ainda rica em fibras solúveis e insolúveis que ajudam o corpo a ver-se livre daquilo que não necessitamos.
As ameixas secas contêm muitos minerais, destacando-se o potássio e magnésio, que novamente, ajudam na digestão devido à capacidade de relaxar os músculos lisos, dos quais fazem parte os músculos do aparelho digestivo.
4. Papaia
A papaia é uma fonte natural de enzimas protéases, ou seja, enzimas que quebram ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas. Essa substância natural que auxilia na digestão chama-se papaína.
Uma pequena porção de papaia é suficiente para conseguir digerir e absorver mais facilmente as proteínas presentes em qualquer tipo de comida. Atua de uma forma simples, além de reduzir possíveis diarreias e náuseas.
Prefira sempre a papaia fresca e beneficie das suas propriedades.
5. Bananas
O seu elevado teor de fibras ajudam na evacuação eficiente, por isso, quem tem problemas intestinais e obstipação pode evitar estes problemas consumindo banana.
Rica em frutanos, a banana ajuda a manter as bactérias que são benéficas no trato digestivo. A manutenção destas bactérias ajuda na promoção da boa digestão e melhoria da saúde do intestino.
Além disso, os frutanos possuem um papel importante no controlo do índice glicémico e ainda melhoram o colesterol e regularizam o trânsito intestinal. Apesar deste componente estar presente em maior número na banana verde, é a banana madura ajuda a reverter quadros clínicos de diarreia.
6. Abacaxi
O abacaxi contém uma enzima digestiva eficaz no processo de digestão chamada bromelina. Esta enzima proteolítica ajuda a digerir as proteínas e aumenta o efeito da tripsina e pepsina, também enzimas digestivas.
É recomendado o consumo do abacaxi sempre fresco, e pode ser utilizado tanto em pratos como em sobremesas, pois é um alimento bastante versátil e combina com vários tipos de alimentos. Se preferir abacaxi após as refeições, estará a contribuir para uma melhor digestão.
O abacaxi também é um poderoso anti-inflamatório, o que previne dores nas articulações, por exemplo.