Nem todas são nomes comuns no dia-a-dia, mas todas elas são ricas em propriedades que contribuem para um melhor funcionamento do organismo e para uma alimentação mais rica e saudável.
Estas frutas exóticas são boas sugestões para inovar no que toca a essa área.
Essencialmente fontes das vitaminas A e C, de fósforo, de potássio e de magnésio, têm um papel importante no que toca ao fortalecimento do sistema imunitário, à construção muscular e à regulação do trânsito intestinal. Para além de todos estes benefícios, estas frutas exóticas são baixas em calorias e muito ricas em água.
7 FRUTAS EXÓTICAS
1. ANONA
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
Só cresce em zonas onde as temperaturas nunca se tornem baixas, sendo os principais locais conhecidos Cuba, Jamaica ou Filipinas.
A anona traz vários benefícios para a saúde, mas as propriedade anti-cancerígenas são as que mais se destacam: é capaz de destruir células malignas de vários tipos de cancro, incluindo da próstata, do cólon e do pulmão.
Além desta característica, esta fruta tropical controla a tensão arterial e combate depressões e distúrbios nervosos. As propriedades antioxidantes ajudam a combater infeções, assim como estimulam a produção de colagénio importante para a manutenção de músculos, ossos e cartilagens. A presença de magnésio contribui para reduzir a fadiga e cansaço.
Informação Nutricional por 100 gramas:
- Calorias: 82
- Água: 77,7g
- Hidratos de Carbono: 16,8g
- Fibras: 2,4g
- Proteína: 1,7g
- Lípidos: 0,4g
2. CAMU CAMU
É das frutas tropicais (e não só!) mais ricas em vitamina C e essa propriedade só por iso já traz vários benefícios. É antioxidante, ajudando por isso a combater o cancro e a fortalecer o sistema imunológico, o que evita várias doenças e infeções que possam afetar o corpo.
Além disso, protege de doenças degenerativas no cérebro e cognitivas como o alzheimer, contribui para a saúde dos olhos e mantém o sistema reprodutivo saudável ao combater toxinas prejudiciais à fertilidade. É ainda uma boa opção para quem pratica exercício físico porque a vitamina C estimula a produção de colagénio, um grande aliado na recuperação e reconstrução muscular.
3. OLHO DE DRAGÃO
Também conhecida como longan, esta fruta exótica de origem asiática é fonte de vitamina A e C, o que lhe confere propriedades como a prevenção do envelhecimento precoce da pele, o aumento das defesas do corpo e a saúde da visão. A presença destas vitaminas ajuda na absorção do ferro (de que também é fonte), evitando por isso anemias.
Esta fruta é ainda importante na construção e recuperação muscular, assim como na formação de ossos e dentes, devido à presença do magnésio. Além disso, o olho de dragão tem ainda propriedades calmantes por ajudar a reduzir sintomas de ansiedade e nervosismo.
Por fim contribui ainda para o bom funcionamento do fígado e para regular o trânsito intestinal devido ao ácido cítrico que estimula estes sistemas.
4. PAPAIA
A presença de papaína nesta fruta traz muitos benefícios importantes para a saúde e para o bem-estar. Não só facilitam a digestão, sendo por isso uma boa opção para consumir depois das refeições e deixar o estômago confortável, como é um anti-inflamatório que ajuda a curar problemas como tendinites, entorses ou até mesmo artrite.
Além destas duas grandes propriedades, a papaia ajuda a combater a celulite e traz muitos benefícios que combatem o cancro, além de que reduz os efeitos secundários de tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.
Informação Nutricional por 100 gramas:
- Calorias: 45
- Água: 88,2g
- Hidratos de Carbono: 9,1g
- Fibras: 2,3g
- Proteína: 0,6g
- Lípidos: 0,1g
5. PHYSALIS
Fonte de vitaminas A e C, mas também de fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides, a physalis ajuda a combater o envelhecimento devido às propriedades antioxidantes, assim como ajuda a proteger de doenças e infeções.
É ainda uma aliada na regulação do intestino e no controlo do apetite devido à presença de fibras e tem propriedades terapêuticas devido à presença da substância fisalina na sua composição.
Informação Nutricional por 100 gramas:
- Calorias: 53
- Hidratos de Carbono: 11,2g
- Proteína: 1,9g
- Lípidos: 0,7g
6. PITAIA
Originária da América do Sul, a pitaia também é conhecida como fruta do dragão. Fonte das vitaminas A e C, de fósforo e de oligossacarídeos, ajudam a combater os radicais livres, fortalecer o sistema imunitário, reduzir o mau colesterol e a hipertensão e ainda auxiliar o processo digestivo e regular o trânsito intestinal devido à eliminação de substâncias tóxicas.
É ainda uma excelente aliada no processo de emagrecimento devido ao seu efeito termogénico, ou seja, acelera o metabolismo e ajuda a eliminar mais gorduras e controlar o apetite. Além de que na sua composição, a pitaia contém tiramina, uma substância que estimula o corpo a utilizar as reservas de açúcar e de gordura como energia, o que significa que ajuda a queimar mais rapidamente as gorduras localizadas.
Apesar de todos os seus benefícios, não deve ser consumida em demasia pelo facto de as sementes poderem ter um efeito laxante.
7. ROMÃ
É uma das frutas tropicais com maior teor de água e só por aí já é altamente benéfica, já que ajuda a manter a hidratação do corpo. Além disso, a romã é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce e combatendo os níveis de mau colesterol (fundamental para a saúde do coração).
Tem ainda propriedades anti-inflamatórias que ajudam a facilitar a digestão e evitar problemas intestinais, além de ajudar na luta contra a hipertensão e contra o stress.
Informação Nutricional por 100 gramas:
- Calorias: 60
- Água: 83,3g
- Hidratos de Carbono: 12g
- Fibras: 3,4g
- Proteína: 0,4g
- Lípidos: 0,4g