A framboesa é um doce da natureza que já utilizada e consumida pelo Homem à milhares de anos, não tivessem elas um sabor único e inconfundível.
Além disso, têm um enorme poder antioxidante, tal como vai poder comprovar mais à frente neste artigo.
As framboesas possuem uma cor rica, mas que pode variar entre tons de vermelho, preto e até mesmo roxo. Cada baga com cor diferente tem uma composição única de vitaminas, minerais e antioxidantes.
Neste artigo vamos abordar principalmente os benefícios para a saúde da framboesa vermelha e ainda como a pode incorporar na sua dieta. Mas antes disso, vamos dar a conhecer a sua informação nutricional.
Composição nutricional da framboesa
Da sua composição nutricional faz parte a vitamina C. No entanto, a framboesa possui um conjunto de vitaminas e minerais que só trazem vantagens a quem as consome.
Por cada 100g de framboesas, obtém-se:
- Energia: 34 kcal
- Hidratos de carbono: 8g
- Fibras: 6,7g
- Proteínas: 0,9g
- Vitamina C: 30mg
- Ácido fólico: 33µg
- Magnésio: 20mg
- Fósforo: 23mg
- Potássio: 229mg
Por serem um fruto bastante frágil, não são um fruto muito comum. É aconselhável o seu consumo logo após a sua compra, mas caso isso não aconteça, pode ser armazenada no frigorífico sem lavar previamente, no máximo durante dois dias. Também as pode congelar para utilizar no futuro.
Ainda assim, e do mesmo modo que os restantes frutas, devem ser consumidas no seu período sazonal de modo a assegurar todos os seus nutrientes.
Os benefícios da framboesa…
Consumir frutas e vegetais de todos os tipos relaciona-se com a diminuição do risco de muitas condições de saúde adversas.
Muitos estudos sugerem que o aumento do consumo de alimentos vegetais, nos quais se inserem as framboesas, diminui o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade no geral e promovendo uma tez saudável.
1. Saúde do coração
A ingestão de alimentos ricos em flavonóides, como framboesas, está associada com um menor risco de morte por doenças cardiovasculares. Mesmo que em pequenas quantidades, o consumo de alimentos ricos em flavonóides é benéfico.
As antocianinas, substancias que dão cor a este fruto, ajudam a eliminar a inflamação que pode levar a doenças cardiovasculares.
O consumo regular de antocianinas, uma classe de flavonóides encontrados neste tipo de bagas, pode reduzir o risco de ataque cardíaco em 32% em mulheres jovens e de meia-idade.
O alto teor de polifenóis encontrado nas framboesas também pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, evitando a acumulação de plaquetas e reduzindo a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios.
2. Controlo da diabetes
Qualquer alimento vegetal com pele tem muita fibra, por isso as framboesas não são exceção. Comer alimentos ricos em fibras ajuda a manter o nível de açúcar no sangue estável.
Alguns estudos têm demonstrado que os diabéticos tipo 1 que consomem dietas com alto teor de fibras têm níveis mais baixos de glicose no sangue e os diabéticos do tipo 2 podem ter melhores níveis de açúcar no sangue, lipídios e insulina.
3. Saúde dos olhos
Alimentos ricos em vitamina C ajudam a manter os olhos saudáveis, proporcionando proteção contra danos causados pela luz ultra violeta.
As framboesas também contêm zeaxantina, um antioxidante, que filtra os raios de luz azul prejudiciais e desempenha um papel protetor na saúde dos olhos e, possivelmente, evita o dano causado pela degeneração macular.
A ingestão de, pelo menos, 3 peças de fruta por dia, pode diminuir o risco e a progressão da degeneração macular relacionada à idade. Por isso, além de consumir framboesas, ingira também outras frutas ao longo do dia.
4. Prevenção de cancro
As framboesas contêm poderosos antioxidantes que trabalham contra os radicais livres, inibindo o crescimento tumoral e diminuindo a inflamação no corpo.
Os mesmos polifenóis que protegem contra doenças no coração também ajudam a prevenir ou diminuir muitos tipos de cancro, incluindo o cancro do esófago, pulmão, boca, faringe, endométrio, pâncreas, próstata e cólon.
Como incorporar as framboesas na dieta
Para conseguir tirar o máximo dos benefícios da framboesa deve consumir 3 porções por semana, sendo que a maneira mais saudável é consumi-las frescas.
Aqui estão algumas outras dicas para ajudar a aumentar o consumo de framboesa:
- Mantenha sempre um saco de framboesas congeladas para adicionar aos batidos e smoothies;
- Faça seu próprio cocktail de frutas frescas com framboesas, abacaxi, pêssegos e morangos;
- Corte framboesas e adicione ao iogurte natural simples juntamente com frutos secos;
- Coloque como topping nas suas panquecas matinais;
- Caso não as consuma na hora, congele-as e quando precisar insira-as na liquidificador com outras frutas, leite e gelo para obter um delicioso batido.