Share the post "Fortaleça o seu pavimento pélvico e melhore também o seu prazer"
Fala-se muito sobre a necessidade de fortalecer o pavimento pélvico após um parto vaginal, quando se atinge uma determinada idade ou quando se começa a ter incontinência urinária. Mas, pouco se fala acerca dos benefícios de ter uma musculatura pélvica saudável para a sua sexualidade.
Sim, a verdade é que os benefícios de ter um pavimento pélvico tonificado vão muito além de prevenir ou de parar um problema físico, como o da incontinência. Podemos mesmo dizer que as suas relações sexuais beneficiam e que, até, poderia ter mais e melhores orgasmos.
Vamos descobrir mais sobre a relação do nosso pavimento pélvico com a nossa sexualidade? E aproveitar para desmistificar algumas crenças que, é provável, todas tenhamos escutado alguma vez na vida.
Mitos e verdades sobre o pavimento pélvico
Sobre quase tudo na vida existem mitos e falsas crenças, e o pavimento pélvico não é exceção. Não acredite em tudo o que dizem porque pode ser falso e prejudicá-la em vez de a ajudar.
Aqui estão duas falsas crenças sobre este assunto, e uma verdade, que tanto interessam ou deveriam interessar às mulheres.
A fraqueza do pavimento pélvico é causada apenas pela idade
FALSO. Embora a menopausa produza uma perda de propriedades no tecido muscular e conjuntivo do nosso pavimento pélvico, existem muitas outras causas que podem debilitar a musculatura pélvica, como o exercício de impacto, a obstipação, o excesso de peso, os partos vaginais.
Uma boa tonificação dos músculos pélvicos melhora os seus orgasmos
VERDADEIRO. É tão verdade que, atualmente, muitas mulheres se preocupam com o estado dos seus músculos pélvicos devido aos benefícios para a saúde sexual de um pavimento pélvico saudável.
O treino do pavimento pélvico consiste em cortar o fluxo de urina
FALSO. Esta prática foi recomendada durante anos, mas hoje em dia é desaconselhada porque favorece o desenvolvimento de infeções e falhas de coordenação.
A relação entre o pavimento pélvico e a sexualidade
Embora os benefícios mais conhecidos do fortalecimento do pavimento pélvico estejam relacionados com a prevenção e melhoria de distúrbios como a incontinência urinária e fecal, ou a descida de órgãos localizados a nível pélvico, existem também outros que provavelmente não conhecia.
É o que confirma a Sex shop Diversual, marca especializada na venda de artigos eróticos e uma referência em Espanha:
“O estado do pavimento pélvico influencia a vida sexual mais do que muitas pessoas acreditam, sendo que uma musculatura pélvica em bom estado tem muitos benefícios que, em conjunto, melhoram as experiências sexuais, tanto a sós como em casal”.
5 vantagens de um pavimento pélvico fortalecido para a sua sexualidade
- Maior auto-controlo sobre a pressão exercida sobre o pénis do seu parceiro durante a relação sexual, o que aumentará o prazer de ambos os parceiros.
- Aumenta a libido. Ao sentir mais a cada orgasmo e ao melhorar a lubrificação, corremos o “risco” de desejar mais sexo, muito mais!
- Melhora a lubrificação vaginal natural e a elasticidade, tornando as relações sexuais muito mais fluidas e agradáveis.
- Maior sensibilidade vaginal devido ao fortalecimento das paredes vaginais e dos músculos de suporte.
- Mais facilidade em atingir o orgasmo. O principal músculo pélvico é o pubococcígeo, quanto mais tonificado estiver este músculo, mais fácil será atingir o clímax.
Os aliados da sua musculatura pélvica
Na hora de escolher produtos para melhorar a sua musculatura pélvica, deve ter em conta dois conceitos: tónus e força. O tónus é a capacidade de contração involuntária dos nossos músculos. Neste caso, as fibras musculares responsáveis pelo tónus seguram a bexiga e trabalham sem que você faça nada, durante todo o dia. Já a força é a contração voluntária e consciente da musculatura.
Agora que estamos esclarecidos, está pronta para saber que as bolas chinesas são produtos que, ao contrário dos pesos vaginais, servem para melhorar quer o tónus quer a força. Por isso, são um verdadeiro produto dois em um.
Para melhorar o tónus, basta colocá-las e mantê-las em movimento para que os músculos sejam exercitados ao tentar mantê-las dentro da vagina. Para melhorar a força, seria necessário fazer algum tipo de exercício, como os famosos exercícios de kegel ou hipopressivos, enquanto as usamos.
No entanto, a escolha das bolas chinesas pode não ser uma tarefa fácil devido à diversidade de marcas e modelos de bolas que existem. A Diversual recomenda que primeiro “faça uma avaliação do estado atual do seu pavimento pélvico por um profissional, que pode ser um fisioterapeuta especializado”.
Assim que souber em que estado está a começar, pode escolher o tipo de bola chinesa ou exercitador mais adequado. Deve saber que, para fazer a escolha certa, o peso da bola é mais importante do que o tamanho.
“As bolas chinesas devem permanecer no interior da vagina sem deslizar para fora, pelo que deve começar com um diâmetro maior e menor peso e aumentá-lo gradualmente.”
Agora já sabe, independentemente da sua idade, de ter tido ou não filhos ou de ter perdas de urina, deve prestar atenção ao seu pavimento pélvico, descobrir em que estado se encontra e, se estiver enfraquecido, começar a trabalhar para o fortalecer.
Embora possa parecer um cliché, é melhor prevenir do que remediar quando já é demasiado tarde.