O folar de canela é um doce perfeito para completar a mesa da Páscoa, mas não há por que resistir a saboreá-lo noutras épocas do ano e nos mais variados sabores. A opção com canela foi a escolhida desta vez, pois é mesmo a que deixa a casa mais aromática e acolhedora para estar com a família e os convidados.
Quer aprender a fazer deliciosos folares de canela? Veja, então, estas opções que selecionamos para si de folar simples, com maçã, com erva-doce e uma preparação com amêndoas para fazer no seu robot de cozinha.
4 Receitas deliciosas de folar de canela
1. Folar de canela simples
Nesta receita, é mesmo o sabor a canela que se destaca, com um toquezinho de sabor a laranja e poucos ingredientes.
– Ingredientes –
- 30 g de fermento de padeiro
- 0,5 dl de água
- 500 g de farinha
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de aguardente
- Sumo de 1 laranja
- 130 g de manteiga
- 75 g de banha
- 250 g de açúcar e canela
– Modo de preparação –
- Numa tigela, junte o fermento com a água e mexa até estar bem dissolvido. Noutra tigela, junte a farinha, o sal, a aguardente e o sumo de laranja. Derreta metade da manteiga com a banha e adicione-as à massa, assim como o fermento dissolvido. Amasse muito bem até estar tudo bem ligado.
- Divida a massa em sete partes iguais e estenda cada parte com um rolo de cozinha, formando um círculo. Divida a manteiga restante em sete partes iguais. Barre cada círculo de massa com um pedaço de manteiga e polvilhe, abundantemente, cada um com açúcar e canela.
- Unte com manteiga um tacho de barro com 20 cm de diâmetro e polvilhe-o com um pouco de açúcar e canela. Coloque um círculo de massa no tacho e polvilhe com mais açúcar e canela. Sobreponha os restantes círculos, polvilhando com o açúcar e canela, entre cada camada.
- Tape com um pano e deixe levedar em lugar aquecido durante três horas. Decorrido o tempo, leve a cozer, em forno pré-aquecido a 180 °C, cerca de 50 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. Desenforme depois de frio e sirva.
2. Folar de canela com erva-doce
A erva-doce vai deixar o folar com um sabor ainda mais suave e adocicado, para além de trazer aquelas doces lembranças da casa da avó na infância. É mesmo uma receita especial.
– Ingredientes –
- 250 ml de leite morno
- 20 g de fermento de padeiro fresco
- 80 g de manteiga à temperatura ambiente
- 3 ovos M
- 70 g de açúcar amarelo claro
- 550 g de farinha T 65
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de chá de erva-doce em pó
- Raspas de 1 limão
- 1 ovo batido para pincelar
– Modo de preparação –
- Comece por dissolver o fermento no leite morno. Junte a manteiga cortada em cubos, o açúcar, os ovos e bata.
- Adicione a farinha, o sal, a canela, a erva-doce e a raspa de limão e amasse até ter uma massa uniforme (no caso de usar um robot de cozinha use o gancho de amassar). Caso ache a massa demasiado mole, junte mais um pouco de farinha (no máximo 25 g) até a massa descolar bem das paredes do recipiente.
- Deixe a massa repousar numa taça em lugar quente e coberta com um pano durante cerca de 45 minutos ou até dobrar de volume.
- Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, divida-a em duas bolas e comece a abrir um buraco no meio da bola moldando uma rosca, para impedir o buraco de fechar coloque uma bola de papel de alumínio ao centro. Coloque as duas roscas num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar mais 30 minutos.
- Pincele as roscas com um ovo batido e leve a cozer na parte mais baixa do forno previamente aquecido (180 °C) durante cerca de 30 minutos.
3. Folar de canela com maçã
Maçã com canela é mais uma combinação que fica bem com pães e bolos quentinhos, para comer quando acabados de sair ao forno.
– Ingredientes –
- 450 g de farinha sem fermento
- 14 g de fermento de padeiro
- 50 ml de água morna
- 100 g de açúcar
- 80 g de manteiga
- Raspa de 1 limão
- 1 dl de leite
- 1 ovo + 1 gema (para pincelar)
- 1 maçã reineta
- Canela q.b.
- Açúcar em pó q.b.
– Modo de preparação –
- Numa taça, dissolva o fermento na água morna e misture 100 g de farinha. Cubra a taça com película aderente e deixe repousar durante 10 minutos.
- Depois acrescente a restante farinha, o açúcar, a manteiga, a raspa do limão, o leite e o ovo e amasse bem até descolar das mãos. Faça uma bola e deixe levedar durante 1 hora.
- Coloque a massa num tabuleiro de ir ao forno, sobre uma folha de papel vegetal. Pressione ligeiramente a massa para ficar um pouco achatada e faça uma pequena cova ao centro a partir da qual pode começar a dispor as fatias de maçã de forma desencontrada, em flor. Polvilhe com canela e decore com a restante massa. Pincele com gema de ovo e leve ao forno a 180 °C durante 35/40 minutos.
4. Folar de canela com amêndoas (no robot de cozinha)
Os frutos secos agregam um sabor delicioso aos folares, pois ficam crocantes para harmonizar com a massa fofa. Experimente também esta sugestão.
– Ingredientes da massa –
- 600 g de farinha
- 175 g de manteiga
- 150 g de leite
- 3 ovos
- 1 saqueta de fermento seco de padeiro
- 1 pitada de sal
- Gema batida para pincelar
- Açúcar em pó para polvilhar
- Farinha para polvilhar
– Ingredientes do recheio –
- 150 g de amêndoa granulada
- 100 g de sultanas
- 100 g de açúcar mascavado
- 50 g de manteiga
- 4 ovos
- Erva-doce q.b.
- Canela em pó q.b.
– Modo de preparação –
- Faça a massa: deite o fermento e o leite no copo do robot e programe a 37 °C, durante 30 segundos, na velocidade mínima. Junte a manteiga, a farinha, os ovos e o sal e ligue 5 minutos na velocidade especial para massas.
- Deite a massa numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano húmido e deixe levedar até que fique com o dobro do volume.
- Encaixe o copo de rede no copo do robot lavado, junte os 4 ovos, cubra com água, programe a 100 °C, durante 25 minutos, na velocidade 3, retire e reserve.
- Amasse novamente a massa, estenda-a, barre-a com a manteiga, polvilhe com o açúcar mascavado, metade da amêndoa granulada, as sultanas, canela e erva-doce a gosto, enrole em forma de rolo e una as pontas de modo a obter uma argola.
- Disponha num tabuleiro polvilhado com farinha, cubra com um pano húmido e deixe levedar mais 30 minutos.
- Pincele depois com gema batida, disponha os ovos cozidos no centro, polvilhe com a restante amêndoa granulada e leve ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 35 minutos ou até que fique cozido.
- Retire do forno e sirva polvilhado com açúcar em pó e decorado a gosto.
> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Cozinhar sem Stress, Tarte de Limão, Chamava-lhe um Figo e Tele Culinária, respetivamente.