A flacidez nas pernas acontece quando as fibras de sustentação da pele, nomeadamente o colagénio e a elastina, se partem ou se tornam enfraquecidas.
Esta situação pode levar a problemas de auto-estima, condicionando a tomada de decisão em vestir determinadas peças de roupa e até mesmo as idas à piscina ou praia.
Causas da flacidez nas pernas
A flacidez é uma consequência do avançar da idade e uma questão inevitável tendo em conta o enfraquecimento das fibras de sustentação da pele. Pode também ser uma questão genética e, por isso, mais difícil de contornar. No entanto, há vários fatores que podem antecipar a flacidez das pernas, nomeadamente:
- Vida sedentária;
- Má alimentação;
- Aumento ou perda brusca de peso;
- Obesidade;
- Distúrbios hormonais;
- Tabagismo.
Tratamento da flacidez nas pernas
Se as causas da flacidez são os maus hábitos alimentares e a falta de exercício físico, a situação pode ser reversível, especialmente quando a flacidez se apresenta no tecido epidérmico e não na massa muscular.
Modificar alguns maus hábitos diários é, sem dúvida, a única forma de obter melhores resultados quando se trata de prevenir e combater a flacidez corporal.
Tratamento da flacidez nas pernas: prática de exercício físico
A realização de exercício físico adequado e regular, ativa a circulação sanguínea e contribui para a manutenção da massa muscular.
Com o aumento da massa muscular, a pele adapta-se às novas formas do corpo, proporcionando uma aparência mais “esticada”, diminuindo o aspeto da flacidez e mostrando um corpo mais definido.
Assim, se as pernas estão flácidas e com pouca massa muscular, a prática de musculação nos membros inferiores torna-se fundamental. No fina, o objetivo é trabalhar as pernas de forma a ficarem mais fortes e mais definidas.
Aconselhe-se sempre com um profissional de desporto que ajudará a determinar o plano de treino para atingir os seus objetivos mais eficazmente.
Tratamento da flacidez nas pernas: alimentação saudável
O enfraquecimentos dos tecidos pode estar diretamente relacionado com o aumento de peso mas, também, com uma alimentação pobre em nutrientes essenciais para a boa manutenção das fibras da pele.
Assim, a ingestão de alimentos ricos em proteína, antioxidantes e água é fundamental para combater a flacidez.
Veja, abaixo, o que deve adicionar à sua dieta.
- Clara de ovo: é rica em proteínas, principalmente em leucina, que contribui para a manutenção de massa magra.
- Batata-doce: possui baixo índice glicémico e possui vitaminas do complexo B;
- Gelatina (agar-agar): rica em colagénio e com baixas calorias.
- Legumes com folhas verde-escuras: devido ao seu poder antioxidante, evitam o envelhecimento e a perda de elasticidade precoce da pele em todo o corpo.
- Aveia: por conter altas quantidades de silício, que atua na síntese do colagénio.
- Frutos do mar: são ricos em cobre, que também atuam positivamente na absorção do colagénio.
- Frutos vermelhos: são fontes de vitaminas A e C, que atuam contra os radicais livres.
- Carne de frango e peru: é uma proteína magra que auxilia na reconstrução das fibras musculares.
- Quinoa: é rica em proteína, importante na manutenção da massa muscular.
- Suplementos de colagénio.
Evite comer: açúcares, carnes gordas ou com gordura, fritos, bebidas alcoólicas, doces e outros produtos processados.
Tratamento da flacidez nas pernas: hidratação
A água é fundamental para a manutenção da elasticidade da pele e tem um contributo fundamental na sua firmeza. Assim, a ingestão frequente de água ao longo do dia é crucial, devendo perfazer o consumo de, pelo menos, 2 litros.
Quanto aos cremes, optar por produtos com coenzima Q10, colagénio, retinol ou elastina, conciliando com uma correta aplicação e com massagens. Procure a descrição do tipo de massagem a fazer na embalagem do creme mas, caso não encontre essas instruções, efetue movimentos circulares, rápidos e firmes aquando da sua aplicação.
No banho, a água quente ou morna não ajuda a tonificar sua epiderme. Se não conseguir tomar o banho totalmente em água fria, use água morna e, no fim do banho, deixe correr a água totalmente fria.
Tratamento da flacidez nas pernas: tratamentos estéticos
Aliar as práticas que descrevemos com tratamentos estéticos é uma forma eficaz de se obterem resultados mais rápidos e duradouros – através de tecnologias inovadoras e de um acompanhamento profissional, personalizado e adaptado ao seu estilo de vida.
Antes de ser prescrito qualquer tratamento, deve ser realizada uma consulta de avaliação inicial e, após concluído o diagnóstico, é determinado o tratamento mais indicado para ajudar a combater a flacidez nas pernas.
Alguns dos tratamentos que pode realizar para obter um corpo modelado e uma pele firme, sem flacidez e gordura localizada, são:
- Drenagem linfática, o processo é realizado com cremes emolientes e uma massagem revigorante que estimula as regiões próximas aos centros linfáticos do corpo, facilitando a tonificação da pele e a eliminação de impurezas do organismo.
- Radiofrequência Tripolar Cronus, é um tratamento inovador, não invasivo, indolor e eficaz que trata a flacidez nas pernas. Atua simultaneamente nas diferentes camadas da pele, conseguindo obter resultados mais rápidos e mais eficazes.
- Bodyshape, neste tratamento cada sessão tem uma duração de 30 minutos e equivale a 750 abdominais. Sem exercício e de forma indolor, graças à ação em simultâneo de duas tecnologias, o corpo é induzido a queimar gorduras e a tonificar os músculos.
- Powershape combina os seguintes métodos:
- Estimulação mecânica e sucção: uma massagem local profunda que atua como uma drenagem linfática mecânica e elimina a gordura em excesso;
- Radiofrequência tripolar: na camada mais superficial, combate a flacidez ao tonificar os tecidos, na camada mais profunda, aquece as células adiposas, acelera o metabolismo e reduz a percentagem de gordura no organismo;
- Ultrassom convergente de alta penetração: rompe as estruturas das células de gordura, facilitando a sua eliminação através do sistema linfático e das funções naturais do organismo.
Formas de prevenção da flacidez nas pernas
É impossível travar o envelhecimento, mas existem várias práticas que pode fazer para prevenir a flacidez nas pernas, como por exemplo:
- Evitar oscilações bruscas de peso;
- Evitar dietas radicais, opte por um acompanhamento nutricional e físico, de forma a perder peso gradualmente;
- Fazer uma alimentação saudável e evite o consumo de doces, álcool, refrigerantes, fritos e gorduras;
- Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia;
- Aplicar sempre protetor solar com fator de proteção superior a 30 e evite a exposição solar excessiva;
- Fazer exercício físico, no mínimo, 3 vezes por semana;
- Evitar usar roupa demasiado justa, que diminui a circulação sanguínea;
- Evitar permanecer muitas horas sentada.