Share the post "Fim de semana em Lisboa: o que ver, onde ficar e onde comer"
A cidade banhada rio Tejo é o lugar ideal para uma escapadinha. Saiba o que pode fazer num fim de semana em Lisboa, onde pode comer (e muito bem) e onde pode ficar hospedado, a preços aceitáveis.
Lisboa é um amontoado organizado de ruas estreitas e grandes avenidas, ruínas antigas e catedrais de cúpulas brancas que encanta sempre quem a visita, independentemente de ser a primeira ou a décima vez que a visita.
Um fim de semana em Lisboa é notoriamente insuficiente para beber de toda a cultura, de todos os locais encantados, de todas as experiências que a capital portuguesa tem para oferecer.
Descobrir Lisboa num fim de semana
Não faltam bons motivos para visitar Lisboa: da população acolhedora e alegre, à arquitetura, passando pela história, cultura, estilo de vida e, claro, a fabulosa gastronomia. Vamos passear?
1. Praça Marquês de Pombal
Esta é provavelmente uma das praças mais famosas do país, logo um ponto de paragem obrigatória e o ponto de partida perfeito para um fim de semana em Lisboa.
O local ficou bastante afetado após o terramoto de 1755, tendo sido reconstruído – à semelhança do resto da capital, pelo então Ministro do Reino, Marquês de Pombal, que encabeçou a planificação e a reconstrução. Daí o nome bem como a homenagem com a implementação do Monumento a Marquês de Pombal, em 1934.
2. Praça Dom Pedro IV / Rossio
Considerada o coração de Lisboa é por lá que se realizam algumas das iniciativas e eventos mais marcantes da cidade, já desde a época da Inquisição. Percorrê-la é entrar num livro de história e ser totalmente absorvida pela mesma.
3. Rua Augusta
Este é o ponto comercial de excelência da Baixa Lisboeta, com a vantagem de ser totalmente pedonal, o que possibilita caminhar com calma e observar quem passa, os artistas de rua, testemunhar o trabalho dos artesãos e ouvir os pregões dos vendedores ambulantes.
Numa das pontas, recebe o arco da Rua Augusta, de estilo neoclássico e que foi pensado para servir de homenagem a figuras incontornáveis da história de Portugal, como Viriato, Vasco da Gama, Nuno Álvares Pereira e Marquês de Pombal.
4. Castelo de São Jorge
Apanhe o famoso elétrico 28 e vá até ao Castelo para ter uma verdadeira experiência lisboeta e desfrutar de uma das paisagens mais bonitas da cidade. Tal acontece dado que o monumento se localiza na mais alta colina de Lisboa e foi declarado Monumento Nacional em 1910.
5. Elevador da Glória
É um dos elevadores mais famosos da cidade e imortalizado em música pelos Rádio Macau. Sobe 265 metros e liga a Praça dos Restaurados ao Bairro Alto. Foi elaborado pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard.
6. Chiado e Bairro Alto
O final do primeiro dia de um fim de semana em Lisboa deve passar pelo Chiado e Bairro Alto.
O primeiro é um dos locais mais prestigiados de Lisboa, com uma forte componente intelectual, liberal, modernista e também romântica.
O incontornável Bairro Alto é um dos bairros mais típicos, pitorescos e animados de Lisboa, que encanta pelas ruas estreitas e íngremes, cheia de bares, tasquinhas, restaurantes tradicionais e as típicas casas de fado.
7. Mosteiro dos Jerónimos
No segundo dia de um fim de semana em Lisboa, comece por visitar o fabuloso Mosteiro dos Jerónimos, obra da arquitetura Manuelina, cuja construção se iniciou após Vasco da Gama ter regressado da viagem à Índia.
Por lá poderá visitar os túmulos dos reis D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique, Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões, Alexandre Herculano e Fernando Pessoa.
8. Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém
E já que está por Belém, dê uns passinhos rumo ao Tejo, até ao Padrão dos Descobrimentos, erguido em 1940, integrado na Exposição do Mundo Português. É o símbolo da expansão ultramarina portuguesa.
Depois é altura de visitar a Torre de Belém, monumento que, no reinado de Manuel I, funcionava como uma torre de menagem de tradição medieval, onde se dispunham peças de artilharia.
9. Alfama
Quando visitar Lisboa é obrigatório descobrir Alfama, um dos bairros mais típicos da capital que permite conhecer a verdadeira Lisboa: com as ruas sinuosas, becos esguios e escadarias íngremes.
Restaurantes em Lisboa: 5 locais para se deliciar
Claro que deve provar os famosos pastéis de Belém, mas isso não é suficiente para encher a barriga… Então, descubra 5 restaurantes incríveis em Lisboa.
1. Alma
O chef Enrique Sá Pessoa disponibiliza um espaço de cozinha de autor, onde tudo estará preparado ao pormenor para lhe oferecer a melhor experiência. As influências são “a cozinha tradicional portuguesa, as viagens pelo mundo, a paixão pela Ásia e a vida em Lisboa”.
- Morada: Rua Anchieta, nº 15, Chiado
- Contactos: 213 470 650 / [email protected]
- Saiba mais informações sobre este restaurante aqui >>
2. Feitoria
Localizado no Altis Belém Hotel & Spa, o restaurante Feitoria é premiado com uma estrela Michelin e proporciona uma das melhores experiências gastronómicas que irá vivenciar.
- Morada: Doca do Bom Sucesso – 1400-038 Lisboa
- Contactos: 210 400 208 / [email protected]
- Saiba mais informações sobre este restaurante aqui >>
3. A Casa do Bacalhau
Onde antes funcionavam as cavalarias do Palácio do Duque de Lafões, hoje existe um dos melhores restaurantes da capital que tem o bacalhau como rei e senhor. E pode pensar: é só mais um local para comer bacalhau. E nós dizemos que não. É o local onde pode provar 25 maneiras diferentes de desfrutar o bacalhau.
- Morada: Rua do Grilo 54
- Contactos: 218 620 000 / [email protected]
- Saiba mais informações sobre este restaurante aqui >>
4. Adega da Tia Matilde
O nome Adega Tia Matilde serve de homenagem à D. Matilde que, nos anos 20, iniciou uma tasca de bairro onde se faziam deliciosos petiscos.
A lenda e o legado continuam a ser respeitados pelos atuais donos, que fazem deste o local perfeito para petiscar qualquer coisinha.
- Morada: Rua da Beneficência, 77
- Contactos: 217 972 172 / [email protected]
- Saiba mais informações sobre este restaurante aqui >>
5. Água pela Barba
Água Pela Barba tem como objetivo servir petiscos do mar na zona da Bica. Mas se não é grande fã de peixe, não desespere, pois aqui também pode experimentar outras opções igualmente deliciosas.
- Morada: Rua do Almada, n.º 29/31
- Contactos: 21 346 1376
- Saiba mais informações sobre este restaurante aqui >>
Hotéis em Lisboa: 5 exemplos bons e acessíveis
Depois de tanto passeio e boa comida, está na hora do descanso. Temos 5 sugestões para lhe mostrar.
1. Turim Ibéria Hotel
O Turim Iberia Hotel está situado a 5 minutos a pé da Estação de Metro do Campo Pequeno, o que torna bem acessível. Além disso, tem excelentes condições, sem preços exorbitantes.
- Morada: Avenida 5 de Outubro, 160
- Veja toda a informação sobre este alojamento aqui >>
2. Lisbon City Hotel
É um hotel de design urbano, algo bem visível no átrio onde existem várias fotografias que representam os locais de maior interesse de Lisboa.
Localiza-se a apenas 100 metros da Estação de Metro dos Anjos.
- Morada: Almirante Reis No. 49
- Veja toda a informação sobre este alojamento aqui >>
3. Hotel Travel Park Lisboa
O Hotel Travel Park Lisboa está bem localizado no centro de Lisboa é uma excelente opção para quando visitar esta cidade, onde não faltam aspetos que tornarão qualquer alojamento numa estadia memorável.
- Morada: Avenida Almirante Reis 64, Arroios
- Veja toda a informação sobre este alojamento aqui >>
4. Hotel Alif Campo Pequeno
O Hotel Alif Campo Pequeno foi fundado em 1992, porém mantém-se sempre atualizado, para proporcionar conforto e qualidade a todos aqueles que o visitam.
Como está bem perto do Campo Pequeno, beneficia de grande facilidade de acesso a transporte públicos.
- Morada: Campo Pequeno, 51
- Veja toda a informação sobre este alojamento aqui >>
5. Hotel Excelsior
Perto da Praça Marquês de Pombal encontra-se o Hotel Exclesior, que oferece aos hóspedes uma proposta acolhedora para a estadia nesta bonita cidade.
As vistas são incríveis e poderão conhecer vários pontos turísticos a pé.
- Morada: Rua Rodrigues Sampaio 172, Santo António
- Veja toda a informação sobre este alojamento aqui >>