O figo é um fruto doce, largamente apreciado e com vários benefícios associados ao seu consumo.
Se consome figos regularmente, fique a conhecer a sua composição nutricional e por que razão deve incluir figos na sua alimentação.
Composição nutricional dos figos
De baixo valor calórico e sem gordura, revela-se uma opção viável para os seus lanches e snacks, ainda que com modração: é um fruto com açúcar e pessoas com diabetes devem respeitar as porções recomendadas. Na dúvida, consulte sempre um nutricionista.
O figo pode ser consumido fresco ou desidratado, no entanto, se optar por esta última verão, certifique-se que não tem adição de açúcar.
Além de ricos em fibra, os figos possuem um valor considerável de antioxidantes: compostos que protegem as suas células da ação de radicais livres e que previnem o aparecimento de diversas doenças e do envelhecimento precoce.
Quanto a vitaminas e minerais, destacam-se:
Composição nutricional dos figos:
Por cada 100g, os figos contêm:
- Valor energético: 74 kcal
- Proteína: 2,5g
- Hidratos de carbono: 19g, dos quais 19g são açúcares
- Fibra: 3g de fibra.
A porção recomendada é de 1 figo médio ou 2 pequenos.
Como consumir este fruto?
Pode consumir na sua forma natural, desidratado, adicionado ao iogurte, em sumos ou na forma de compotas – poderá fazer em casa sem adição de açúcar.
Benefícios dos figos
Estudos têm demonstrado que o consumo de figos tem benefícios nas seguintes situações clínicas:
- Obstipação – devido à presença de fibra em boa quantidade.
- Alterações no cabelo – devido ao teor de zinco e cobre.
- Problemas de pele como psoríase, eczema e vitiligo.
- Diabetes – a partir do extrato da planta, revelando-se vantajoso na melhoria dos sintomas e na sensibilidade à insulina.
Nota importante
Tome especial cuidado se toma medicação anti-coagulante e consome figo desidratado. Informe-se com o seu médico, de forma a que não consuma alimentos com vitamina k em excesso.