Quem acha que ir de férias com crianças é para descansar? “Ah, vou relaxar nestas férias” esta frase é pensada e desejada por pais e mães, mas rapidamente ambos acabam por ver as suas preces irem por água abaixo – quase que literalmente.
Passar férias com filhos mais pequenos, exige dos pais uma boa preparação física.
Para quem tem rapazes, serão uns exigentes jogos de futebol, onde a bola parece que a cada chuto vai parar mais longe. Ora, então se juntarmos a grande facilidade em fazer amigos da bola e organizarem um encontro de filhos contra pais. Esqueçam, vão ter de correr atrás dos mais pequenos.
Para quem tem meninas, preparem-se para irem umas dezenas de vezes encher o balde com água do mar ou então, na piscina, servimos de rampa de lançamento para uns valentes mergulhos.
Para os pais, as férias são sinónimo de relaxamento, sem dúvida. Um relaxamento em atividade, podemos dizer. Eu já não desejo descansar, opto por me deixar ir nas brincadeiras, ser criança, meter-me no meio delas e tentar manter o ritmo.
Claro que o Pai precisa de descansar e essa é a regra número um. As crianças devem aprender a respeitar o ritmos dos Pais. Eu sei que normalmente somos nós que nos adaptamos, mas elas têm de perceber que somos feitos de pele e osso, somos humanos e precisamos de descansar.
Além do descanso, as férias servem também para namorar e os Pais também precisam de terem os seus momentos. Todos temos de ser felizes nas férias, embora haja a tendência para nos concentramos nas crianças. Os Pais também têm esse direito.
Pais e Mães, cansem-se muito nas férias, mas não se esqueçam que vocês também estão de férias!
Um texto d’O melhor Pai do Mundo.