A feijoada é um prato muito saboroso, aromático e saciante, ideal para almoços, já que ao jantar se torna uma refeição mais pesada. As preparações comuns são feitas à base de feijão com caldo e ingredientes tais como carne suína e temperos. Mas nestas receitas de feijoada vegan que vai ver a seguir, a carne é substituída por deliciosas opções vegetais, o que faz com que a receita fique mais leve, porém, igualmente nutritiva.
3 receitas de feijoada vegan a experimentar
1. Feijoada vegan com tofu à brasileira
A feijoada ao estilo brasileiro é diferente porque é feita com feijão cru, não leva vinho branco nem tomates ou extrato de tomates.
– Ingredientes –
- 500 g de feijão vermelho (ou outro)
- 1 cenoura grande
- 2 batatas grandes
- 1 pimentão vermelho grande
- Azeitonas verdes a gosto
- 2 folhas de louro
- 5 dentes de alho
- 1 cebola grande
- 250 g de tofu firme
- Salsa e cebolinhos picados a gosto
- Óleo para refogar
- Sal a gosto
- Água o quanto baste
- Paprika, caril, pimenta preta e cominho em pó a gosto
– Modo de preparação –
- Picar o alho e a cebola, colocar para dourar numa panela grande com um pouco de óleo (uma colher de sopa mais ou menos).
- Escorrer a água ao feijão que foi deixado previamente a demolhar durante 8 horas.
- Lavar rapidamente o feijão e, assim que a cebola e o alho estiverem douradinhos, acrescentar o feijão e misturar bem.
- Adicionar água à panela até cobrir por completo o feijão e passar 3 dedos. Colocar duas folhas de louro na panela, tapar e deixar cozinhar em lume alto.
- Enquanto o feijão está a cozer, picar os outros ingredientes que serão acrescentados depois. Lavar bem a cenoura, as batatas, a salsa e os cebolinhos.
- Começar a preparação do tofu: cortar em cubinhos não muito pequenos e colocar os pedacinhos mergulhados numa água temperada com caril, paprika, sal, pimenta ou qualquer outro tempero da sua preferência. O tofu será o último ingrediente a ser misturado à feijoada, mas deve ficar de molho para absorver o tempero.
- Picar a cenoura e as batatas em pedaços não muito pequenos e nem muito grandes. Picar o pimentão em tiras e depois reduzir para tiras mais pequenas. Descaroçar as azeitonas e deixar em pedaços grandes.
- O feijão precisará de mais água para cozer. Quando a água reduzir a ponto de ficar perto do mesmo nível que os grãos, adicionar mais água.
- Depois de 30 minutos de cozedura, com a panela fechada e lume alto (tendo provavelmente adicionado mais água durante esse tempo), colocar as cenouras e, passado mais 15 minutos, colocar as batatas.
- Provar para ver se o feijão está a ficar macio. Aos 50 minutos aproximadamente o feijão já deve estar quase macio. É hora de adicionar os temperos. Colocar todos os temperos em pó que desejar.
- Ir adicionando mais água conforme precisar de tempo para que o feijão fique macio. Quando o feijão estiver totalmente macio, adicionar o pimentão e as azeitonas, misturar, provar os temperos e ajustar o sal.
- Reduzir o fogo e adicionar os cubinhos de tofu. Caso o caldo esteja bem líquido, deixar cozinhar destapado em lume baixo até engrossar um pouco. Desligar o lume, acrescentar a salsa e os cebolinhos e misturar para servir.
2. Feijoada vegan prática sem tofu
Se não quiser adicionar o tofu às receitas de feijoada vegan, uma sugestão como esta, mais simples é o ideal.
– Ingredientes –
- 1 cebola picada
- 3 cenouras em rodelas
- 1 courgete em cubos
- 200 g de cogumelos frescos laminados
- 400 g de feijão vermelho cozido
- 1 lata grande de tomate pelado
- 2 copos de vinho branco
- Sal e pimenta grosso q.b.
- Coentros frescos q.b.
- 1 fio de azeite
- 1/2 malagueta picada
– Modo de preparação –
- Num tacho, em lume brando, colocar um fio de azeite e deixar aquecer.
- Adicionar a cebola picada e deixar refogar até a cebola ficar transparente.
- Adicionar a cenoura e a courgete.
- Juntar o vinho branco e deixar cozinhar em lume médio por 10 minutos. Adicionar polpa de tomate. Tapar o tacho e deixar cozinhar durante 10 minutos.
- Juntar o feijão e os cogumelos ao tacho. Temperar com sal, pimenta a malagueta e coentros a gosto.
- Tapar a panela e deixar cozinhar por 20 minutos. Destapar o tacho e deixar o molho apurar por 10 minutos. Provar o molho e adicionar mais temperos se necessário.
3. Feijoada vegan de cogumelos
Esta receita serve 3 pessoas, é barata, fácil de preparar, fica pronta em cerca de 40 minutos e é uma ideia cheia de sabor.
– Ingredientes –
- 2 chávenas de feijão encarnado cozido
- 2 chávenas de cogumelos brancos
- 4 folhas médias de couve lombarda
- 1 cenoura grande
- 1 tomate maduro
- 1 cebola média
- 1 pimento vermelho pequeno
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 1 colher de sopa de pasta de tomate
- 1 colher de chá de cominhos
- 1 colher de chá de paprika (opcional)
- 1 pitada de flor de sal (opcional)
- Coentros frescos picados a gosto
- Água ou caldo de legumes caseiro para cozinhar
– Modo de preparação –
- Picar a cebola e o pimento e colocar num tacho anti-aderente juntamente com a folha de louro e com 2 colheres de sopa de água ou caldo de legumes.
- Colocar sobre lume médio-baixo e cozinhar até a cebola ficar translúcida, mexendo frequentemente e adicionando mais líquido sempre que necessário.
- Quando a cebola estiver translúcida, adicionar o alho picado e continuar a cozinhar por mais 2-3 minutos, mexendo frequentemente.
- Adicionar as especiarias e mexer para incorporar. Deixar tostar durante cerca de 1-2 minutos para libertar os sabores.
- Adicionar o tomate picado e cozinhar durante uns 5 minutos para amolecer e reduzir, mexendo ocasionalmente.
- Quando o tomate tiver amolecido, adicionar a pasta de tomate e mexer para incorporar. Adicionar um pouco mais de líquido se necessário.
- Adicionar a cenoura cortada às meias-luas, os cogumelos cortados em metades e as folhas de couve lombarda cortadas às tiras. Deixar cozinhar durante cerca de 1-2 minutos, mexendo frequentemente.
- Adicionar o feijão encarnado cozido e 1 a 2 chávenas de água ou caldo de legumes. Mexer e tapar o tacho. Deixar cozinhar durante cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Quando a cenoura e a couve estiverem tenras, corrigir os temperos da feijoada e retirar do lume. Servir guarnecida com coentros frescos picados.
> As receitas presentes neste artigo foram adaptadas das páginas Jornada Vegana, A Cozinha da Avó Maria e Just Natural Please, respetivamente.