Isenta de glúten, fonte de proteína vegetal, alimento com baixo teor de hidratos de carbono, rica em fibra. Estes são alguns dos muitos atributos que estão a transportar a farinha de tremoço para a ribalta da alimentação saudável.
Proveniente do tremoço, um dos aperitivos mais apreciados nas esplanadas portuguesas, esta farinha é uma das melhores alternativas à farinha de trigo para quem não pode / quer consumir esta última, sendo também bastante versátil.
O tremoço é a semente contida na vagem do fruto da planta chamada “tremoceiro”, cuja floração ocorre entre a primavera e o verão (1).
Propriedades Nutricionais do tremoço
O tremoço pertence ao grupo das leguminosas, à semelhança das ervilhas, do grão-de-bico e do feijão, sendo, por isso, um alimento muito interessante do ponto de vista nutricional.
De facto, é uma fonte de hidratos de carbono de baixo índice glicémico, proteína, fibras e minerais, apresentando também um valor energético relativamente baixo.
Contudo, o tremoço em natureza apresenta um aminoácido e alcaloides neurotóxicos que lhe conferem um sabor amargo. Estes são eliminados depois de cozidos, devendo a água da cozedura ser mudada durante vários dias até perderem o seu sabor amargo original. Só a partir desse momento estão aptos para consumo e para produção da farinha (1).
Farinha de Tremoço – Composição Nutricional
- Valor energético – 360Kcal
- Proteína – 40g
- Hidratos de Carbono – 9g
- Lípidos – 12g
- Dos quais saturados – 1,5g
- Fibra – 17g
Benefícios da farinha de tremoço
Auxilia no emagrecimento
A fibra presente na farinha de tremoço ajuda na regulação do apetite e no funcionamento do trânsito intestinal, ajudando a controlar mais facilmente o peso.
Além disso, o seu teor em proteína permite que seja utilizado como substituto de outras fontes proteicas com maior valor energético, ajuda também na regulação do apetite e na manutenção da massa muscular, a qual influencia diretamente o metabolismo basal, promovendo um maior gasto energético.
Por último, derivado do seu baixo teor em hidratos de carbono, pode ser uma boa alternativa à farinha de trigo em receitas saudáveis como panquecas, bolos proteicos, crepes, entre outros (2).
Apto para celíacos e alimento de fácil digestão
Como já referido, pelo facto de não conter glúten, é um alimento que permite diversificar a alimentação de quem sofre de doença celíaca.
Além disso, e sendo o glúten uma proteína de digestão mais difícil, a sua ausência neste alimento facilita a sua digestibilidade (1).
Promove a saúde intestinal
A farinha de tremoço funciona como um alimento prebiótico, visto que promove o crescimento e desenvolvimento de bactérias benéficas no intestino e o equilíbrio entre agentes benéficos e agentes patogénicos na flora intestinal.
Desta forma, ao promover uma flora intestinal saudável, a farinha de tremoço potencia vários outros benefícios para a saúde como reforço imunológico, síntese de vitaminas e redução da inflamação (2, 3).
Proteção contra doenças cardiovasculares
Pelo facto de apresentar elevado teor de fibra, a farinha de tremoço e o tremoço em si ajudam a controlar a absorção e excreção do colesterol, ajudando a regular os seus níveis no sangue e a prevenir doenças cardiovasculares (2, 3).
Farinha de tremoço: utilizações e onde comprar?
A farinha de tremoço pode ser utilizada em receitas de massas, pães e bolos como substituto de outro tipo de farinhas, nomeadamente a de trigo, assim como na sopa como substituto da batata.
No caso do pão, convém apenas substituir uma parte da farinha convencional por farinha de tremoço, de modo a não comprometer a textura e consistência da preparação, isto porque a farinha de tremoço não tem as mesmas propriedades elásticas da farinha de trigo.
Pode também utilizar este alimento em batidos e sumos como forma de melhorar a sua textura e aumentar o seu valor energético.
Por último, pode ainda utilizar na preparação de hambúrgueres vegetarianos ou não, para lhes conferir melhor textura e consistência (3).
A farinha de tremoço pode ser encontrada à venda na grande maioria dos hipermercados e lojas dietéticas, custando cerca de 2,50-3,00€ / 300g.
- Direção Geral da Saúde. “Os tremoços e a saúde”. Disponível em: https://nutrimento.pt/noticias/os-tremocos-e-a-saude/
- “HEALTH BENEFITS”. Disponível em: http://www.lupinfoods.com.au/health-benefits/
- Villarino, C.B. et al, 2016. “Nutritional, Health, and Technological Functionality of Lupin Flour Addition to Bread and Other Baked Products: Benefits and Challenges”. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25675266