A farinha de grão-de-bico é um tipo de farinha feita a partir do grão-de-bico seco. A farinha de grão-de-bico pode ser encontrada nos mercados asiáticos e do Oriente Médio, mas também é possível fazer a sua própria em casa.
Da mesma forma que o grão-de-bico inteiro, a farinha apresenta diversos benefícios nutricionais e pode ser utilizada como alternativa à farinha tradicional de trigo para a confeção de bolos, massas, tortas e quiches, por exemplo.
Continue a ler este artigo para descobrir as suas propriedades, assim a fazer em casa.
Informação nutricional da farinha de grão-de-bico
Tal como o grão-de-bico por si, a farinha está cheia de nutrientes. Por cada 100g deste alimento, obtém-se:
- Emergia: 368 kcal
- Proteínas: 23g
- Hidratos de carbono: 58g
- Fibras: 12g
- Gorduras: 7g
- Ferro: 5mg
- Cálcio: 45mg
Benefícios da farinha de grão-de-bico para a saúde
1. Boa fonte de fibras
O grão-de-bico é uma excelente fonte alimentar de fibra, fazendo com que a farinha seja igualmente uma boa fonte, mais especificamente cerca de 12g por cada 100g. Esta é uma vantagem relativamente às farinhas refinadas, que são normalmente escassas em nutrientes e têm um baixo teor de fibra.
2. Ajuda a melhorar a saúde do coração
As leguminosas são alimentos bastante nutritivos que são conhecidos por ajudarem a regular os níveis de colesterol, reduzir a hipertensão arterial e proteger contra doenças cardiovasculares.
3. Estabiliza a glicemia e ajuda a prevenir diabetes
Enquanto as farinhas refinadas podem elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue e levar a picos de energia, a farinha de grão-de-bico possui hidratos de carbono complexos que o organismo utiliza de forma mais lenta, não afetando os níveis de glicose nem criando picos de energia.
4. Pode ajudar na perda de peso
Alimentos ricos em fibras, como o grão-de-bico ou outras leguminosas, são altamente nutritivos mas não são altamente calóricos.
A farinha de grão-de-bico é um alimento rico em fibras e proteína, o que ajuda a que a pessoa se sinta saciada durante mais tempo. Quando o objetivo é perda de peso, a ingestão deste alimento é uma mais-valia.
5. Diminui a inflamação e melhora o sistema imunitário
O grão-de-bico também pode beneficiar o sistema digestivo e melhorar a imunidade, contrariando a acidez de uma dieta mais debilitada.
Num estado mais alcalino, o corpo é capaz de permanecer em homeostasia, combater a inflamação e impedir que as células cancerígenas proliferem.
6. Sem glúten e bom para a digestão
Este tipo de farinha não possui trigo, centeio, cevada ou outros cereais contaminados, pelo que é livre de glúten.
A maioria das pessoas pode beneficiar de uma dieta livre de glúten devido aos seus efeitos negativos no intestino, digestão e respostas imunes, sendo elas sensíveis ou alérgicas ao glúten ou não.
Como fazer farinha de grão-de-bico em casa?
Esta versátil farinha pode ser facilmente feita em casa. É muito fácil de se fazer e não demora muito tempo.
– Ingredientes –
- 500g de grão-de-bico seco
- Água
– Modo de preparação –
- Colocar o grão-de-bico num recipiente e cobrir com água. Deixar de molho entre 8 a 12 horas.
- Após esse período, escorrer a água e espalhar os grãos-de-bico sobre um pano limpo, para ajudar a retirar o excesso de água.
- De seguida, espalhar os grãos-de-bico numa assadeira e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, deixando assar durante cerca de 40 minutos ou até os grãos ficarem dourados. Mexer de vez em quando para não queimar.
- Retirar do forno e deixar arrefecer.
- Quando os grãos estiverem frios, colocar no liquidificador e desfazer até ficar em pó/farinha.
- Passar a farinha por uma peneira e levar novamente ao forno durante 15 minutos para secar totalmente. Mexer de 5 em 5 minutos.
- Esperar, deixar arrefecer e colocar num frasco de vidro bem fechado.
- Guardar para utilização futura.