A banana é um alimento muito completo, barato e fácil de ser encontrado.
Como é praticamente impossível comer essa fruta verde, uma alternativa interessante é fazer a farinha de banana.
Descubra mais sobre esta nova farinha!
Porque utilizar a banana verde?
A banana, quando verde, pode ter entre 55 e 93% do seu amido na forma resistente, um tipo de hidratos de carbono mais saudável para o organismo e responsável pela maior parte dos benefícios da farinha de banana.
Benefícios da utilização da banana verde:
- Amido resistente apenas digerido no intestino – não é convertido em glicose (açúcar);
- Menos frutose (açúcar da fruta) que a banana madura;
- Isenta de gordura;
- Menos calórica que a banana madura;
- Mais fibras que a banana madura;
- Menos hidratos de carbono que a banana madura.
Benefícios da farinha de banana
A farinha de banana, apesar do processamento, mantém os principais nutrientes e características nutricionais da banana verde.
Aqui, tem a sua composição nutricional, por 100g:
- Energia: 346 Kcal;
- Lípidos: 0g;
- Hidratos de carbono: 81.5g, dos quais 73.6g são açúcares;
- Fibra: 7.7g;
- Proteínas: 4g;
- Sal: 0.05g.
1. Prolonga a saciedade
A banana verde e a sua farinha são ricas no amido resistente, componente que retarda a digestão e ajuda a controlar a fome e a prolongar a sensação de saciedade.
A digestão do amido resistente presente na farinha de banana dá-se no intestino. Na verdade, o processo não é propriamente uma digestão, mas sim uma fermentação.
Essa fermentação é feita pelas bactérias que existem no intestino, e quando estas atuam sobre o amido resistente, liberam várias substâncias que são benéficas para o intestino e o corpo em geral.
2. Diminui o risco de diabetes
A insulina é a hormona que transporta o açúcar da corrente sanguínea para as células, onde este pode ser utilizado como fonte de energia. Portanto, quanto mais hidratos de carbono e açúcar forem ingeridos, maior a produção dessa substância no organismo.
Quando existe, com frequência, uma grande produção de insulina no corpo, fruto de uma ingestão exagerada de hidratos de carbono e açúcares, o organismo torna-se resistente à insulina e surge a diabetes.
Adicionalmente, a presença de insulina em grande quantidade aumenta o armazenamento de gordura no corpo, resultando assim num ganho de peso.
O amido resistente ajuda a evitar o excesso de produção de insulina pelo pâncreas, já que sua digestão não resulta na libertação de glicose na corrente sanguínea (quanto menos glicose for liberada durante o processo de digestão, menos insulina será produzida pelo pâncreas e menos risco de diabetes, lembra-se?).
Por ser capaz de evitar os picos glicémicos e o aumento dos níveis de insulina, a farinha de banana pode ser considerada um alimento que ajuda a diminuir o risco de diabetes.
3. Favorece o funcionamento gastrointestinal
O amido resistente também tem algumas semelhanças com as fibras, visto que não é digerido no estômago, mas apenas no intestino.
Assim, o amido resistente atua no processo fermentativo no intestino, através da ação das bactérias probióticas da flora intestinal.
Este processo ajuda o desenvolvimento das bactérias benéficas, em detrimento dos microorganismos com efeitos negativos para nossa saúde.
Como resultado, existe uma melhor absorção de nutrientes essenciais, o que dá ao corpo tudo que necessita para funcionar corretamente.
4. Evita a obstipação
Este efeito positivo no intestino provém da sinergia de atuação entre o amido resistente e as fibras.
A presença destes dois componentes da farinha de banana gera um aumento do bolo fecal e uma facilitação da sua saída, contribuindo assim para um melhor trânsito intestinal.
5. Reforça a imunidade
É no intestino que são produzidas cerca de 60% das imunoglobinas, as células de defesa do nosso corpo. Deste modo, quando o intestino funciona bem, o corpo está mais protegido.
Estudos demostraram também que o consumo de farinha de banana pode levar à produção de ácidos gordos de cadeia curta no intestino. Quando estes estão em falta, é mais fácil para as bactérias nocivas da microbiota intestinal deslocarem-se para a corrente sanguínea, aumentando a probabilidade de infeções.
Deste modo, a farinha de banana ajuda a reforçar a imunidade pois, ao melhorar o funcionamento do intestino, esta farinha otimiza as defesas naturais do organismo, evitando o surgimento de doenças.
6. Combate a tristeza e depressão
Devido à presença de potássio, fibras, minerais, vitaminas B1, B6 e betacaroteno, é possível dizer que a farinha de banana pode ajudar no combate contra a depressão.
A vitamina B6, por exemplo, promove a síntese da serotonina, hormona responsável pela sensação de bem-estar.
7. Diminui o colesterol
Assim como o envio da glicose para a corrente sanguínea se torna mais lento com a ingestão de farinha de banana, o mesmo acontece com o colesterol.
A presença de fibras e de ácidos gordos de cadeia curta, leva a que haja uma diminuição da absorção do colesterol LDL (o colesterol “mau”), sendo que este se une ao bolo fecal e é eliminado do corpo em conjunto com este.
Excesso de colesterol LDL leva à acumulação de placas de gordura nas artérias, entupindo-as e levando a aterosclerose. Este processo aumenta a probabilidade de enfarte de miocárdio ou AVC, se o bloqueio ocorrer perto do coração ou cérebro, respetivamente.
Quantidade recomendada de farinha de banana diariamente
A quantidade diária de farinha de banana aconselhada é de até duas colheres de sopa por dia, o que equivale a 30g aproximadamente.
Onde comprar farinha de banana
A farinha de banana verde pode ser encontrada em supermercados, lojas de produtos naturais ou mesmo comprada em lojas online. Porém, procure sempre comprar marcas e locais de confiança.
Nas lojas Celeiro, a farinha de banana da Iswari custa 4,72€ por uma embalagem de 125g.
Como fazer a farinha de banana em casa?
Como as farinhas prontas podem conter conservantes e corantes, a farinha de banana também pode ser feita em casa.
Aqui estão os passos:
- Escalde as bananas verdes com casca em água a ferver, durante dois minutos;
- Tire-as da água, descasque-as, dispense a casca e corte as bananas em tiras;
- Coloque essas tiras numa forma antiaderente, dispostas lado a lado;
- Leve ao forno com uma temperatura baixa e deixe torrar até ficarem endurecidas e quebradiças, mas sem ter um aspeto de queimado;
- Coloque as tiras no processador até ter uma farinha e passe por uma peneira fina;
- Guarde a farinha num local seco e arejado até 1 ou 2 semanas.
Riscos e contra-indicações
Não existe contra-indicações ao consumo da farinha de banana, a não ser que tenha alergia a algum componente da banana.
Se optar por um produto industrializado veja o rótulo para garantir que não contém corantes ou outros aditivos alimentares.
Não se esqueça que a ingestão de farinha de banana em excesso ou sem a ingestão de bastante água pode levar a gases e obstipação. Beba muita água.
Como consumir a farinha de banana
O ideal é consumir a farinha em conjunto com outros alimentos. Esta pode ser misturada com sumos, sopas, laticínios ou batidos e adicionada à massa de bolos, bolachas ou panquecas.
2 Receitas com farinha de banana
1. Bolo de banana verde
– Ingredientes –
- 1 chávena de bebida de amêndoa
- 1/2 chávena de óleo de girassol
- 1 colher de sopa de sementes de linhaça
- 1 colher de sopa de vinagre branco ou de maçã
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó magro
- 1 chávena de açúcar mascavado
- 1 chávena de farinha de banana verde
- 1 colher de sopa de fermento em pó
– Modo de preparação –
- No liquidificador, misture o leite vegetal com o óleo, o vinagre, as sementes de linhaça e o chocolate em pó.
- Acrescente o açúcar mascavado e a farinha de banana verde e envolva bem.
- Adicione e misture o fermento em pó.
- Leve ao forno durante cerca de 30 minutos numa temperatura médio-baixa (pré-aquecido).
2. Tarte Salgada com Farinha de Banana Verde
– Ingredientes –
- 5 ovos grandes
- 2/3 de chávena de óleo
- 3 chávenas de leite
- 3 colheres de sopa de queijo ralado
- 2 chávenas de farinha de trigo
- 1 chávena de farinha de banana
- Sal e pimenta a gosto
- 1 e 1/2 colher de sopa de fermento em pó
– Modo de preparação –
- No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o leite e o queijo ralado
- Misture bem até ficar tudo homogéneo.
- Adicione a farinha de trigo e a farinha de banana aos poucos, enquanto liga e desliga o liquidificador até acrescentar as farinhas por completo
- Acrescente o fermento e envolva a massa.
- Coloque metade da massa numa assadeira untada e adicione um recheio à sua escolha (legumes, frango, camarão,…) e cubra com a outra metade da massa.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante 40 minutos.
- Se quiser, pode polvilhar o topo da tarde com sementes de chia, linhaça, ou outra.
- Sirva fria ou quente.