A aveia tem recebido um grande destaque pelo seu valor nutricional e benefícios que apresenta para a saúde. Os elogios estendem-se às diversas formas de apresentação deste cereal, nomeadamente ao farelo de aveia.
Chama-se farelo de aveia à película externa que reveste o grão de aveia. É esta capa exterior que concentra toda a sua riqueza em fibra solúvel e insolúvel, vitaminas, minerais e enzimas e faz de si um dos alimentos mais aconselhados pelos nutricionistas.
Aliado na perda de peso
A aveia é um cereal rico em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras. O farelo de aveia tem as mesmas propriedades, mas apresenta uma maior concentração de fibras, principalmente fibras solúveis beta-glucanas, que ajudam a promover a sensação de saciedade, facilitam a digestão e auxiliam na absorção de alguns nutrientes.
Estas fibras, quando em contato com a água, formam um tipo de gel dentro do sistema digestivo, gerando a sensação de estômago cheio, diminuindo a fome e prolongando a sensação de saciedade por muito mais tempo. Essa saciedade leva também à diminuição da ingestão de outros alimentos nas horas seguintes.
Evita a acumulação de gordura abdominal
Mas os seus benefícios para a regulação do peso e do apetite não ficam por aqui.
O farelo de aveia impede que parte da gordura e açúcares ingeridos com a comida sejam assimilados no estômago, o que representa um menor número de calorias consumidas.
Para além disso, as fibras contidas no farelo de aveia ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Sendo um hidrato de carbono complexo, o farelo de aveia permite controlar a formação de picos de insulina, o que ajuda a prevenir a diabetes e ajuda a controlar o depósito de tecido adiposo na região abdominal.
Benefícios para toda a saúde
O farelo de aveia é um alimento altamente benéfico. Além dos benefícios relacionados com o emagrecimento, o seu consumo apresenta ainda as seguintes vantagens para a saúde:
- Ajuda a baixar os níveis de colesterol porque diminui a absorção do chamado mau colesterol.
- Regula o intestino, evitando a prisão de ventre.
- Diminui a absorção do açúcar no sangue, beneficiando os diabéticos e a perda de peso.
- Controla a pressão arterial.
- Auxilia na defesa do organismo ao estimular as bactérias do intestino.
- Reduz a possibilidade de cancro no cólon porque impede a proliferação de células cancerígenas nesta zona.
Sabe qual a quantidade recomendada?
De todas as formas de apresentação da aveia – farelo, flocos e farinha –, o farelo é a opção mais nutritiva e a que mais ajuda na perda de peso. Para que possa usufruir dos seus benefícios, os nutricionistas recomendam o consumo de 15 a 30 gramas por dia, o que equivale a uma ou duas colheres de sopa. E lembre-se de ingerir também entre 1,5 e 2 litros ao dia para que as fibras façam efeito.
O farelo de aveia pode ser consumido juntamente com fruta, misturado em sumos, iogurtes, massa de bolos, panquecas ou, por exemplo, biscoitos.
No entanto, apesar de todos os benefícios que o consumo de farelo de aveia proporciona, este é um alimento que não deve ser consumido por celíacos, pois contém glúten.
Veja também:
- 4 Receitas com aveia para pequenos almoços e lanches saudáveis
- Flocos de aveia: refeições pré-treino
- 6 Receitas de papas de aveia
- Farinha de aveia: receitas nutritivas
- Aveia: propriedades e vantagens no seu consumo
- Overnight oats: uma tendência prática e saudável
- Overnight oats: receitas simples, práticas e saudáveis