O rosto é formado por 50 músculos diferentes, que raramente são usados. A juntar a esse facto, a força do tempo e a falta de cuidados diários, contribuem para aumentar a flacidez, diminuir a luminosidade e a firmeza da pele. É, por isso, muito importante que realizar alguns exercícios para tonificar o rosto, de forma a estimular a circulação sanguínea, mantendo assim os níveis de oxigénio e de nutrientes em todas as células dos músculos e da pele.
Uma pele firme, brilhante, saudável e sem rugas é o resultado.
8 exercícios importantes para tonificar o rosto
Para se sentir bonita precisa de se sentir bem com o seu rosto e, com o passar dos anos, é normal que a pele não se mantenha jovem, firme e luminosa como na flor da idade. Por isso mesmo, e antes de “sentir na pele”, deve tomar algumas precauções desde cedo.
São 8 os exercícios que lhe vamos apresentar e que ajudam a tonificar o rosto e atenuar as rugas, sejam as mais marcadas ou as chamadas “rugas de expressão”.
Comece por se colocar confortável, com a pele limpa e aplique um creme hidratante para que os exercícios se tornem mais confortáveis também.
Triângulo
Pode parecer estranho, mas acredite que se o fizer frequentemente, vai reduzir significativamente certas linhas de expressão na zona das pálpebras. Vamos então explicar.
– Execução –
- Comece por formar um triângulo com cada uma das suas mãos, utilizando os dedos indicador e polegar.
- Em seguida, coloque o dedo indicador na sobrancelha, o polegar na maça do rosto e abra os seus olhos o máximo que conseguir, durante três segundos, pressionando com os dedos.
- Feche os olhos durante 3 segundos sentindo a tensão nas pálpebras. Faça em simultâneo dos dois lados do rosto e repita 10 vezes.
- No final feche os olhos, relaxe e massaje com os dedos essas zonas do rosto.
Sorrir
Este é um dos mais fáceis porque implica fazer aquilo que todos nós mais gostamos. Sorrir. Então vamos lá.
– Execução –
- Comece por mostrar os dentes com o seu maior sorriso e pressione o queixo com o dedo indicador.
- De seguida, empurre os lábios, juntos, para a frente o mais que conseguir durante 10 segundos e volte à posição inicial. Repita 15 a 20 vezes e descanse.
- Finalize este exercícios fazendo pequenas batidas com as pontas dos dedos desde a base do rosto até a testa.
Peixe-balão
Este exercício é ideal para o caso de já ter algumas rugas, mesmo que de expressão, marcadas na zona da bochecha e dos lábios.
– Execução –
- Comece por fechar a boca e encher a boca de ar, como se estivesse mesmo a encher um balão, mas sem deixar sair o ar.
- Mantenha o ar durante 5 segundos e expire profundamente. Repita 5 vezes e descanse.
Bochechas firmes
Se no exercício anterior, a ideia era encher a boca de ar de forma a deixar as bochechas o mais esticadas possível, neste exercício vamos fazer exatamente o contrário.
– Execução –
- Sugue as bochechas para dentro da boca, retirando todo o ar que conseguir, durante 10 segundos.
- De seguida inspire e expire profundamente e repita mais 5 vezes.
Espelho meu
Tal como a Branca de neve, foque o seu olhar num espelho.
– Execução –
- Depois de focar o olhar no espelho, comece a realizar o maior número de caretas, piscadelas e movimentos que conseguir tentando mexer todos os músculos que tiver no seu rosto, mesmo aqueles que não sabia que existiam.
Parece um exercício divertido e estranho, mas vai conseguir trabalhar um bocadinho de todos os músculos do seu rosto.
Olhos de chinês
– Execução –
- Focando-se novamente nas pálpebras, coloque os dois polegares na abertura dos olhos e puxe-os para trás, de forma a ficar com olhos de chinês.
- Pisque-os durante 15 segundos e descanse 1 minuto.
- Repita este exercício 5 vezes.
Boca
A pele que rodeia a nossa boca é uma das zonas mais sensíveis do rosto e onde se notam, desde muito cedo, certas rugas de expressão.
– Execução –
- Coloque os polegares nos cantos exteriores dos seus lábios e os indicadores, no mesmo sítio, no entanto do lado de dentro da boca.
- Tente formar a letra “O” com a boca enquanto aplica uma certa pressão de dentro para fora com os dedos e com os lábios.
Queixo
Por fim, a nossa última dica de exercícios para tonificar o rosto fica logo abaixo dele – no pescoço.
O pescoço também é um dos principais alvos quando se fala de exercícios para tonificar o rosto, uma vez que é um dos grande reveladores da idade.
– Execução –
- Com o queixo elevado, estique o mais que conseguir o lábio inferior para cima, durante 5 segundos, e de seguida para baixo, mais 5 segundos.
- Descanse e repita 10 vezes.
Principais benefícios dos exercícios para tonificar o rosto
Os principais benefícios destes exercícios para tonificar o rosto são:
- Fortalecer os músculos;
- Reduzir, ou atrasar, o aparecimento de rugas;
- Aumentar a circulação sanguínea;
- Libertar a tensão no rosto e pescoço;
- Reafirmar e fortalecer a pele.
Deve implementar estes exercícios na sua rotina de pele, cerca de 5 vezes por semana durante 20 minutos. Pratique estes exercícios para tonificar o rosto diariamente para sentir diferenças e, quando já fizer parte da sua rotina, vai perceber que este momento em que se dedica exclusivamente a si, vai saber-lhe cada vez melhor.