Share the post "Operação biquini: 8 excelentes exercícios para perder celulite"
Os exercícios para perder celulite serão aqueles que fazem parte de um planeamento de treino para perda de massa gorda e tonificação, sendo que a celulite é caracterizada por um processo interno de infecção, devido ao acúmulo de gordura.
Portanto, alimentação, treino, descanso são aspetos fundamentais! Não há segredo algum, a estratégia para conseguir acabar com a inimiga das mulheres é ter disciplina, consistência e paciência, ou seja, não desistir.
Está sempre a tempo de começar, recomeçar e ficar com um corpo melhor e do seu agrado.
Quais os melhores exercícios para perder celulite
Os planos de treino devem ser planeados de forma a que obtenha bons resultados a médio e longo prazo, devem constituir parte de um macro ciclo que lhe promova o desenvolvimento de várias áreas, bem como trabalhar todos os grupos musculares e não apenas aqueles que quer melhorar. Siga estes exercícios para perder celulite.
Lunge com salto
Este exercício ajuda a fortalecer a musculatura das coxas, posterior de coxas, glúteos e a trabalhar o equilíbrio.
Execução
- Em pé, pernas afastadas uma da outra, alinhadas com a bacia, joelhos ligeiramente fletidos, costas direitas, abdominal contraído, perna de trás apoiada sobre a ponta do pé, fletir o joelho da frente e descer mantendo-o alinhado com o calcanhar e aproximar o joelho da perna de trás do chão. A perna da frente e a coxa de trás devem estar perpendiculares ao chão no final do movimento.
- Subir com impulsão, com um salto e ao mesmo tempo voltar à posição inicial empurrando o chão (se tiver a certeza que sabe efetuar corretamente o exercício e com equilíbrio), contraindo sempre o abdominal.
Flexões
As flexões vão ajuda-lo a aumentar a força do tronco, especificamente do peito e tríceps.
Execução
- Deitado virado para baixo, apoiar as mãos afastadas uma da outra, alinhadas com o peitoral, mais afastadas que a largura dos ombros e apoiado pela ponta dos pés (ou joelhos para quem tiver dificuldade), todo o corpo alinhado.
- Descer até se aproximar do chão fletindo os braços.
- Depois fazer extensão e voltar á posição inicial.
Agachamento/Squat
Este é um exercício que se assemelha ao movimento de sentar e levantar, útil para o dia-a-dia quando for pegar nos sacos das compras por exemplo. Fortalece os músculos das coxas, posteriores de coxa e glúteos.
Execução
- Em pé, pés afastados á largura dos ombros, costas direitas, abdominal contraído, descer, fletindo os joelhos sem que estes ultrapassem a linha limite do pé, inclinar ligeiramente o tronco à frente, colocando a bacia para trás, como se fosse sentar.
- Empurrar o chão e voltar á posição inicial.
Remada fechada
Este exercício fortalece o grande dorsal, trapézio, rombóides, tendo os bíceps como músculos secundários sendo bastante recrutados.
Execução
- Sentado na máquina, pés apoiados no chão, com os joelhos levemente dobrados mas não fixos. Incline o corpo para a frente, mantendo a curvatura natural das costas.
- Agarre as pegas, mantendo os braços esticados, com a adução das omoplatas, nunca deixar descair os ombros.
- Puxe o peso até os braços fazerem um ângulo de 90 graus.
- Estenda quase por completo o braço (sem nunca perder a postura e mantendo os ombros fixos) e repita o movimento.
Step up
Este exercício envolve os músculos das coxas e glúteo.
Execução
- Colocar um pé em cima da cadeira e subir, estendendo a anca e o joelho e descer.
- Voltando à posição inicial e realizar o mesmo número de repetições para a outra perna.
Abdominal canivete
Este exercício desenvolve a musculatura abdominal.
Execução
- Deite-se de costas para baixo no chão.
- Estenda os braços para trás ao lado das orelhas.
- Estenda e junte as pernas.
- Inicie o movimento com as pernas estendidas, levante as pernas para cima e tente tocar com as mãos nos pés elevando também o tronco ao mesmo tempo que também levanta as pernas, tendo apenas o apoio da zona lombar.
- Inverta o movimento descendo as pernas ao mesmo tempo que desce o tronco e os braços para trás, tentando manter sempre os braços ao lado das orelhas e o abdominal sempre contraindo, senão conseguir um bom controle abdominal este exercício efetuado incorretamente será lesivo para as suas costas.
Ponte de glúteos unilateral
Este exercício desenvolve a musculatura dos glúteos posterior da coxa e melhora a mobilidade articular da coluna vertebral.
Execução
- Deitado virado para cima, braços estendidos ao longo do corpo, joelhos fletidos, pés à largura dos quadris, abdominal contraído durante todo o movimento.
- Estenda para cima a perna direita e eleve a pelve, contraindo o abdominal e glúteo, mantendo a perna direita esticada em cima e descer em direção ao chão voltando à posição inicial.
- Repita o movimento igual para a outra perna.
Prancha com abdução da perna
Este exercício fortalece os músculos do core: abdominal, estabilizadores da coluna.
Execução
- Com os cotovelos dobrados e antebraços apoiados no chão, manter estes dois alinhados e apoiando apenas com a ponta dos pés, abdominal contraído, coluna neutra, unir as omoplatas;
- Puxar o joelho na direção do cotovelo, fazendo abdução da perna;
- Voltar à posição inicial e repete para a outra perna.
Mas afinal, o que é a celulite?
A celulite cujo nome técnico é Lipodistrofia Ginóide, é uma infeção bacteriana do tecido subcutâneo, que é causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com ondulações e nódulos que se manifesta externamente através da chamada “casca de laranja”.
É causada por alterações no tecido gordo sob a pele, em conjunto com alterações na micro-circulação e consequente aumento do tecido fibroso.
A celulite não é um problema superficial, vem de dentro, por isso os cremes que prometem eliminar a celulite na maioria dos casos são ineficazes, podendo apenas melhorar o aspecto da pele, mas não tratando a causa.
Com a ajuda de uma alimentação adequada desprovida de açucares, sal e produtos industrializados em conjunto com a prática de exercício físico ajudará a reduzir a celulite e diminuir o excesso de gordura acumulada.
Existem vários graus de celulite, avaliados por meio da “Cellulite Severity Scale” que avalia a celulite de forma mais objetiva, e já é reconhecida internacionalmente.
Esta avaliação classifica a celulite por meio das seguintes características
- Número e profundidade de depressões
- Aspeto das áreas elevadas da celulite
- Presença de lesões elevadas
- Presença de flacidez
- Graus da antiga classificação
Cada um dos itens acima recebe uma pontuação de zero a três, e a soma total dos pontos vai mostrar se a celulite é:
- Leve (1 a 5 pontos)
- Moderada (6 a 10 pontos)
- Grave (11 a 15 pontos).
Fatores que aumentam a celulite
A ocorrência da celulite é mais comum entre as mulheres do que nos homens.
A maioria das mulheres tem celulite sendo mais comum no sexo feminino devido à acumulação de gordura nas coxas, quadris e nádegas – áreas onde normalmente há mais gordura nas mulheres, logo mais celulite. Também é mais frequente nas mulheres devido à estrutura das fibras do tecido conjuntivo feminino, que é diferente da do homem, o que propicia o aparecimento da celulite.
Algumas mulheres são magras ou as “falsas magras” e mesmo assim têm celulite. Por vezes a gordura não está acima do normal, mas têm pouca massa muscular e acumulam a gordura em zonas específicas já mencionadas.
Outros fatores que influenciam a celulite são:
- Má alimentação
- Dieta rica em gordura
- Metabolismo lento
- Sedentarismo
- Alterações hormonais
- Desidratação
- Gordura corporal total
- Espessura e cor da pele
A celulite é causada pelo aumento de massa gorda, portanto os exercícios para perder celulite serão os que constituem um plano de treino para diminuição de massa gorda e tonificação muscular. A alimentação equilibrada e a prática de exercício física regular, quando bem orientada, vão melhorar o aspeto da celulite, aumentando a circulação sanguínea e o metabolismo.
Conclusão
Estes são exemplos de um treino para perda de massa gorda e tonificação, sendo que é preciso que coloque intensidade, seja na redução do descanso entre séries, colocar cargas ou aumentar as repetições.
Cada caso é um caso e antes de fazer qualquer coisa, informe-se com o seu professor, faça uma avaliação física e perceba qual o método e treino mais indicado para si. Os melhores exercícios para perder celulite requerem essencialmente cuidados na alimentação, treino, consistência e paciência.