Existem imensos blogs, informação espalhada em revistas desportivas, online e em manuais de exercícios para peito que se traduzem em belíssimos resultados. Porém, a tendência vai sempre para o clássico supino plano. Está errado? Claro que não.
Porém, os bancos de supino estão constantemente ocupados, em alguns ginásios parece, inclusive, que toda a gente se lembrou de treinar peito no mesmo dia.
Para que não se sinta desmotivado com o ter que esperar pela sua vez de treinar, deixamos-lhe algumas opções de exercícios de peito que o permitem treinar seguido, sem pausas demasiado grandes nem ter que alternar com alguém: pode variar bastante mesmo dentro destas opções.
5 Exercícios para peito que pode executar
1. Flexões pliométricas
Aumente a estabilidade do peitoral com este exercício para peito. É um dos exercícios para peito mais exigentes no que concerne à estabilização da musculatura, para além de servir como um maravilhoso aquecimento e pré-fadiga do peitoral e das articulações dos punhos, cotovelos e ombros.
- Utilize apoios pequenos para a execução deste exercício ou aumente a intensidade das flexões mediante a utilização de apoios instáveis para as mãos como bolas, bosus, plataformas de instabilidade ou pequenos bancos de suporte.
2. Aberturas
Este exercício para peito é perfeito, uma vez que aposta no peitoral maior em toda a extensão.
- Deite-se no banco, com os pés apoiados no chão (ou os joelhos elevados, caso a sua lombar fique desapoiada).
- Mantenha os halteres na linha do peito e desça até à linha do ombro, mas sem a ultrapassar.
- Atenção à rotação do ombro. Reduza ligeiramente, de forma a permitir uma pequena flexão do cotovelo no final do movimento.
3. Aberturas no banco declinado
A execução é exatamente igual às aberturas, com a diferença do banco e da incidência no peitoral (feixes inferiores). Durante a execução deste exercício, a tendência é descansar em cima – o que não devemos fazer! Não queremos deixar de ter o peito em contração, pelo que o que devemos fazer é não deixar os halteres baterem um no outro.
4. Supino inclinado com barra
Pode optar pelo movimento do supino num banco inclinado para trabalho do peitoral menor – superior. Normalmente há mais bancos disponíveis para este efeito do que para supino! Pode até aproveitar o banco das aberturas, inclinando-o.
- Mantenha a barra no alinhamento da linha média do peito e execute o movimento de “press”, empurrando a barra.
- Evite a extensão total dos cotovelos, bem como deixar os cotovelos descerem abaixo da linha dos ombros. Não queremos que o peitoral deixe de estar em contração, qualquer que seja o exercício para o peito.
5. Supino com halteres em dropset
Ainda aproveitando o mesmo banco, pode optar pela clássica posição de supino, ou mesmo aproveitar uma barra, ainda que tenha que ser com muito menos carga do que o supino tradicional. Aconselhamos o uso de halteres para que possa fazer a dropset corretamente, uma vez que inicia com halteres mais pesados e vai passando para halteres menos pesados com o aumento do cansaço, até à fadiga.&nbs;