Os exercícios para o trabalho de parto vão ajudá-la durante o parto em si, mas, também, na recuperação pós-parto.
A hora do parto é uma incógnita para todas as grávidas. Mesmo dois partos na mesma mulher não são iguais, pelo que deve sempre fazê-los, até no caso de não se tratar da sua primeira gravidez.
Não pode decidir como vai decorrer o seu parto, mas pode esforçar-se para minimizar os riscos e melhorar a recuperação de forma significativa, fazendo os exercícios para o trabalho de parto aconselhados.
Exercícios para facilitar o trabalho de parto
1. Exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel foram concebidos pelo ginecologista Arnold Kegel com o objetivo de fortalecer a musculatura do pavimento pélvico.
Estes exercícios são benéficos para as mulheres, já que os músculos pélvicos desempenham um papel importante nas relações sexuais, no parto e no controlo da incontinência.
Ao tonificar os músculos do pavimento pélvico, vai tonificá-los e evitar muitos dos desconfortos do final da gravidez.
Para fazer os exercícios de Kegel, pode fazer a contração dos músculos pélvicos durante 10 segundos e descansar durante 20 segundos. Deve repetir pelo menos 10 vezes.
Estes exercícios são confortáveis e práticos, uma vez que pode fazer em qualquer local e a qualquer hora, pois não necessitam de material específico.
Este exercício, além de melhorar a postura, fortalece e alonga os músculos da pélvis, coxas e costas. Ajuda ainda a melhorar o fluxo sanguíneo e a aumentar a flexibilidade.
2. Exercícios de Tailor
Estes exercícios para o trabalho de parto, para além de melhorarem a postura, ainda fortalecem e alongam os músculos da pélvis, coxas e costas. Ajudam ainda a melhorar o fluxo sanguíneo e a aumentar a flexibilidade.
– Execução –
- Sentar-se no chão, com as costas direitas e as pernas na posição de borboleta, ou seja, com a base dos pés encostadas uma à outra.
- Depois, com os cotovelos, empurre cuidadosamente os joelhos em direção ao chão, por forma a alongar a parte interior das suas coxas.
- Mantenha essa posição durante cerca de 15 segundos, repetindo o exercício 10 vezes.
3. Agachamentos
Os agachamentos são exercícios para o trabalho de parto muito úteis, uma vez que ajudam a abrir a saída da pélvis até 1 cm, fazendo com que o bebé tenha mais espaço para nascer.
Praticar estes exercícios ao longo de todo o tempo da gravidez, irá fortalecer os músculos que são trabalhados durante o trabalho de parto, permitindo um parto menos doloroso.
– Execução –
- Encoste-se a uma parede com as costas direitas e mantenha os pés alinhados com os ombros.
- Depois, lentamente, vá-se baixando, deslizando as costas pela parede até estar numa posição quase como sentada, mas sempre de forma confortável.
- Aguente a posição durante 10 segundos, volte à posição inicial e repita 10 vezes.
4. Inclinação pélvica
A inclinação pélvica é um dos exercícios para o trabalho de parto que fortalece os músculos abdominais e, ao mesmo tempo, alivia as dores nas costas.
– Execução –
- Fique de quatro, apoiada nas mãos e joelhos.
- Alinhe a cabeça com a coluna e inspire, encolha a barriga e arqueie as costas. Aguente a posição alguns segundos, expire e suavemente volte à posição inicial.
- Repita o exercício 10 vezes. Se tiver alguma dificuldade, comece por apenas 3 a 4 repetições e vá aumentado gradualmente.
Todos estes exercícios são favoráveis à saúde e bem estar da mulher grávida, mas deve sempre aconselhar-se com o seu médico.