Os exercícios para emagrecer os braços são procurados tanto por homens como mulheres que pretendem um braço tonificado e sem gordura.
No entanto, não existem exercícios específicos para emagrecer e perder gordura numa determinada zona do corpo. Existem sim, planeamentos de treino estruturados e direcionados para a perda de gordura geral, e se o trabalho for feito com disciplina, paciência e dedicação, é certo que vai conseguir perder gordura no local que deseja.
4 Exercícios para diminuir a flacidez dos braços
Como já referimos anteriormente, não existem exercícios para emagrecer os braços, por si só. No entanto, é importante trabalhar toda a musculatura para desenvolver o tónus muscular, aumentar a massa muscular localizada, diminuir a flacidez e aumentar o défice calórico.
Deixamos aqui alguns exercícios para os principais músculos do braço, nomeadamente os tríceps e bíceps, e sugerimos que veja também: exercícios de hipertrofia para braços e exercícios de tríceps.
1. Afundos nas barras paralelas (pode ser feito num banco ou cadeira)
– Músculos –
Principais: Tricipete braquial (trabalha as três cabeças do tríceps)
Secundários: Ancóneo, grande peitoral (porção inferior) e deltóide anterior e coraco-braquial
– Posição –
- Apoiar sobre as 2 barras paralelas, mãos nas pegas, braços esticados, abdominal ligeiramente contraído, tronco ligeiramente a frente das mãos.
– Execução –
- Inspirar e ao mesmo tempo realizar uma flexão dos cotovelos até formar um um ângulo até 90º em relação aos braços;
- Expirar e ao mesmo tempo esticar os braços para cima voltando à posição inicial.
2. Extensão de tricipete com corda
– Músculos –
Principal: Tricipete braquial (cabeça média e lateral do trícepe)
Secundário: Ancóneo
– Posição –
- Em pé, pés à largura dos ombros, joelhos ligeiramente flectidos, abdominal ligeiramente contraído, costas direitas, braços ao longo do corpo.
– Execução –
- Expirar e, ao mesmo tempo, realizar uma extensão dos antebraços, mantendo o resto do braço estático, com os cotovelos sempre junto ao corpo;
- Inspirar e, ao mesmo tempo, flectir os antebraços até sensivelmente 45º. Durante todo o movimento, só o antebraço se movimenta.
3. Flexões fechadas
– Músculos –
Peitoral; porção medial e posterior do deltóide e ênfase nos tríceps.
– Posição –
- Deitado, virado para baixo, pés no chão ligeiramente afastados colocar as mãos apoiadas no chão, alinhadas com os ombros, com os cotovelos virados para trás na direção dos pés.
– Execução –
- Apoie-se apenas nas pontas dos pés, a parte anterior aos dedos dos pés deve tocar o chão;
- Suba, fazendo extensão do cotovelo, apoiando o peso apenas nas mãos, mantendo o corpo todo alinhado;
- Desça paralelo ao chão, com o corpo sempre alinhado, contraindo abdominal, até fazer uma flexão de cotovelos em 90º e retorne ao movimento inicial. Repita o movimento.
4. Bicipete Curl Martelo com halteres
– Músculos –
Principais: Braquio radial
Secundários: Bicipete braquial e braqueo-anterior
– Posição –
- Em pé, pés à largura dos ombros, joelhos ligeiramente flectidos, braços ao lado do corpo, um haltere em cada mão com as pegas viradas para dentro.
– Execução –
- Expirar e, ao mesmo tempo, realizar uma flexão do antebraço, mantendo sempre os cotovelos juntos ao corpo. O movimento termina um pouco acima dos 45º;
- Inspirar e, ao mesmo tempo, descer de forma controlada até à posição inicial.
Exercícios para emagrecer zonas específicas do corpo
O corpo humano não está formatado para fazer exercícios para emagrecer os braços e, consequentemente, perder gordura nos braços.
No entanto, ao trabalhar esses músculos dá-se um aumento da vascularização dessa zona e aumento da massa muscular, que vai ajudar à tonificação local e combate contra a flacidez.
Portanto, o importante é que o seu treino seja planeado para a perda de gordura. Esta perda de gordura generalizada vai fazer com que, pouco a pouco, possa começar a ver, não só os músculos do braço, como os músculos abdominais, entre muitos outros.
Para isso, é extremamente importante a disciplina quanto ao treino e alimentação.
Em suma, respeite todo o planeamento de treino a longo prazo, trabalho de musculação abrangendo todos os grupos musculares, aliado a um treino cardiovascular, alimentação adequada e muita força de vontade.
Comece já hoje a treinar!