Se já pratica o método Tabata e quer alguma variedade no seu treino veja neste artigo como o pode fazer. Mas, se é novo neste tema, também encontra todas as informações para começar a entender do assunto – e, claro, há exercícios de Tabata para todos.
Treino Tabata: o que é?
O método de treino Tabata foi desenvolvido em 1996 por Izumi Tabata, especialista em fisiologia do desporto, e consiste em realizar exercícios em períodos de elevada intensidade intervalados com curtas pausas. O método Tabata é um método de treino de alta intensidade, que permite potenciar o seu treino em pouco tempo.
Este tipo de treino de alta intensidade vai elevar o seu nível de treino, o que ajudará a que possa despender mais calorias, queimando gordura e tonificando em menos tempo. Um circuito Tabata dura apenas 4 minutos e é ótimo para quem tem pouco tempo para treinar depois do trabalho ou por outros compromissos pessoais.
O treino Tabata é um treino de alta intensidade, por isso recomenda-se que quem o efetue já tenha alguma experiência e que já pratique atividade física durante algum tempo. Se ainda é novato na área recomenda-se que consulte o seu médico para saber se não há qualquer impedimento realizar treinos a altas intensidades.
Benefícios do treino Tabata
O treino de alta intensidade tem alguns benefícios para quem procura a perda ou a manutenção de peso e deseja seguir um estilo de vida mais equilibrado e saudável.
Através do método Tabata é possível melhorar a sua capacidade física, nomeadamente:
- No aumento da resposta cardiovascular
- Na melhoria dos níveis de saúde como pressão arterial ou colesterol
- No maior gasto calórico durante e após o treino
- Em pouco tempo de treino, terá um estímulo igual ou superior a uma hora de treino
- No aumento dos níveis de massa muscular
Os benefícios do seu treino Tabata vão depender também dos exercícios que efetuar. Se efetuar exercícios demasiado isolados não sentirá muita dificuldade em executá-los porque os exercícios completos – que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo – farão com que tenha um gasto calórico mais elevado.
Como fazer um treino Tabata?
Ao contrário da maior parte dos treinos tradicionais de ginásio ou ao ar livre, o mais importante ao realizar o método de treino Tabata não são as repetições que efetua de cada exercício, mas sim a intensidade com que o faz.
Para que consiga efetuar o treino Tabata de forma eficiente é preciso ter em conta que a sua frequência cardíaca vai estar em níveis altos durante todo o exercício. Uma frequência cardíaca acima dos 75% da sua frequência cardíaca máxima é um bom indicador de que está a efetuar o treino Tabata de forma eficaz.
Pode calcular a sua frequência cardíaca máxima através da seguinte fórmula:
- 220 – idade = Frequência cardíaca máxima
- Frequência cardíaca máxima x 0,75 = 75% da sua frequência cardíaca máxima
Exemplo
O João tem 35 anos e quer calcular a sua frequência cardíaca máxima, então:
- 220 – 35 = 185bpm (frequência cardíaca máxima do João)
Para saber se está a fazer o treino Tabata de forma eficiente o João deve estar acima dos 75% da sua frequência cardíaca máxima então:
- 185 x 0,75 = 139bpm, é o valor que o João deve manter acima durante o seu treino.
Para executar o seu treino Tabata terá de efetuar 20 segundos de exercícios e descansar os próximos 10 segundos. Repetido 8 vezes cumprirá os 4 minutos do seu treino.
Poderá escolher um ou dois exercícios por cada circuito de 4 minutos do seu treino de forma a trazer alguma variedade. Se 4 minutos não for suficiente para si pode repetir o circuito por mais 3 rondas de 4 minutos, perfazendo 16 minutos de treino Tabata.
- Exercícios por circuito: 1 ou 2
- Duração de cada exercício: 20 segundos
- Descanso após o exercício: 10 segundos
- Rondas: 3 ou 4
6 exercícios de Tabata para incluir no seu treino
Relembre-se que deve efetuar o exercício por 20 segundos e descansar 10. Durante 8 rondas completará o primeiro circuito.
Deve escolher exercícios em que consiga efetuar muitas repetições de forma moderada. Se escolher exercícios muito desgastantes provavelmente não conseguirá finalizar o circuito. Seguem-se alguns exemplos de exercícios que poderá incluir no seu treino Tabata.
- Air Squat ou agachamento: é um exercício que se foca no desenvolvimento dos membros inferiores.
- Prancha: é um exercício para fortalecer o seu core obrigando-o a contrair a zona abdominal de forma intensa.
- Afundo frontal: é um exercício para tonificar as suas pernas ao mesmo tempo que melhora a sua capacidade cardiovascular.
- Mountain Climbers: é um exercício intenso que, se replicado corretamente, dará um bom estímulo aos músculos abdominais e das pernas.
- Flexões de braços: é um exercício direcionado para os membros superiores, principalmente para a zona do peitoral, braço e ombro. Se tiver dificuldade em efetuar uma flexão tradicional, deverá realizar estes exercícios com os dois joelhos apoiados no chão.
- Burpees: com este exercício sentirá a sua frequência cardíaca elevada porque consegue recrutar muitos grupos musculares. Rei dos exercícios com o peso do corpo, os burpees são um exercício bastante complexo, que permite que se desenvolva as pernas, a zona abdominal e os braços numa única repetição.
Exemplo 1 de um treino de Tabata
- 20 segundos de agachamentos
- 10 segundos de pausa
- 20 segundos de prancha
- 10 segundos de pausa
Repetir esta sequência 4 vezes para concluir um circuito Tabata (4 minutos no total).
Exemplo 2 de um treino de Tabata
- 20 segundos de Mountain Climbers
- 10 segundos de pausa
- 20 segundos de Burpees
- 10 segundos de pausa
Repetir esta sequência 4 vezes para concluir um circuito Tabata (4 minutos no total).
CUIDADOS A TER
Controle a intensidade do seu treino e adapte-o a si, caso seja necessário. Não copie treinos de ninguém porque cada pessoa tem níveis e caraterísticas diferentes. Se se sentir desconfortável faça uma pausa no exercício e retorne a calma diminuindo a sua frequência cardíaca para níveis normais (60-80 bpm).
Se estiver a dar os primeiros passos no mundo da atividade física foque-se em melhorar primeiro os seus níveis de força e de resistência cardiovascular. É sempre aconselhável ter o acompanhamento de um profissional que o ajude a dar os primeiros passos.
O método Tabata não é aconselhável a pessoas inexperientes ou sem acompanhamento, devido à elevada exigência física e à correta execução dos exercícios, podendo levar ao aparecimento de lesões se não efetuados de forma precisa.