Cansado das tradicionais sessões de abdominais e desesperado por ver algum tipo de resultados? Atente nestes exercícios com trx para abdominais para dar um novo fôlego aos seus treinos e conseguir revelar finalmente o seu six-pack.
O trx representa uma ferramenta de treino funcional, na qual se usa o peso do próprio corpo. É uma ferramenta muito versátil, que pode ser usada para trabalhar todos os grupos musculares, e adequada a diferentes condições físicas, uma vez que o grau de dificuldade pode ser adaptado ao nível de experiência da pessoa em questão.
Nunca é demais referir que os seus abdominais apenas irão aparecer, se conjugar uma boa rotina de treino de força com um plano alimentar adequado às suas necessidades e seguindo os devidos fundamentos de perda de massa gorda.
Exercícios com trx para abdominais: quais fazer?
1. Prancha
Esta representa a posição básica para que possua uma boa base para fazer exercícios com trx para abdominais. Irá ativar a parte mais profunda dos seus abdominais (transverso abdominal), o que é fundamental na manutenção de um bom core e para que este proteja a sua coluna e a mantenha livre de problemas inerentes à mesma, como é o caso de hérnias.
– Execução –
- Posicione-se de barriga para baixo e coloque os pés nas pegas do trx.
- Mantendo os braços esticados e as mãos na linha dos ombros, mantenha a posição estática com os abdominais bem contraídos e com a preocupação de manter o tronco alinhado, sem descair a bacia para não aumentar a tensão na zona lombar.
- Mantenha esta posição durante 30 segundos no mínimo e faça 3 séries.
2. TRX pike
Este exercício é algo avançado e pressupõe que já possui um core forte e bem estabilizado.
– Execução –
- Comece em posição de prancha com os pés presos nas pegas do trx e as palmas das mãos no chão em linha com os ombros.
- Pressionando o chão com as mãos, levante a anca enquanto a puxa na direção do peito. A posição final deverá assemelhar-se a um V invertido e os abdominais deverão estar bem contraídos durante a execução de todo o movimento.
- Baixe lentamente as pernas para a posição inicial. Faça 3 séries de 10 a 15 repetições, dependendo do quão difícil achar o exercício.
3. Crunch
– Execução –
- Em posição de prancha, puxe os joelhos na direção do peito, tendo o cuidado de nunca descair a bacia e mantendo os abdominais sempre bem contraídos.
- Execute 3 séries de 12 a 15 repetições.
4. Crunch obliquo
– Execução –
- Mesma posição do exercício anterior, mas executando uma pequena torção do corpo para um lado e para o outro, dando uma ênfase especial nos oblíquos.
- Execute 3 séries de 12 repetições, alternando os lados, ou seja, 6 repetições para cada lado.
5. Mountain climbers
– Execução –
- Em posição de prancha, também com as mãos no chão em linha com os ombros, manter o tronco alinhado e puxar uma perna de cada vez na direção do peito.
- Execute 30 repetições (15 para cada perna), tendo a preocupação acima mencionada: abdominais firmes, sem descair o tronco e controlando bem os ciclos respiratórios, assegurando que nunca se faz apneia.
Em suma
Como pode constatar, para ter um bom core, há muito a fazer para além dos convencionais exercícios que associamos automaticamente a treino de abdominais.
Ficou aqui com uma variedade de exercícios com trx para abdominais, para dar uma nova dinâmica ao seu treino e conseguir finalmente começar a ver resultados e a melhorar a sua estabilidade.
Assegure que também executa exercícios para a coluna lombar, de forma a que o seu core seja todo trabalhado de forma holística e sem criar descompensações, criando então uma sinergia perfeita.
Aconselhe-se junto de um profissional da área, para que a execução dos exercícios abordados seja a mais adequada e consiga assim obter o real beneficio dos mesmos e manter-se livre de lesões.