Desde que apareceram, os kettlebells começaram a ser utilizados com grande ênfase nos treinos de perda de peso e tonificação, visto que promovem uma aceleração do metabolismo, a queima de gordura, permitem um aumento da resistência cardiovascular e ainda são utilizados para aumentos de massa muscular.
Se o seu objetivo é trabalhar as pernas, saiba que os exercícios com kettlebell para pernas podem ajudá-lo bastante e ser mais uma alternativa quer ao ginásio, quer aos exercícios que habitualmente executa.
Note-se que alguns dos exercícios com kettlebell que referimos para pernas podem ser executados com outro tipo de equipamentos, como halteres ou elásticos em certos casos, porém, noutros casos, mesmo que lhe pareça igual quando lê a descrição do exercício, na sua execução sentirá a diferença face à execução com outros equipamentos.
Deixamos-lhe algumas sugestões de exercícios com kettlebell para pernas.
Exercícios com kettlebell para pernas (nível básico)
Kettlebell swing
- Afaste os pés ligeiramente mais do que a largura dos ombros, mantendo as costas direitas e o tronco alto.
- Segure o kettlebell com ambas as mãos em frente ao tronco, iniciando o exercício com os braços estendidos ao longo do tronco.
- Balanceie o kettlebell até à altura dos ombros e como que se fosse um pêndulo, controle a descida.
- Deixe o kettlebell passar por entre as pernas, fletindo ligeiramente as pernas.
- Empurre o quadril até esticar as pernas e deixe o kettlebell subir controlado até à altura dos ombros novamente.
- Mantenha o abdominal sempre contraído durante todo o exercício.
- Não deixe a lombar curvar para trás. Poderá executar o exercício unilateralmente, trocando o Kettlebell de mão a meio do exercício, à altura do peito.
Agachamentos com kettlebell
Afaste os pés ligeiramente mais do que a largura dos ombros, mantendo as costas direitas e o tronco alto.
- Segure o kettlebell com ambas as mãos em frente ao tronco, iniciando o exercício com os braços estendidos ao longo do tronco ou abraçando o kettlebell durante todo o exercício.
- Agache, a noventa graus com os joelhos e volte a estender.
- Mantenha o abdominal sempre contraído durante todo o exercício.
- Não deixe o tronco tombar para a frente.
Poderá incluir variações deste exercício, optando por agachar lateralmente, por exemplo: mantenha as pernas mais afastadas do que no agachamento frontal e agache apenas sobre uma perna, mantendo a outra estendida. Repita 12 a 20 vezes numa perna e passe para outra.