Share the post "Estudo indica que obesidade nos jovens pode ser contagiosa"
Estudo sugere que estar com outros jovens obesos ou com excesso de peso pode levar ao aumento de peso, uma ideia que defende que a obesidade pode ser contagiosa.
Entre dezembro de 2017 e julho de 2018, 401 jovens com idades entre 16 e 19 anos e respetivos pais responderam a um questionário online sobre altura, peso e outras variáveis. Foi-lhe, então, apresentado um conjunto de figuras corporais de diferentes tamanhos e os jovens tinham de escolher aquele que, para eles, seria mais próximo do ideal.
As imagens representavam diferentes tipos de corpo, de ambos os sexos e de diferentes índices de massa corporal, isto é, normal, sobrepeso e obesidade.
Concluiu-se, então, que “os adolescentes que estavam em zonas com taxas mais altas de obesidade tinham maior probabilidade de escolher um número que refletisse um tamanho corporal maior, em comparação com os adolescentes que eram de países com taxas mais baixas de obesidade”.
A investigadora Ashlesha Datar confessou ainda não saber como levar os adolescentes a optar por tipos de corpo mais saudáveis. “Talvez educar os adolescentes sobre o peso saudável e formas de lidar com a pressão social e as normas em torno do tamanho do corpo possa ajudar”.
Mediante o estudo, percebe-se que as altas taxas de obesidade podem normalizar este tipo de peso prejudicial à saúde, o que, por sua vez, pode tornar a prevenção da obesidade mais difícil.
A investigação denominada por “Association of Exposure to Communities With High Obesity With Body Type Norms and Obesity Risk Among Teenagers“ foi publicado na revista científica JAMA Network Open.
- Revista JAMA Network Open: “Association of Exposure to Communities With High Obesity With Body Type Norms and Obesity Risk Among Teenagers”. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/article-abstract/2762787