Quer seja uma surpresa ou uma gravidez planeada, é muito possível que quanto tiver o seu positivo, o primeiro pensamento seja: estou grávida, e agora?
Começa a pensar em tudo o que vai mudar na sua vida, o que vai ganhar e o que vai perder, a responsabilidade crescente, as contas que vão precisar de punho de ferro, as mudanças que a sua casa precisa, a alimentação que vai ter que mudar, os nove meses exigentes que se aproximam e a preocupação que nunca diminui.
É natural que se sinta assim agora que está grávida. É um período de cuidado, alguma ansiedade e incertezas.
Enquanto que umas mulheres adoraram estar grávidas, outras garantem que é uma experiência que não querem repetir. Para a ajudar nesta nova fase da sua vida, deixamos algumas dicas para os próximos meses.
Dicas para se preparar para a gravidez
Consulte o seu médico
Se está surpreendida por estar grávida, ou seja, não teve qualquer cuidado pré-natal, ligue já para o seu médico para lhe indique que cuidados imediatos deve ter.
Se, por outro lado, o seu ginecologista acompanhou esta caminhada e teve todos os cuidados necessários, reserve a primeira consulta para a sexta semana de gravidez, quando já pode ouvir os batimentos cardíacos do seu bebé. Depois, a cada trimestre, há alguns cuidados e exames a cumprir. Tome nota.
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.
Primeiro trimestre
- Dieta equilibrada e variada
- Suplementos (ácido fólico, iodo, ferro, magnésio…)
- Hidratação
- Exercício físico
- Evitar esforços excessivos
- 7 a 8 horas de sono
- Atenção a sinais de alarme (sangramento com dor)
- Exames:
- análises 1º trimestre
- ecografia com translucência da nuca
- rastreio bioquímico ou programação da amniocentese
Segundo trimestre
- Dieta equilibrada e variada
- Suplementos (ácido fólico, iodo, ferro, magnésio…)
- Hidratação
- Exercício físico
- Evitar esforços excessivos
- 7 a 8 horas de sono
- Não deitar de barriga para cima
- Atenção a sinais de alarme (perda de sangue ou líquido amniótico)
- Vigiar os movimentos fetais
- Atenção a contrações de Braxton-Hicks
- Exames:
- análises 2º trimestre
- amniocentese (se indicada)
- ecografia morfológica
Terceiro trimestre
- Dieta equilibrada e variada
- Suplementos (ácido fólico, iodo, ferro, magnésio…)
- Hidratação
- Exercício físico
- Evitar esforços excessivos
- 7 a 8 horas de sono
- Não deitar de barriga para cima
- Atenção a sinais de alarme (perda de sangue ou líquido amniótico, contrações dolorosas e regulares, diminuição dos movimentos fetais)
- Vigiar os movimentos fetais
- Finalizar preparativos para receber o bebé (no início do trimestre)
- Preparar mala da maternidade (no início do trimestre)
- Exames:
- análises 3º trimestre
- ecografia 3º trimestre
Cuidados com a alimentação
Além dos cuidados específicos relacionados a toxoplasmose, listeria, salmonelose ou outras condições de saúde como diabetes, hipertensão ou outros, é tempo de cuidar a sério da sua alimentação. Mais uma vez, reforçamos o papel essencial da Roda dos Alimentos como guia para uma alimentação saudável.
Se, até aqui, não tinha cuidados com aquilo que come, tem agora nove meses para mudar esses hábitos que vão também ser essenciais para, no futuro, incutir hábitos saudáveis aos seus filhos. Assim, para ter uma gravidez e um bebé saudável, cumpra o seguinte:
- Beba, pelo menos, 8 copos de água por dia;
- Faça seis refeições diárias, ou seja, não passe mais de 3 horas sem comer;
- Deixe as exceções, ou seja, tudo o que não faz parte da Roda dos Alimentos apenas para dias especiais;
- Diariamente, respeitar as porções recomendadas pela Roda dos Alimentos:
- 1 a 2 porções de leguminosas
- 1 a 3 porções de gorduras e óleos
- 2 a 3 porções de laticínios
- 1,5 a 4,5 de carnes, peixe e ovos
- 3 a 5 porções de fruta
- 3 a 5 porções de hortícolas
- 4 a 11 porções de cereais e tubérculos
Outras dicas essenciais
Para além dos dois pontos acima, tome nota destas dicas que a vão ajudar a preparar-se para a grande aventura que aí vem.
- Encontra online várias listas de maternidade ou de enxoval para o bebé, é possível que acabe por precisar de todos aqueles itens, no entanto, a nossa melhor dica é: compre as coisas à medida que precisa. Pode não precisar de biberões, o seu bebé não gostar de chupetas ou não se adaptar ao sling, por exemplo.
- É possível que não tenha tempo para ler toda a bibliografia que existe sobre o assunto, por isso, recomendamos que instala a aplicação Gravidez +, disponível para iOS e Android. Depois do bebé nascer, também recomendamos a Mãe Coruja, a Baby Tracker e a Kidinjury.
- As listas vão ser as suas melhores amigas, use e abuse para que nada lhe falte ou seja motivo de ansiedade desnecessária.
- Cuide de si e namore muito! Aproveite todos os momentos disponíveis para dormir, para se mimar, para coisas que lhe dão prazer, para se sentir bonita e amada. Procure manter as coisas e as pessoas tóxicas longe de si.
- Depois do bebé nascer, os primeiros meses vão ser uma loucura, prepare algumas refeições nos últimos tempos de gravidez para que depois possa ter, rapidamente, uma refeição saudável na mesa.
- Aproveite as promoções das grandes superfícies para fazer algum stock de fraldas, toalhetes e outras coisas que precise. Porém, não exagere nas quantidades porque o bebé pode ser alérgico, nascer muito grande ou muito pequeno, por exemplo.
- Confirme se não tem familiares ou amigos que tenham tido bebés recentemente e aproveite para pedir algumas coisas emprestadas, como espreguiçadeira, carrinho, berço, etc. Poupa imenso!
- Arranje tempo para um bom corte de cabelo, retocar a cor, depilação, pedicure e manicure porque, a verdade é uma, sabe lá quando é que vai ter tempo para estes cuidados.
- Hidrate-se. Muito. Beba muita água para manter o organismo saudável e a pele tonificada. Mas peça uma ajuda extra as cremes para prevenir estrias ou a sensação de pele repuxada.