Os espirros reversos em cães podem causar o pânico aos tutores, pois apesar de não terem grande relevância clínica, a primeira sensação é de que o animal não consegue respirar e está a sufocar. Mas será que é mesmo motivo de preocupação?
O que são os espirros reversos em cães?

Os espirros reversos, também conhecidos por espirro invertido ou aspiração reflexa, é uma situação de dispneia inspiratória intensa, ou seja, uma dificuldade respiratória, que assim como um espirro, é um reflexo involuntário.
Num espirro normal o ar sai dos pulmões para o nariz, enquanto que num espirro reverso o que acontece é que o ar é puxado para dentro do nariz, provocando um som característico.
No entanto, se isto acontecer esporadicamente e depois de cada episódio tudo voltar à normalidade, não tem com que se preocupar.
Por que acontece?
A principal causa dos espirros reversos em cães é a irritação da garganta e obstrução das vias aéreas do cão. Esta irritação, por sua vez, pode ter várias causas, como:
- Predisposição genética, ligada à anatomia, como por exemplo o alongamento do palato e estenose (estreitamento) das narinas;
- Alergias;
- Presença de pólipos ou massas nas vias aéreas;
- Irritações físicas na garganta (traqueia) como puxões na coleira ou utilização de coleira de choques;
- Mudanças de temperatura;
- Acumulação e secreção nas vias respiratórias;
- Inalação de produtos químicos;
- Excitação do cão.
Sintomas dos espirros reversos em cães

Os sintomas dos espirros reversos são muito exuberantes e, por norma, causam aflição nos tutores, pois pensam que o animal está a asfixiar. Os sintomas podem ser confundidos com outras situações graves como asfixia por ingestão de corpo estranho, colapso da traqueia.
Se o seu cão passar por uma situação de espirros reversos pode notar:
- Ronco;
- Olhos arregalados ou fechados;
- Fica estático com o pescoço esticado;
- Inspira rapidamente com a boca fechada;
No caso de se tratar de um espirro reverso, o episódio dura entre 1 a 2 minutos e depois o cão volta ao normal. Por via das dúvidas contacte o seu médico veterinário se isto acontecer e se possível, tente filmar o episódio para conseguir explicar ao médico o que aconteceu.
Caso o episódio dure mais do que esse tempo, deve ir de imediato a uma consulta de urgência.
Espirros reversos em cães: o que deve fazer se o seu cão tiver um episódio?

Se suspeita que o seu cão está a ter um episódio deste género, deve manter-se calmo, de forma a ajudar o animal. Pode massajar a garganta do cão com calma e tapar as suas narinas para o ajudar a deglutir e assim terminar este episódio.
Se ainda assim o cão manifestar dificuldades respiratórias, continua a manter a calma, pois caso contrário irá casar ansiedade no animal e piorar ainda a situação.
Ligue de imediato ao médico veterinário e explique a situação, enquanto se prepara para o levar para ser avaliado, pois pode tratar-se de outra situação mais grave que necessite de intervenção urgente.
Diagnóstico de espirros reversos em cães

Regra geral, apenas observando o episódio, o médico veterinário percebe que se trata desta situação. Daí a importância do filme do momento dos espirros reversos no cão, pois muitas vezes os tutores não conseguem expressar-se da melhor forma.
No caso desta situação se repetir com muita frequência, ou acompanhada de outros sintomas, o médico veterinário pode recomendar a realização de alguns exames para perceber se existe alguma causa grave.
Pode ser necessário a realização de radiografias e endoscopias, ou em algumas situações TAC e ressonâncias magnéticas.
Tratamento de espirros reversos em cães

Não existe um tratamento específico para os espirros reversos em cães, desde que aconteçam esporadicamente e depois de terminar o episódio com duração máxima de 2 minutos, o animal volte ao normal.
Caso, se verifique que existe uma causa grave para este problema, como por exemplo, no caso da existência de pólipos ou massas, e que os episódios se estejam a tornar constantes e o animal apresente outros sintomas, cabe ao médico veterinário avaliar a possibilidade de cirurgia para remoção. Dessa forma, os espirros reversos também irão parar.
Se o animal for de uma raça com uma conformação que predisponha a ocorrência destes episódios, cabe também ao médico veterinário, considerar a possibilidade de cirurgia para correção anatómica.
Como prevenir espirros reversos em cães?

Caso os espirros sejam esporádicos e sem gravidade, é provável que a causa seja devido a alergias, substâncias irritantes, mudanças de temperatura ou produtos químicos. Assim, pode ter cuidado em expor os cães a estas situações.
Por exemplo, os perfumes e o tabaco podem ser substâncias irritantes na garganta do cão, que provocam estes episódios, por isso é uma boa ideia evitar colocar perfume perto do cão ou fumar na mesma divisão.
Os ambientadores por serem muito agressivos, por vezes também podem criar reações alérgicas e causar estes episódios, por isso se tem animais em casa verifique qual o tipo de ambientador mais adequado.
Ao limpar a casa ou o local onde o animal fica, deve também ter cuidado com o tipo de produtos de limpeza a utilizar.