Share the post "Esperança, o sentimento chave para superar o período pandémico"
A pandemia por COVID-19 está a provocar, em todo o mundo, sentimentos de incerteza, medo e dor. Inesperadamente, o mundo mudou e todos sentimos necessidade de orientar de forma diferente o dia a dia. Como manter a esperança e o foco num futuro melhor em tempos tão difíceis?
Encontrar esperança em tempos de incerteza
Onde e como encontrar esperança quando todos os dias acordamos e não temos a certeza de que vamos ficar bem? Todos aspiramos sentir esperança neste período pandémico mas, muitas vezes, é a desesperança que nos acompanha.
O período pandémico veio mostrar que a esperança é mais importante para o bem-estar psicológico do que muitos julgavam. É uma necessidade diária. Quando as incertezas são muitas e ninguém sabe quando tudo isto vai terminar, manter a esperança é ainda mais relevante.
Contudo, a esperança deve incluir não só o acreditar em algo diferente e melhor, mas também deve incluir intenção e ação. Assim sendo, todas as pessoas podem não só acreditar num futuro melhor, mas também fazer algo que lhes permita ultrapassar de forma mais feliz e positiva os tempos de tormenta (1, 2).
4 formas de construir esperança em período pandémico
A esperança pode ser um sentimento chave para ultrapassar o período pandémico que vivemos. Para construir e manter a esperança há que ser capaz de ver os aspetos positivos e não apenas as barreiras, mas como? Eis 4 formas de o fazer:
Cultivar a gratidão
A gratidão tem sido alvo de estudo e atenção nos últimos anos. As investigações têm mostrado que a gratidão prediz a felicidade, o bem-estar psicológico e a esperança. Assim sendo, como forma de construir esperança neste período difícil, experimente:
- Todos dias, pensar em algo pelo qual está grato
- Construir com as crianças da família uma espécie de diário, onde colocam as coisas pelas quais a família está grata
- Pensar em 3 aspetos do seu/sua parceiro/a em relação aos quais sente gratidão. Não deixe de lhe contar quais são
- Demonstrar, com frequência, gratidão para com os outros. Pequenos gestos podem demonstrar gratidão por aqueles que mais estão a ser afetados por esta pandemia.
Antecipar as experiências positivas
A antecipação pode ser uma ferramenta poderosa. Dá-nos previsibilidade e aumenta a sensação de segurança. Experimente, ao domingo à noite, antecipar aquilo que irá acontecer durante a semana.
Pense nas atividades concretas que vai realizar e nas experiências de que vai desfrutar e garanta que grande parte delas são positivas (por exemplo, dar uma caminhada perto de casa, ver um filme em família ou fazer videochamada com os amigos).
Fortalecer as relações pessoais
Manter e fortalecer relações pessoais significativas contribui para a diminuição da desesperança, na medida em que estas:
- Oferecem um refúgio seguro para expressar emoções e sentimentos
- Ajudam a construir forças para enfrentar os desafios mais exigentes
- Ajudam na motivação e envolvimento em estratégias mais positivas e ativas para lidar com o dia a dia
Rodear-se de pessoas positivas
O contágio social é uma realidade. A felicidade, o otimismo e a esperança podem ser contagiosos. Quando estamos cercados de pessoas felizes, positivas e esperançosas, a probabilidade de sermos contagiados por esses sentimentos é maior (3, 4).
- Clinton, B. (2020). Finding hope in the midst of uncertainty. APA. Disponível em: https://www.apa.org/international/global-insights/global-hope-covid-19
- Aten, J. (2020). Hope and Purpose in Uncertainty. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/hope-resilience/202012/hope-and-purpose-in-uncertainty
- P Aten, J. (2021). Building Relationships to Promote Resilience During COVID-19. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/hope-resilience/202101/building-relationships-promote-resilience-during-covid-19
- Leyba, E. (2021). Feeling Down? 3 Proven Ways to Build Hope During COVID Times. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/intl/blog/joyful-parenting/202101/feeling-down-3-proven-ways-build-hope-during-covid-times