Share the post "Ecografia das 20 semanas de gravidez: saiba tudo sobre este exame"
A ecografia das 20 semanas de gravidez ou ecografia morfológica, é uma das etapas mais empolgantes da gestação, uma vez que se consegue visualizar em detalhe a morfologia do bebé e, caso ainda não saiba, descobrir o sexo do bebé. Por este motivo, geralmente a mãe faz-se acompanhar do companheiro ou de algum familiar próximo, de forma a partilharem a novidade.
Esta ecografia é realizada no 2º semestre de gravidez e tem como objetivo verificar se o bebé se está a desenvolver normalmente e identificar se existem, ou não, malformações fetais.
Esta é uma ecografia mais demorada, quando comparada com a ecografia do 1º trimestre e onde, o médico especialista irá visualizar em pormenor o desenvolvimento e crescimento físico do bebé, para além de verificar a posição da placenta.
Com sorte, até poderá ver o bebé a chuchar no dedo ou a bocejar e, na maioria dos casos, o médico especialista oferece aos papás uma impressão de um dos momentos da ecografia, para levar para casa e, se achar pertinente, emoldurar o momento.
Ecografia das 20 semanas: quando é que deve ser realizada?
Esta ecografia deverá ser realizada entre a 20ª semana e a 22ª semana + 6 dias de gestação.
É extremamente importante cumprir com este intervalo de tempo para a realização do exame, pelo que se aconselha a marcação deste exame antecipadamente. Evite deixar para a última pois pode encontrar dificuldades em arranjar marcação.
Ecografia das 20 semanas: quais são os objetivos do exame
Os objetivos deste exame são:
- Estudar a anatomia dos órgãos internos, do esqueleto e das estruturas cerebrais;
- Medir o perímetro cefálico e o comprimento dos braços e pernas;
- Avaliar a placenta e cordão umbilical, garantindo que o bebé recebe de forma adequada os nutrientes e o oxigénio de que necessita para se desenvolver e crescer;
- Além da avaliação estrutural realiza-se também a biometria fetal completa. Alguns termos usados são:
- Biometria fetal (é o percentil onde o feto se encontra);
- DBP– Diâmetro biparietal;
- DOF– Diâmetro Occipitofrontal;
- CC– Circunferência craniana;
- CF– Cumprimento do fémur;
- CU– Cumprimento do úmero;
- Peso fetal estimado.
- Determinar o sexo do bebé e, se os pais assim o desejarem, a sua revelação, uma vez que existem pais que não querem saber o sexo até ao momento do parto. No entanto, é importante ter a noção, que nem sempre é fácil conseguir determinar o sexo do bebé, pois ele mexe-se vigorosamente e nem sem se encontra numa posição favorável para a determinação;
- Medição do colo do útero, para fazer o rastreio do risco de parto pré-termo;
- Realizar o rastreio de pré-eclâmpsia (hipertensão acompanhada pela pela eliminação de proteínas pela urina ou de retenção de líquidos);
- Excluir eventuais mal-formações do feto.
Ecografia das 20 semanas: como é realizada?
O exame é realizado por um médico especialista, e a grávida deverá permanecer deitada durante todo o exame, numa sala com pouca luz para facilitar a leitura das imagens.
A duração do exame é variável e depende em muito da experiência da pessoa que o está a realizar.
É uma ecografia normal, o procedimento é semelhante à ecografia do 1º trimestre, onde é colocado um ecografo sobre o abdómen da mulher, após aplicação de um gel que facilita a emissão e a recepção dos ultra-sons para estudar a anatomia do feto, dimensões, e os seus anexos (cordão umbilical, placenta, membranas, líquido amniótico).
Ecografia das 20 semanas: quais os riscos associados?
Por se tratar de um exame não invasivo, a ecografia das 20 semanas não prejudica a mãe ou o bebé de nenhuma forma.
Em muitos dos locais onde se pode realizar este exame, os pais podem levar para casa para além de uma impressão da ecografia, o exame gravado em DVD e relatório, ficando com uma memória para a vida toda.