A gravidez é um período da vida na mulher cheio de felicidade e alegria. À medida que a gravidez vai progredindo, a ansiedade, preocupações e dúvidas das grávidas vão aumentando.
O processo de gravidez, parto e puerpério provocam grandes alterações na mulher a nível emocional e físico, para além do nascimento do bebé.
10 dúvidas das grávidas
1. Estou mesmo grávida?
Quando um casal está a tentar engravidar, esta é a pergunta mais frequente. Sempre que a menstruação atrasa ou surge um sintoma associado à gravidez, é tempo de fazer um teste de gravidez.
É importante manter a tranquilidade e não elevar demasiado as expectativas. Mesmo que o teste tenha resultado positivo, a gravidez só se confirma perante a realização de um exame ginecológico, ecografia ou análise sanguínea.
2. Se sangrar no início da gravidez significa que perdi o bebé?
Esta é uma das grandes dúvidas das grávidas. Se sangrar no início da gravidez não significa que tenha necessariamente um aborto. Cerca de 20% de todas as gestações saudáveis têm alguma perda sanguínea no início da gravidez.
3. É normal ter dores no início da gravidez?
Apenas deve preocupar-se se a dor for persistente ou muito forte e com perdas sanguíneas vaginais. Neste caso pode significar que tem uma gravidez ectópica. Se tiver uma dor constante, semelhante à menstruação, pode estar perante um aborto. Em ambos os casos deve consultar o seu médico imediatamente.
4. Vai ser menina ou menino?
Saber se é menino ou menina é das primeiras perguntas que os pais se colocam. Após a confirmação da gravidez, passam tempos e tempos a tentar decidir o nome do bebé.
O sexo do bebé é determinado no momento da fecundação. No entanto, só na ecografia do segundo trimestre é que será confirmado o sexo do bebé. Pode ser que seja identificado o sexo na primeira ecografia da gravidez, ou até que só saiba aquando o nascimento do bebé.
5. O sexo prejudica o meu bebé?
O sexo na gravidez não prejudica o seu bebé, pois este está protegido dentro do útero, pelo líquido amniótico.
O ato sexual aumenta o fluxo de sangue para aquela zona, fazendo com que haja uma maior oxigenação do bebé. Para além disto, faz com que haja libertação de endorfinas que proporcionam bem-estar à mãe e ao bebé e ajudam no trabalho de parto.
O sexo só é contra-indicado caso haja algum problema durante a gravidez.
6. Como posso ter uma gravidez saudável?
Para que a sua gravidez seja saudável, basta que mantenha hábitos de vida saudáveis. Mantenha uma alimentação variada e equilibrada, e pratique atividade física regularmente para contribuir para o seu bem-estar e saúde e também do seu bebé.
Em relação à alimentação, há o mito de que as grávidas devem comer por dois. Na realidade, a grávida precisa de um acréscimo de apenas 300 calorias por dia para satisfazer as suas necessidades nutricionais e do seu bebé.
Caso tenham algum problema de saúde que possa influenciar o desenvolvimento do bebé, é importante que o comuniquem ao médico de referência.
7. Quanto é que posso engordar durante a gravidez?
O peso é uma das dúvidas das grávidas que mais as preocupa. O ideal é que o ganho de peso durante a gravidez seja entre os 11 e os 15 kg.
8. Como sei que estou em trabalho de parto?
Muitas vezes não é fácil reconhecer os sinais de que está a chegar a hora do parto. Nem sempre há o rompimento da bolsa ou contrações muito dolorosas.
Os sinais e sintomas que indicam que o parto está próximo são:
- Expulsão do rolhão mucoso;
- Rutura da “bolsa das águas”;
- Contrações ritmadas.
9. Será que vou ter estrias?
O aparecimento de estrias durante a gravidez tem mais a ver com características genéticas do que com falta de cuidados.
No entanto, a hidratação da barriga, ancas e coxas é aconselhada para manter a integridade da pele e favorecer a sua elasticidade.
10. Serei capaz de cuidar do meu bebé?
Todos os pais têm medo de não conseguir cuidar do seu bebé. A maternidade/paternidade é uma aprendizagem contínua. Os pais e o bebé estão sempre a aprender uns com os outros. O importante é que os pais amem o bebé, o protejam e façam o seu melhor e que confiem em si próprios.
Os cursos de preparação para o parto e maternidade ajuda os futuros pais a aprender como atender a algumas necessidades do seu bebé. Os pais devem reconhecer sempre que têm alguma dúvida ou dificuldade e tentar expô-la a alguém que possa ajudar.
A maternidade é um processo de aprendizagem, o que realmente importa é que os pais dêem sempre o seu melhor.