Share the post "Dormir a sesta: vantagens, desvantagens e a forma correta de o fazer"
Já todos ouvimos dizer que dormir a sesta durante o dia atrapalha o padrão de sono, prejudica o sono noturno e pode ser prejudicial à saúde. No entanto, muitas pessoas têm o hábito de dormir a sesta e referem que o descanso a meio do dia lhes traz benefícios. Será?
Há evidências que atestam que figuras geniais da nossa história, nas mais diversas áreas, não abdicavam de dormir a sesta. São exemplos disso: Edison; Einstein; Winston Churchill; Napoleão Bonaparte; e os presidentes Kennedy, Roosevelt e Reagan. A ser verdade, como é que dormir a sesta pode ser, ao mesmo tempo, uma coisa má e ter efeitos tão positivos?
Vantagens de dormir a sesta
As sestas, desde que usadas com sabedoria, podem ter vários benefícios para a nossa saúde:
1. Ao nível da energia
- Dormir a sesta pode fornecer um aumento de energia, particularmente útil nos períodos de grande sobrecarga de trabalho, em que os recursos cognitivos são exigidos por longos períodos de tempo;
- O equilíbrio é a palavra de ordem. Uma sesta demasiado curta ou demasiado longa pode ser contraproducente e pode fazer com que acorde com mais sono do que tinha antes de se deitar.
2. Ao nível do stress:
- O nosso cérebro faz um grande trabalho ao nível do processamento emocional enquanto dormimos, daí que, muitas vezes, as coisas pareçam sempre melhores quando acordamos de manhã;
- Quando tudo ao nosso redor nos parece demasiado avassalador, tirar uma sesta pode ajudar.
3. Ao nível da criatividade:
- Uma sesta longa o suficiente, que permita completar um ciclo de sono REM, permite que o cérebro forme novas conexões e pode ajudar a superar um obstáculo criativo.
4. Ao nível do humor:
- Quando se sente menos cansado, mais inspirado e menos ansioso, certamente sente um impulso ao nível do humor, o que não só é bom para si como também para todos que o rodeiam.
Desvantagens de dormir a sesta
Se dormir a sesta tem tantas vantagens, qual é afinal o problema de fazer uma pequena pausa ao longo do dia? Como tudo, se dormir a sesta não for feito da forma correta pode causar mais problemas que benefícios.
Para algumas pessoas, dormir a sesta pode ser muito prejudicial, já que estão tão habituadas à rotina diária que sempre fizeram. Nestes casos, dormir a sesta pode prejudicar o ritmo circadiano (período de um dia no qual se completam as atividades do ciclo biológico), alterar o sono noturno e até o apetite.
Mais ainda, dormir a sesta na hora errada, ou tirar uma sesta com uma duração demasiado curta ou demasiado longa, pode causar sonolência excessiva e falta de energia para enfrentar o resto do dia.
Como otimizar a sesta?
Se quer aproveitar todas as vantagens de dormir a sesta e evitar os possíveis malefícios, siga estes passos simples:
- Evite dormir a sesta se sofre de insónias: até que tenha o seu padrão de sono regularizado é preferível que não durma a sesta, por mais cansado que possa estar;
- Garanta que a sesta tem a duração adequada: 20 a 30 minutos de sesta já garantem um rápido aumento de energia e há especialistas que avançam que uma sesta com esta duração antes das 15h é o ideal para enganar o corpo e manter-se desperto depois dessa hora;
- Garanta que dorme a sesta todos os dias, à mesma hora: tirar a sesta em horários díspares pode confundir o seu ritmo circadiano. Pelo contrário, dormir a sesta sempre à mesma hora irá trazer mais benefícios;
- A sesta não deve acontecer no período que antecede o sono noturno: 6 horas antes da hora de deitar não deve fazer nenhuma sesta.